SóProvas


ID
3399016
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O fim da União Soviética em 1991 trouxe uma nova correlação de forças internacionais que foi definida pelo presidente americano George Bush como a Nova Ordem Mundial que, segundo ele, traduz “um mundo onde os países estão unidos, livres dos impasses da Guerra Fria, onde a liberdade e os direitos humanos são respeitados por todos”.

FREITAS NETO, J. A. de e TASINAFO, C. R. História Geral do Brasil. São Paulo: Harbra, 2006.


A Nova Ordem Mundial, iniciada em 1991 com o fim da URSS, se caracteriza pelo(a):

Alternativas
Comentários
  • Neoliberalismo é uma doutrina socioeconômica que retoma os antigos ideais do liberalismo clássico ao preconizar a mínima intervenção do Estado na economia, através de sua retirada do mercado, que, em tese, autorregular-se-ia e regularia também a ordem econômica. Sua implantação pelos governos de vários países iniciou-se na década de 1970, como principal resposta à .

    Os neoliberais combatem, principalmente, a política do Estado de Bem-Estar social, um dos preceitos básicos da social democracia e um dos instrumentos utilizados pelo Keynesianismo para combater a crise econômica iniciada em 1929. Nessa política, apregoava-se a máxima intervenção do Estado na economia, fortalecendo as leis trabalhistas a fim de aumentar a potencialidade do mercado consumidor, o que contribuía para o escoamento das produções fabris.

    A crítica direcionada pelo neoliberalismo a esse sistema é a de que o “Estado forte” é oneroso e limita as ações comerciais, prejudicando aquilo que chamam de “liberdade econômica”. Além disso, a elevação dos salários e o consequente fortalecimento das organizações sindicais são vistos como ameaças à economia, pois podem aumentar os custos com mão de obra e elevar os índices de inflação. Dessa forma, os neoliberais defendem a máxima desregulamentação da força de trabalho, com a diminuição da renda e a flexibilização do processo produtivo.

    GAB : A

  • O comentário acima está correto e também, vale lembrar, os dois maiores incentivadores do neoliberalismo à época foram, Margareth Thatcher ( DAMA DE FERRO) e Ronald Reagan.