Gabarito: E
Legalidade
Direção: Zeca Brito
Elenco: Fernando Alves Pinto,Leonardo Machado,Cleo Pires
Brasil, 1961. Quando Jânio Quadros renuncia à presidência do Brasil, o vice-presidente João Goulart torna-se o sucessor natural ao cargo. No entanto setores da sociedade, liderados pelos militares, clamavam pelo impedimento da posse de Jango, temerosos de suas posições de esquerda. Liderado por Leonel Brizola (Leonardo Machado), o movimento Legalidade é criado para garantir a posse do vice-presidente, colocando grande parte do Rio Grande do Sul contra o núcleo do exército. Em meio à turbulência política e social, um triângulo amoroso é formado entre Cecília (Cleo Pires), Luis Carlos (Fernando Alves Pinto) e Tonho (José Henrique Ligabue).
Fonte: http://www.itaucinemas.com.br/filme/legalidade
Entre os filmes brasileiros há produções bastante interessantes que mostram, como documentário ou obra de ficção, momentos emblemáticos de nosso processo histórico. Entre eles podemos citar “ Eles não usam Black tie" , “ Carlota", “ O que é isso, companheiro", “ Jânio em 24 Quadros" e “ Getúlio".
Uma produção de 2019 é ambientada no momento da posse de João Goulart, em meio à crise gerada pela renúncia do presidente eleito, Jânio Quadros. À época a eleição para presidente e vice presidente era separada, segundo a constituição de 1946. Era possível, então, a vitória de candidatos de partidos de posições até mesmo opostas. Foi o que aconteceu com Jânio e Jango. O presidente, eleito com a chancela da UDN, de projeto liberal e Jango, pelo PTB, considerando-se herdeiro de Vargas e com uma proposta estatista , intervencionista e de cunho popular, o que, em época de Guerra Fria e em um país periférico sob influência dos EUA, foi considerado um projeto “ comunista".
Em uma das alternativas apresenta-se o nome do filme em pauta. Esta é uma questão fácil para cinéfilos !!
A) INCORRETA- Bacurau começou a ser filmado em 2009. Não é ambientado na década de 1960. E, retrata o Brasil contemporâneo ao abordar temas como xenofobia, pobreza e violência com o uso de armas.
B) INCORRETA- O filme Simonal é biográfico. Trata da vida do cantor Wilson Simonal .
C) INCORRETA- Ambientado em São Paulo, o cineasta André Ristum encena algumas histórias sobre relacionamentos: Mãe e filhos fora de sintonia, um marido que não se comporta como tal, avô e neto afastados, patrão desrespeitoso e funcionário incansável. Esta é a proposta do longa “ A voz do silêncio".
D) INCORRETA- A produção "Vida Invisível" é baseada no livro “ A Vida invisível de Eurídice Gusmão" , estreia de Marta Batalha. Trata da vida de uma mulher no Brasil da década e 1950 que é a síntese da vida das mulheres da época.
E) CORRETA- “Legalidade" retrata a resistência popular à tentativa de golpe em 1961, quando o presidente Jânio Quadros renunciou e forças políticas e econômicas liberais, representantes das camadas médias e do empresariado, tentaram impedir a posse do vice, João Goulart.
Gabarito do professor: Letra E