SóProvas


ID
3398062
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São Roque - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgados hoje (31.07), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam novas informações sobre o mercado de trabalho brasileiro.
(Agência Brasil. https://bit.ly/2Mtg6Cc.
Acesso em 03.09.2019. Adaptado)

Dentre as informações, destaca-se o fato de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    IBGE: Brasil bate recorde com 38 milhões de trabalhadores na informalidade

    O trabalho informal, segundo o IBGE, tem contribuído para diminuir o desemprego, mas afeta a arrecadação previdenciária no País.

    Dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira 31 mostram que o desemprego ainda atinge 12,5 milhões de pessoas. A taxa é de 11,8% no trimestre encerrado em setembro. Há um recuo de 100 mil no número de desempregados em comparação com o mês de agosto, quando 12,6 milhões de trabalhadores estavam sem emprego. Apesar dos sinais de recuperação do mercado de trabalho, os dados mostram que o aumento da população ocupada tem sido puxado sobretudo pelo avanço da informalidade, que atingiu nível recorde, atingindo 41,4% da população ocupada, ou 38,8 milhões de brasileiros.

    Fonte: https://www.cartacapital.com.br/economia/ibge-pais-bate-recorde-com-38-milhoes-de-brasileiros-na-informalidade/

  • Inicialmente é importante prestar atenção à data do trecho transcrito. Ele é de setembro de 2019. Portanto, anterior à situação anômala da questão do trabalho em 2020 por conta da pandemia de covid19.No entanto, embora antes da pandemia, a situação econômica do Brasil já não apresentava índices favoráveis. Claramente estava-se em momento de crise. 
    Para responder a questão de forma correta é preciso conhecimento acerca da Pnad Contínua ( Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua) feita pelo IBGE. Não há informações suficientes no trecho transcrito. As publicações da instituição fornecem os dados necessários. Devem ser indicados na bibliografia de estudo quando da inscrição para a prova. 
    Entre as alternativas está indicado o fato que se destaca entre as informações fornecidas pela Pnad contínua. 
    A) INCORRETA- No Brasil quase 11 milhões de jovens de 15 a 29 anos não estão ocupados no mercado de trabalho e, nem estudando ou se qualificando, de acordo com a Pnad Contínua, suplemento Educação, realizada pelo IBGE em 2018. Esse grupo representa 23% da população do país nessa faixa etária 
    B) INCORRETA- O setor de Serviços registrou o maior saldo positivo no ano. Foram contabilizadas quase 7 milhões de admissões e pouco mais de 6,5 milhões de desligamentos, ou seja, cerca de 382 mil postos a mais que em 2018. 
    C) INCORRETA- Houve alta na taxa de subutilização da força de trabalho, que subiu 6 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior de 2019, atingindo 24,9%. Esta é a maior taxa na série disponível desde 2012
    D) CORRETA- A informalidade cresceu no país em função da dificuldade de um emprego “ de carteira assinada" não só por conta de crise como também por conta de reestruturação de empresas.
    E) INCORRETA- O rendimento médio real de todas as fontes, após subir 2,8% em 2018 (para R$ 2.247), manteve-se praticamente inalterado em 2019 (R$ 2.244). 


    Gabarito do Professor: Letra D.