Há uma série de conflitos na arena internacional que, no entanto, não alcançam - ou não deveriam alcançar- escala global. Na maioria das vezes são conflitos de origem nacionalista: disputas de territórios, explosão de conflitos étnicos antigos, divergências ideológicas e religiosas.
Não é necessário conhecer todos os conflitos existentes mas, é preciso conhecimento de geografia, ou estar em dia com as notícias internacionais , para responder corretamente à questão proposta.
O texto diz, claramente, que a disputa gira em torno da posse da Criméia. Ao ter clareza onde ela se localiza não é difícil apontar quais os estados trocaram prisioneiros após conflito armado.
A) INCORRETA- A Guerra Russo - Georgiana (também conhecida como Guerra na Ossétia do Sul em 2008, Guerra dos Cinco Dias ou Guerra de Agosto) foi um conflito armado ocorrido em agosto de 2008 entre a Geórgia de um lado, e a Rússia e os separatistas da Ossétia do Sul e da Abecásia, do outro. Não se relaciona com a Criméia
B) INCORRETA- O maior problema da Ucrânia é com a Rússia e não com a Armênia. Não há questões territoriais nem étnicas entre os dois estados que nem mesmo são exatamente próximos.
C) INCORRETA- Os presidentes do Uzbequistão e do Cazaquistão apelaram, em junho de 2020, à arbitragem das Nações Unidas sobre projetos de usinas hidrelétricas dos dois países, que provocam regularmente conflitos e despertam temores de uma "guerra da água" na Ásia Central. O problema não envolve diretamente o Turcomenistão.
D) INCORRETA- Há conflitos entre Armênia e Azerbaijão por conta do controle da região de Nagorno - Karabach.
E) CORRETA- O conflito em destaque é aquele que envolve a Ucrânia e a Rússia, em torno da região da Criméia, estratégica para ambos .
Gabarito do Professor: Letra E.