SóProvas


ID
3399010
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O golpe de outubro de 1930 resultou no deslocamento da tradicional oligarquia paulista do epicentro do poder, enquanto que os demais setores sociais a ele articulados e vitoriosos não tiveram condições, individualmente, nem de legitimar o novo regime, nem, tampouco, de solucionar a crise econômica. O período de 1930-1937 pode, por isso mesmo, ser definido como de crise política aberta, sem que nenhuma das frações de classe envolvidas lograsse tornar-se hegemônica em sucessão à burguesia cafeeira (…).

MENDONÇA, S. R. Estado e sociedade: a consolidação da república oligárquica. In LINHARES, M. Y. História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1990.


Na História do Brasil, a fase inicial da Era Vargas (1930 – 1937) se caracterizou pela:

Alternativas
Comentários
  • As relações do Estado brasileiro com o movimento operário e sindical, bem como as políticas públicas voltadas para as questões sociais durante o primeiro governo da Era Vargas (1930-1945), são temas amplamente estudados pela academia brasileira em seus vários aspectos. São também os temas mais lembrados pela sociedade quando se pensa no legado varguista.

  • gabarito letra A

    A ) preocupação de institucionalizar as relações entre o Estado e o operariado. ➡ correta, basta lembrar da criação do ministério do trabalho, sindicalização controlada pelo estado, salário minimo, limitação da jornada de trabalho,férias remuneradas, a proibição de demissão sem justa causa do empregado após 10 anos no emprego (caída em desuso, posteriormente, com o advento do FGTS em 1966), e o 13º salário instituído pelo seu seguidor João Goulart, fizeram das leis trabalhistas no Brasil, uma das mais protecionistas do mundo. Estas leis, quase todas em vigor até hoje, na visão dos apoiadores de Getúlio, são como um legado de proteção ao trabalhador formal, aqueles que possuem a Carteira de Trabalho (CT), criada por Getúlio, e a consolidação das leis do trabalho (CLT) . a frase era "Trabalhadores do Brasil!"

    B) supressão de conotações nacionalistas, garantindo o alinhamento com os EUA. ➡ errado, pois manteve neutralidade até aquela questão da segunda guerra, a cobra fumou, meu caro!

    C) coesão entre as oligarquias agrárias, impedindo a ascensão da burguesia industrial. ➡ errado, a burguesia oligárquica, "café com leite", ficou p#t@, principalmente SP, por ter seu poder diminuído, lembra da intentona comunista? aquela que serviu de base pra ele dar o golpe? então...

    D) estabilidade política necessária à plena implementação da modernização conservadora. ➡ errado, estabilidade política? nem nos dias atuais, quiçá na era varga kkkk

    E) descentralização dos instrumentos de controle e de decisão, sobretudo os econômico-financeiros. ➡ o gaúcho era centralizador, ditadura civil, pegou?

    bons estudos!

  • Vargas foi o primeiro presidente a criar a proteção trabalhista para a classe trabalhadora brasileira, a criação da CLT, salário mínimo, férias remuneradas e afins foram graças a Vargas.

    Logo ele se preocupou em implementar uma relação entre o Estado e a classe do operariado.

    Gabarito A

  • a) Gabarito, vargas utilizou o estado para controlar o povo (clt é um "pequeno" exemplo) lembrem-se dos sindicatos pelegos.

    b) errada, era o famoso brasil acima de todos, percebe-se isso com a famosa queima das bandeiras dos estados, a intenção era clara: somente o brasil importa, sem falar no culto a pátria o qual vargas sempre incentivou.

    c) errada, nunca houve coesão, oque ocorria era basicamente um acordão, um exemplo da falta de união foi propriamente a revolução constitucionalista em 1932 ( em sp)

    d) nunca se teve estabilidade politica nesse país, exemplo: vargas utilizou da lei de segurança nacional diversas vezes para perseguir opositores.

    e) vargas sempre adotou uma politica nacionalista, e protecionista.

    PMPR

  • Constituição de 1934, só lembrar disso já dá pra matar a questão.