SóProvas


ID
3400120
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EMPREL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        Tecnologia a caminho da energia infinita

                                                                                                          Rui Salsas


      Vivemos uma fase de sensibilização e redução de emissão de gases com efeito de estufa, em prol do Planeta Azul. A energia é um recurso estratégico e um elemento-chave para o desenvolvimento sociodemográfico, assumindo um papel vital nas sociedades modernas. Em pleno século XXI, assistimos a uma verdadeira transformação e reengenharia de processos, promovendo a tecnologia e as suas funcionalidades na procura de melhor rendimento, de maior produtividade e eficiência, de maior sustentabilidade, fazendo mais com menos intervenção humana e minimizando as alterações aos ecossistemas ambientais.

      Nesse sentido, o setor das Utilities tem procurado introduzir a Inteligência Artificial (IA) e a Computação de Aprendizagem Automática (machine learning e/ou deep learning) como sendo os aliados de peso para o futuro próximo onde a eficiência energética será, e já mostra ser, uma das áreas com maior potencial e investimento e, consequentemente, geração de emprego.

      Do ponto de vista teórico, a utilização da IA traduz-se por "ensinar" máquinas ou software a representar o ser humano na execução de tarefas. Mais, esta tecnologia está acrescentando tarefas complexas e mais elaboradas capazes de modificar o seu comportamento, ou seja, as máquinas ou software poderão deter capacidade de aprender sem que sejam explicitamente programadas para isso.

      Então, como é que a Inteligência Artificial afeta as Utilities? A IA cumpre quatro funções principais, transversais a outros setores:

• Compreender as necessidades do consumidor – utilizar software capaz de recolher dados dos clientes e ser capaz de oferecer produtos mais adequados ao seu consumo, além de potenciar novos consumidores (por exemplo, combinar consumo energético com compras em hipermercados e usufruir de descontos associados);

• Melhorar os produtos e serviços oferecidos – recolher e analisar dados com programas inteligentes melhorará a oferta e divulgação de produtos e serviços atuais e novos; 

• Identificar e gerir o risco – usar dados analíticos da organização para inferir novos padrões de comportamento e de risco dos consumidores;

• Identificar e evitar fraudes – usar sistemas de análise de aprendizagem automática, para padronizar com um grande grau de certeza cada consumidor, irá certamente ajudar na identificação de fraudes.

      […] Concluindo, os últimos anos introduziram desafios significativos no setor da Energia, relacionados com a revolução energética em curso e na eficácia, quer da sua recolha quer do seu consumo. É, portanto, necessário superar expectativas por um país mais inovador e digital e por um planeta mais sustentável e ecológico, e nesse contexto a IA tem-se revelado uma aposta séria no presente e para o futuro, para beneficiar todas as indústrias.

Adaptado de: <http://exameinformatica.sapo.pt/opiniao/2019-10-09-Tecnologia-a-caminho-da-energia-infinita> . Acesso em: 10 out. 2019.

No trecho “Vivemos uma fase de sensibilização e redução de emissão de gases com efeito de estufa, em prol do Planeta Azul.” ocorre uma figura de linguagem denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    “Vivemos uma fase de sensibilização e redução de emissão de gases com efeito de estufa, em prol do Planeta Azul.” 

    A perífrase ocorre pela substituição de uma ou mais palavras por outra expressão. Planeta Azul = Planeta Terra.

    Ex: – O rei dos animais é até mais respeitado pelos homens. (leão)

  • Gab: B

    Nem tem na questão, mas quando é a substituição de um nome próprio por uma qualidade ou característica que o distinga, ocorre a Antonomásia. Ex: beijo do gordo. (Jô Soares)

    A perífrase ocorre quando essa figura se refere a outros seres que não pessoas. Ex: A cidade luz é linda. (cidade luz= Paris)

    A perífrase é muito parecida com a antonomásia, tanto é que muitos autores não fazem distinção entre essas duas figuras. :)

  • a)- Metáfora: mesma palavra c/ significado diferente, fica subentendido.

    Ex: Ele tem uma vontade de ferro (vontade forte como ferro)

    b)- (GABARITO) Perífrase, compreendida por muitos doutrinadores como antonomásia: substituição de 1 ou+ palavras por outra que a identifique. Ex: O rei da selva (leão) reagiu. "Planeta azul"= terra

    c)- Paradoxo: uso de ideias com sentido oposto. Ex: Estou cego de amor e vejo como isso é bom.

    d)- Sinestesia: associa algo que é de outro órgão.

    e)- Eufemismo: suaviza o discurso. Ex: Sua alma está com Deus (jeito ameno de falar da morte)

  • houve perífrase ao se referir à terra como Planeta Azul.”

  • Há alta percentagem de desacerto nessa questão. Sendo sintético e objetivo, a perífrase (ou antonomásia) consiste em uma figura de linguagem em que existe a substituição de um termo por uma expressão ou palavra que a ele remetem. Exs.: O Águia de Haia (Rui Barbosa); Rei dos Reis (Jesus Cristo); Cidade das Luzes (Paris); Cidade Maravilhosa (Rio de Janeiro), etc. Quando se alude à Terra denominando-a de Planeta Azul, faz-se o uso da perífrase (antonomásia).

    Letra B

  • Gabarito : B

    A perífrase é uma figura de linguagem que também é chamada de antonomásia e circunlóquio. Consiste na substituição de um termo ou expressão curta por uma expressão mais longa que serve para transmitir a mesma ideia.

    Bons Estudos !!!

  • Vivemos uma fase de sensibilização e redução de emissão de gases com efeito de estufa, em prol do Planeta Azul.

    Gases de efeito estufa= CO2, metano, etc....

    Planeta azul= Terra

    Gab: B

    Se você marcou a letra D não desanima, pois é uma questão que exige um domínio vasto em figuras de linguagem, porém sensibilização foi empregado no sentido de conscientizar e não como uma sensação percebida por diferentes órgãos.

  • Não foi usado metáfora em planeta azul? hahaha, que banca horrível de ruim

  • André Luz Metáfora é uma comparação sem o termo comparador (como) Ex: Ela e seus olhos azul da cor do mar (perceba que há uma comparação dos olhos com o azul do mar). Planeta Azul poderia ser uma metonímia que é a substituição de um termo pelo outro, daí q eles nem colocaram essa alternativa para não gerar anulações.
  • Perífrase: é uma expressão que designa um ser por meio de suas características ou atributos, ou de um fato que tornou conhecido.

    Ex: Visitaremos a cidade maravilhosa. (=Rio de Janeiro)

    Ex: O ouro negro jorrou em vários pontos do continente de Colombo. (=petróleo, América)

    A questão citou: Planeta Azul= Planeta Terra

  • > Vivemos uma fase de sensibilização e redução de emissão de gases com efeito de estufa, em prol do Planeta Azul.

    Em prol do planeta azul = substitui por "TERRA"

    => deu pra substituir a maior quantidade e palavras por um nome. "perífrase"

  • Moro no país do futebol

    BRAZIL.

    PERIFRASE OU ANTONOMASIA.

  • Perífrase, antonomásia ou circunlóquio: trata-se da figura que busca empregar uma expressão curta a fim de substituir uma expressão mais longa. Empreguei essa definição mais genérica pois a linha de distinção entre elas não é muito clara para todos os teóricos.

    Ex: Naquela época, ainda exploravam o ouro negro. (Emprega-se a perífrase para substituir “petróleo”.)

    Fonte: Prof. Pablo Jamilk (in: Português Sistematizado)