"Huawei ou Apple e Google: quem mais perde com guerra comercial?
Enquanto a chinesa viu bloqueada parceria com o Android, Google perde bilhões sem os usuários da Huawei na Europa e Apple pode perder mercado chinês
O celular topo de linha da empresa de tecnologia Huawei, o P30, chegou ao Brasil no último dia 17 de maio portando um sistema operacional Android e prometendo brigar de igual para igual com modelos de ponta das concorrentes, como o Galaxy S10 da Samsung e o iPhone 8 da Apple. O problema é que, uma semana depois, o presidente americano, Donald Trump, colocou a Huawei numa lista de “empresas proibidas”, o que fez o Google, fabricante do Android, anunciar que, como empresa americana, vai ter de parar de continuar oferecendo o sistema operacional para os celulares chineses."
Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/huawei-ou-apple-e-google-quem-mais-perde-com-guerra-comercial/
GABARITO: ALTERNATIVA D - "foi incluída na lista de “empresas proibidas” pelo presidente Donald Trump."
A questão em pauta é a disputa comercial entre EUA e China, acirrada por uma série de decisões de caráter nacionalista do governo de Donald Trump como, aliás, era de se esperar. Era promessa de campanha de Trump “make America great again" – fazer a América grande novamente e “repatriar" capitais e empresas. Tal proposta trouxe-lhe boa quantidade de votos de áreas onde o desemprego e o padrão de vida decaíram quando grandes empresas migraram para o oriente, em busca de mão de obra e infraestrutura baratas. A gigante chinesa Huawei está no epicentro do furacão. A Google não mais pode oferecer para a Huawei a utilização do sistema Android.
As alternativas complementam uma afirmativa sobre a empresa chinesa. Somente uma a completa corretamente.
É preciso, no entanto, ao analisar as alternativas, ter em mente o panorama acima descrito.
A) ERRADA. O governo dos EUA não poderia acusar a Huawei de espionagem acerca do sistema 5G porque este não é uma criação de alguma empresa norte-americana e sim da sul-coreana Samsung.
B) ERRADA. O sistema que está sendo desenvolvido pela Huawei, segundo suas informações, não tem por objetivo ser compatível com o sistema Android e sim substituí-lo na medida em que a empresa Google não mais poderá disponibilizar o Android para os aparelhos Huawei.
C) ERRADA. Ao contrário do que diz a alternativa, a Huawei não é inadimplente. Não é este o motivo pelo qual há a disputa entre China e EUA e sim a concorrência. Na verdade, há uma demanda norte-americana por negócios com a gigante chinesa, que está suspensa pelo fato do governo Trump ter proibido a ação da mesma no país.
D) CORRETA . Esta é a grande questão, que afeta o lucro de muitos. A Huawei faz parte da lista de “empresas proibidas" pelo governo Trump. A ideia é evitar a concorrência e forçar o mercado a consumir produtos nacionais, aumentando a produção e elevando a taxa de empregos.
E) ERRADA. A questão não envolve a Apple tampouco nenhuma empresa russa.
RESPOSTA: A AFIRMATIVA CORRETA É A LETRA D.