SóProvas


ID
3398992
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Conjuração Mineira foi o mais relevante movimento anticolonial da América portuguesa: pôs em dúvida o próprio sistema e adaptou para as Minas um projeto de poder de natureza nitidamente republicana. Essa Conjuração – disso às vezes nos esquecemos – também antecedeu a Revolução Francesa. Mas não foi o único momento de insubmissão na área colonial. Diferentemente da imagem oficial que o país gosta de apresentar, para dentro e para fora, a história brasileira está longe de se assemelhar a um “conto de fadas”, uma narrativa destituída de guerras, conflitos ou da prática cotidiana da violência.

SCHWARCZ, l. M. e STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 129.


As rebeliões coloniais na América portuguesa, dos séculos XVI, XVII e primeira metade do século XVIII, que antecederam a Conjuração Mineira, ocorreram principalmente por:

Alternativas
Comentários
  • A Conjuração Mineira ou Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, foi um levante das elites contra a execução da derrama e o domínio português. Tiradentes foi o líder do movimento.

    A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano no Brasil. Sobre a questão da escravidão, o grupo não possuía posição definida.

  • Quando estudamos os movimentos, sejam eles nativistas ou emancipacionistas, o que podemos percebe de comum entre a maioria deles é que há o descontentamento com a cobrança excessiva com tributos e com as decisões administrativas da coroa. Outro fato que é perceptível é que esses movimentos, em sua maioria, só duram enquanto a burguesia tem participação e em algum deles ocorre que, quando a burguesia se afasta, por mudança dos ideais, o movimento quebra e a coroa consegue destitui-lo.

    Um resumo geral dos antecedentes dos movimentos emancipacionistas:

  • Tributos e impostos abusivos que percorre até nos dias de hoje...

  • Essa questão é ótima para separarmos os movimentos sociais SEPARATISTAS dos movimentos NATIVISTAS. De um lado, os primeiros movimentos de contestação tinham caráter crítico aos moldes coloniais, isto é, combatiam os impostos abusivos e as relações entre coroa e colonia, mas não pediam a separação da coroa. Por outro lado, os movimentos separatistas apresentavam influência iluminista e da independência americana, pediam a separação e separação da coroa.

    Movimentos nativistas:

    Beckmans ( Maranhão, 1684)

    Emboabas (MG, 1707-1709)

    Mascates (Pernambuco, 1710)

    Felipe dos Santos (MG, 1720)

    Movimentos Separatistas:

    Conjuração Mineira (MG, 1789)

    Conjuração Baiana ( Bahia, 1798)

    Revolução Pernambucana (1817)

  • LETRA B :

    EXEMPLO :

    Revolta de Filipe dos Santos (1720) >> ANTES DA CONJURAÇÃO MINEIRA - ENVOLVIDOS : DONOS DE MINAS DE OURO e COROA PORTUGUESA

    ONDE ? VILA RICA ( ATUAL OURO PRETO) - MG 

    - Insatisfação dos donos de minas por conta da cobrança do quinto e a instalação das Casas de Fundição.

    - Coroa Portuguesa condena Filipe dos Santos à morte e encerra o movimento violentamente.

  • Avante! PMPR #Pertenceremos!