SóProvas


ID
3398740
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Matinhos - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                     O paradoxo da bondade

                                                                                                Hélio Schwartsman


   Podemos dividir os seres humanos em rousseauistas e hobbesianos. Os primeiros acreditam que o homem é bom, mas a sociedade o corrompe; os segundos acham que somos umas pestes e é a civilização que nos mantém na linha. Em “The Goodness Paradox” (o paradoxo da bondade), o primatologista Richard Wrangham (Harvard) aposenta essa dicotomia, dando razão _____ todos.

     Para Wrangham, existem dois tipos de violência muito distintos: a reativa e a planejada. Elas diferem não só moral e juridicamente, mas também no plano neurobiológico. No que diz respeito _____ violência reativa, os rousseauistas estão certos. O homem é o mamífero mais tolerante e pró-social de que se tem notícia. É verdade que _____ vezes nos irritamos com o próximo e podemos até matá-lo numa explosão de fúria, mas o fazemos numa escala incomensuravelmente menor do que a de nossos parentes mais próximos, não só os belicosos chimpanzés como também os mais pacíficos bonobos.

   Quando mudamos o registro da violência _____ quente para a premeditada, aí é Hobbes quem triunfa. Nossa capacidade de cooperar com aliados para matar aqueles que percebemos como inimigos é quase infinita.

   Wrangham, numa prosa muito gostosa de ler, destrincha os mecanismos por trás de cada um dos dois tipos de violência e ainda apresenta uma hipótese bastante plausível para o homem ser ao mesmo tempo o mais pacífico e o mais violento dos primatas: a autodomesticação.

   Retomando ideias de Christopher Boehm, que já tive a oportunidade de expor aqui, Wrangham monta um bom caso em favor da tese de que a maior capacidade de cooperação entre humanos levou _____ uma sociedade que abominava machos-alfa, banindo ou mesmo eliminando aqueles que se mostravam excessivamente dominantes. Não apenas seus genes foram excluídos do pool como os próprios indivíduos passaram a pensar duas vezes antes de agir de forma que parecesse muito egoísta. Nascia assim a moral.

(Disponível em:https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2019/03/o-paradoxo-da-bondade.shtml)

Sobre o texto, considere as seguintes afirmativas:


1. As características da violência planejada favoreceram o nascimento da moral.

2. A hipótese da autodomesticação explica a existência de dois tipos de violência: a reativa e a planejada.

3. O fato de o homem ser o mamífero mais pacífico e o mais violento ao mesmo tempo é comprovado pela neurobiologia.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    1) VERDADEIRA.

    Quando mudamos o registro da violência a quente para a premeditada, aí é Hobbes quem triunfa. Nossa capacidade de cooperar com aliados para matar aqueles que percebemos como inimigos é quase infinita. (aqui está falando da violência planejada)

    (...) Wrangham monta um bom caso em favor da tese de que a maior capacidade de cooperação entre humanos levou a uma sociedade que abominava machos-alfa, banindo ou mesmo eliminando aqueles que se mostravam excessivamente dominantes. (aqui também). Não apenas seus genes foram excluídos do pool como os próprios indivíduos passaram a pensar duas vezes antes de agir de forma que parecesse muito egoísta. Nascia assim a moral. (portanto a violência planejada favoreceu a moral).

    2) FALSA. A autodomesticação é uma hipótese criada por Wrangham e as violências são explicadas por Wrangham.

    3) FALSA. Não há comprovação pela neurobiologia, visto que é apenas uma hipótese bastante plausível.

  • GABARITO: LETRA A

    1. As características da violência planejada favoreceram o nascimento da moral

    2. A hipótese da autodomesticação explica a existência de dois tipos de violência: a reativa e a planejada ? incorreto, Wrangham, numa prosa muito gostosa de ler, destrincha os mecanismos por trás de cada um dos dois tipos de violência e ainda apresenta uma hipótese bastante plausível para o homem ser ao mesmo tempo o mais pacífico e o mais violento dos primatas: a autodomesticação.

    3. O fato de o homem ser o mamífero mais pacífico e o mais violento ao mesmo tempo é comprovado pela neurobiologia ? incorreto, a comprovação é feita por Wrangham e não pela neurobiologia: Wrangham, numa prosa muito gostosa de ler, destrincha os mecanismos por trás de cada um dos dois tipos de violência e ainda apresenta uma hipótese bastante plausível para o homem ser ao mesmo tempo o mais pacífico e o mais violento dos primatas: a autodomesticação.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Para mim, extrapolação.

    A única visão que o texto traz sobre violência planejada é o modo que o ser humano pode se comportar ao ponto de matar alguém, até mesmo se unindo com outros para isso.

    Agora, resumir o comportamento de um macho-alfa a isso é extrapolação demais. Ora, sabemos que um ser com essa definição é uma pessoa machista, que acredita ser melhor que os outros...mas isso não o torna em um assassino.

    Achei que a banca forçou a barra.

    Definição em sites de pesquisa:

    "Um macho alpha reforça a sua autoridade através da intimidação, envolvendo-se várias vezes em confrontos físicos. Quando um macho alpha perde uma luta, ele perde o seu estatuto de alpha."

  • Eu forcei a barra para acertar. No começo marquei as 3 como falsas, mas aí vi que essa opção não existi e passei para o caso mais próximo que era pelo menos uma certa. Dentre as 3, para mim, "a menos errada" era a 1ª.

    As vezes esse "jeitinho" da certo na hora da prova as vezes não. Mas brigar com a banca não adianta nada né, eles tem sempre a razão segundo o STF, NÃO EXISTE AÇÃO CAPAZ DE INVALIDAR A DISCRICIONARIEDADE DA BANCA, parA o PRETÓRIO EXCELSO o gabarito faz parte do mérito administrativo do ato discricionário, portanto inanulável e irrevogável PELO judiciário.

    Então nos que lutemos kkk

  • Retomando ideias de Christopher Boehm, que já tive a oportunidade de expor aqui, Wrangham monta um bom caso em favor da tese de que a maior capacidade de cooperação entre humanos levou a uma sociedade que abominava machos-alfa, banindo ou mesmo eliminando aqueles que se mostravam excessivamente dominantes. Não apenas seus genes(dos machos-alfa) foram excluídos do pool como os próprios indivíduos(os assim considerados machos-alfa) passaram a pensar duas vezes antes de agir de forma que parecesse muito egoísta. Nascia assim a moral.

    O que fica claro nesse parágrafo foi que o nascimento da moral se deu com a maior capacidade de cooperação entre humanos que resultou numa sociedade em que abomina-se os sujeitos "machos-alfa".

    O autor menciona, de forma implícita, essa capacidade de cooperação no único trecho que trata da violência premeditada ou planejada:

    Quando mudamos o registro da violência a quente para a premeditada(Violência planejada), aí é Hobbes quem triunfa. (O que seria, na visão do autor, essa violência planejada ou premeditada?)Nossa capacidade de cooperar com aliados para matar aqueles que percebemos como inimigos(machos-alfa) é quase infinita.

    Portanto, temos o seguinte:

    1.Violência planejada, na visão do autor, está relacionada com a cooperação com aliados para matar inimigos.

    2. O escritor Wrangham trata em seu livro de um caso que corrobora a tese: capacidade de cooperação entre humanos → RESULTA→ sociedade que abominava machos-alfa, banindo ou mesmo eliminando aqueles que se mostravam excessivamente dominantes(Ou seja, mata aqueles que percebemos como inimigos).

  • A BANCA MUDOU O GABARITO PARA LETRA C.

  • eita Pai, mas uma questão do caramba

  • Aonde no texto posso interpretar ou, pelo menos, inferir que "O fato de o homem ser o mamífero mais pacífico e o mais violento ao mesmo tempo é comprovado pela neurobiologia." ?

    Se alguém conseguiu enxergar isso, peço que explique. Na minha concepção, o gabarito é a letra A.

  • "...existem dois tipos de violência muito distintos: a reativa e a planejada. Elas diferem não só moral e juridicamente, mas também no plano neurobiológico."

    "...destrincha os mecanismos por trás de cada um dos dois tipos de violência e ainda apresenta uma hipótese bastante plausível para o homem ser ao mesmo tempo o mais pacífico e o mais violento dos primatas: a autodomesticação.

    Assim, a neurobiologia diferencia uma violência da outra. Já a autodomesticação, é característica comum entre os dois tipos de violência.

    3. O fato de o homem ser o mamífero mais pacífico e o mais violento ao mesmo tempo é comprovado pela autodomesticação.

    Já percebi que vou ter problemas com essa banca.. rsrs

  • pra quem está acostumado com o estilo cesp....sofrerá com esta banca kkk

  • Alternativa C

    Questão super difícil.

  • ESSA 1 NAO PODE ESTAR CERTA, VC QUEBRA A CABEÇA PRA ISSO, TRISTE RSRSRS

  • Gab. C

    Embora discorde.

    "O que favorece o nascimento da moral, segundo o texto é: Não apenas seus genes foram excluídos do pool como os próprios indivíduos passaram a pensar duas vezes antes de agir de forma que parecesse muito egoísta. Nascia assim a moral."

    Ou seja, é a retirada dos genes e a nova forma de pensar e agir do homem que dá início a moral.

  • Gabarito Correto: Letra C!

    1. As características da violência planejada favoreceram o nascimento da moral. (Verdadeira)

    2. A hipótese da autodomesticação explica a existência de dois tipos de violência: a reativa e a planejada. (Falsa)

    3. O fato de o homem ser o mamífero mais pacífico e o mais violento ao mesmo tempo é comprovado pela neurobiologia. (Verdadeira)

  • "...destrincha os mecanismos por trás de cada um dos dois tipos de violência e ainda apresenta uma hipótese bastante plausível para o homem ser ao mesmo tempo o mais pacífico e o mais violento dos primatas: a autodomesticação.

    Se é hipótese então não é comprovada. Temos q aprender a pensar errado se quisermos passar por essa banca, brincadeira viu!

  • 3. Verdadeiro. Segundo o texto:

    “Wrangham, numa prosa muito gostosa de ler, destrincha os mecanismos por trás de cada um dos dois tipos de

    violência e ainda apresenta uma hipótese bastante plausível para o homem ser ao mesmo tempo o mais pacífico e

    o mais violento dos primatas: a autodomesticação.”

    Veja que Wrangham apenas quer explicar o porquê de um fato (do um homem ser o mais violento e o mais pacífico

    dos primatas). Por exemplo, sabemos que o céu é azul, isso é evidente, é um fato; mas por que é azul? Tranquilo?

    Em relação à comprovação desse fato pela neurobiologia é que está a chave da questão. A única citação no texto que

    trata da neurobiologia é a seguinte:

    “Para Wrangham, existem dois tipos de violência muito distintos: a reativa [que, segundo o texto, nos coloca como seres

    pacíficos] e a planejada [a qual nos põem como os mais violentos]. Elas diferem não só moral e juridicamente, mas

    também no plano neurobiológico.”

    Ora, se há essa distinção entre os tipos de violência no plano neurobiológico, é porque essa ciência (a neurobiologia)

    reconhece o fato de o ser humano ser, concomitantemente o mais pacífico e o mais violento dos primatas.

    Ademais, o enunciado usou a palavra “mamíferos” como hiperônimo de primatas.

  •  Para Wrangham, elas diferem não só moral e juridicamente, mas também no plano neurobiológico.

    É a opinião dele,, onde está que é comprovado pela neurobiologia ???

    Afff

  • Deu um nó na cabeça...

  • A 3 não está certa. Nunca! "Elas diferem não só moral e juridicamente, mas também no plano neurobiológico." É notório que o plano neurobiológico é somente uma diferença, e não é uma comprovação do fato.Se assim fosse, moral e juridicamente também o seriam.

    A única alternativa plausível, com bastante interpretação, seria a letra "a)".

  • Questão confusa, sem sentido.

    Traduz o verdadeiro "Paradoxo da Bondade".

  • Essa questão me deixou mas perdido que cupim em metalúrgica 

  • banca do capiroto

  • O tipo de questão que não chuto aqui, só pro meu nível de acerto não cair e eu continuar me enganando que farei, pelo menos, 50% nas provas desta filhote de cão dos infernos.

  • Essa banca é decepcionante, credo!

    "Para Wrangham, existem dois tipos de violência muito distintos: a reativa e a planejada. Elas diferem não só moral e juridicamente, mas também no plano neurobiológico."

    O texto diz que a neurobiologia comprova que os dois são muito distintos e não que o homem é o mamífero "mais pacífico e o mais violento ao mesmo tempo"

    FALSO 3. O fato de o homem ser o mamífero mais pacífico e o mais violento ao mesmo tempo é comprovado pela neurobiologia.

  • Meu amigo! Vem pedreira.

  • CEBRASPE/CESPE é uma mãe bondosa, mas rígida, que pelo menos faz com que você compreenda que ela está sendo isso pelo seu próprio bem. Já essa NC-UFPR é aquela madrasta que faz você errar por maldade só para seu pai poder ficar contra ti.

  • Em 02/02/21 às 14:36, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!Em 13/10/20 às 10:40, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou

    NÃO CONSIGO ENCONTRAR A 3 NO TEXTO. ERRARIA MIL VEZES

  • PESSOAL TALVBEZ SEJA ERRO AQUI DO QC OLHA SÓ

    3. O fato de o homem ser o mamífero mais pacífico e o mais violento ao mesmo tempo é comprovado pela neurobiologia.

    cara entendi, coloca uma vírgula depois de violento e fica certo daí a assertiva

    repare:

    3. O fato de o homem ser o mamífero mais pacífico e o mais violento, ao mesmo tempo é comprovado pela neurobiologia.

    siiiiiiim

    repare: Para Wrangham, existem dois tipos de violência muito distintos: a reativa e a planejada. Elas diferem não só moral e juridicamente, mas também no plano neurobiológico.

    entendi, amém.....

    QUESTÕES DESSA BANCA VOCÊ PRECISAR LER ATENTAMENTE O COMANDO.

    na real cabe recurso e até anulação porque da a entender que : O fato de o homem ser o mamífero mais pacífico e o mais violento ao mesmo tempo

  • NUNCA VI UMA QUESTÃO COM O GRÁFICO TÃO EQUILIBRADO.

  • Verifica-se a bizarrice dessa questão respondendo a duas simples perguntas:

    É comprovado pela ciência?

    NÃO.

    Por que?

    1) Hipótese plausível

    2) Opinião do autor

    Questão com apenas 25% de "acertos". Salva nos meus cadernos para ter como futuro recurso.

    Vamos em frente.

  • difícil, realmente as questões de interpretação são fodas, ou , no mínimo, obscuras demais.

  • Não concordo com a hipótese 3 ser verdadeira nunca. O plano neurobiológico, no texto, apenas prova a existência dos dois tipos de violência, não é citado em nenhum momento que ele prova que homem é o mais pacífico e violento dos mamíferos. Segundo o texto, é a autodomesticação que explica o fato.
  • por trás de cada um dos dois tipos de violência e ainda apresenta uma HIPÓTESE bastante plausível para o homem ser ao mesmo tempo o mais pacífico e o mais violento dos primatas: a autodomesticação. HIPÓTESE, HIPÓTESE, HIPÓTESE, HIPÓTESE, NÃO É COMPROVADO PELA CIÊNCIA, É UMA ........... na minha humilde opinião a 3 está errada.