SóProvas


ID
3398362
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura da Estância Turística de Guaratinguetá
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 07 de setembro deste ano (2019), dois países realizaram uma troca de dezenas de prisioneiros, a primeira dessa proporção entre os dois governos desde o início da crise de 2014. Segundo uma fonte, são 70 prisioneiros, trinta e cinco de cada lado. O impasse entre os dois países ocorreu pela disputa da região da Crimeia.
(R7. Disponível em https://bit.ly/2kpmkaL.
Acesso em 05.09.2019. Adaptado)

Os países que realizaram a troca de prisioneiros foram

Alternativas
Comentários
  • Há uma série de conflitos na arena internacional que, no entanto, não alcançam - ou não deveriam alcançar- escala global. Na maioria das vezes são conflitos de origem nacionalista: disputas de territórios, explosão de conflitos étnicos antigos, divergências ideológicas e religiosas. Não é necessário conhecer todos os conflitos existentes mas, é preciso conhecimento de geografia, ou estar em dia com as notícias internacionais , para responder corretamente à questão proposta. 
    O texto diz, claramente, que a disputa gira em torno da posse da Criméia. Ao ter clareza onde ela se localiza não é difícil apontar quais os estados trocaram prisioneiros após conflito armado. 
    A) INCORRETA- A Guerra Russo - Georgiana (também conhecida como Guerra na Ossétia do Sul em 2008, Guerra dos Cinco Dias ou Guerra de Agosto) foi um conflito armado ocorrido em agosto de 2008 entre a Geórgia de um lado, e a Rússia e os separatistas da Ossétia do Sul e da Abecásia, do outro. Não se relaciona com a Criméia 
    B) INCORRETA- O maior problema da Ucrânia é com a Rússia e não com a Armênia. Não há questões territoriais nem étnicas entre os dois estados que nem mesmo são exatamente próximos. 
    C) INCORRETA- Os presidentes do Uzbequistão e do Cazaquistão apelaram, em junho de 2020, à arbitragem das Nações Unidas sobre projetos de usinas hidrelétricas dos dois países, que provocam regularmente conflitos e despertam temores de uma "guerra da água" na Ásia Central. O problema não envolve diretamente o Turcomenistão. 
    D) INCORRETA- Há conflitos entre Armênia e Azerbaijão por conta do controle da região de Nagorno - Karabach.
    E) CORRETA- O conflito em destaque é aquele que envolve a Ucrânia e a Rússia, em torno da região da Criméia, estratégica para ambos .

    Gabarito do Professor: Letra E.