SóProvas


ID
3401119
Banca
IBFC
Órgão
TRE-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Com base na Constituição Federal de 1988 (CF/88), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos no plano plurianual. Se o Ministério Público não encaminhar a respectiva proposta orçamentária dentro do prazo estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Poder Executivo considerará, para fins de consolidação da proposta orçamentária anual, os valores aprovados na lei orçamentária anterior, ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do § 3º do artigo 127 da CF/88.
( ) São princípios institucionais do Ministério Público a vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado; a inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; e a irredutibilidade de subsídio, fixado na formado art.39, §4º, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I, da CF/88.
( ) São funções institucionais do Ministério Público, dentre outras: promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei; bem como requisitar diligências investigatória se a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais.
( ) O Ministério Público abrange o Ministério Público da União e os Ministérios Públicos dos Estados. O primeiro compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público Eleitoral.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ERROS

    1-

    O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos NA LDO!

    2-

    São princípios institucionais do Ministério Público, relacionados no art. 127, § 1o, da Constituição Federal de 1988, o princípio da unidade, da indivisibilidade e da independência funcional.

    PRINCÍPIOS-"UNIN2"

    X

    GARANTIAS-"IVI"-INAMOVIBILIDADE+VITALICIEDADE+IRREDUTIBILIDADE DO SUBSÍDIO

    3- LEMBRAR -

    O MP DA UNIÃO NÃO ABRANGE O MP ELEITORAL

    O MP DA UNIÃO NÃO ABRANGE O MP DO TRIBUNAL DE CONTAS

    Art. 128. O Ministério Público abrange:

    I - o Ministério Público da União, que compreende:

    a) o Ministério Público Federal;

    b) o Ministério Público do Trabalho;

    c) o Ministério Público Militar;

    d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;

    II - os Ministérios Públicos dos Estados.

  • GABARITO LETRA A = FFVF

    (1) FALSA.

    CF. Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    (...) § 3o O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

    (2) FALSA.

    CF, Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 1o - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional

    (3) VERDADEIRA.

    CF. Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

    VIII - requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais;

    (4) FALSA.

    CF. Art. 128. O Ministério Público abrange:

    I - o Ministério Público da União, que compreende: (não tem eleitoral aqui)

    a) o Ministério Público Federal;

    b) o Ministério Público do Trabalho;

    c) o Ministério Público Militar;

    d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;

    II - os Ministérios Públicos dos Estados.

  • Rapidamente, as incorretas:

    I) Não é de acordo com o PPA mas sim LDO

    II) vitaliciedade não é princípio, é garantia institucional.

    II) Ministério Público eleitoral não é órgão do MP em sentido estrito, mas uma função dentro do MPF e do MPE

  • Sobre as funções eleitorais no MPF e no MPE:

    (...) Embora a serviço do MPF, quem exerce as funções eleitorais perante os juízes e juntas eleitorais são os Promotores Eleitorais, que são Promotores de Justiça dos Estados e do Distrito Federal (LOMPU, arts. 78 e 79). Já perante os Tribunais Regionais Federais atuam os Procuradores Regionais Eleitorais, que são designados pelo Procurador Geral Eleitoral (que é o PGR) dentre os Procuradores Regionais da República (LOMPU, art. 76). Logo, tanto os membros do MPE como os do MPF cumprem funções eleitorais. (...)

    (Andrade, Adriano. Interesses difusos e coletivos/ Adriano Andrade, Cleber Masson, Landolfo Andrade. 9. ed. - Rio de Janeiro:Forense; São Paulo: MÉTODO, 2019. fl.87)

  • Matei a questão só por saber que do MP não é princípio institucional a vitaliciedade e que o Ministério Público Eleitoral não integra o MPU

  • GABARITO: LETRA A

    I. FALSO. Correção:

    O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias. Se o Ministério Público não encaminhar a respectiva proposta orçamentária dentro do prazo estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Poder Executivo considerará, para fins de consolidação da proposta orçamentária anual, os valores aprovados na lei orçamentária vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do § 3o do artigo 127 da CF/88;

    II. FALSO. Correção:

    Art 127 § 1o São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.;

    III. VERDADEIRO.

    São funções institucionais do Ministério Público, dentre outras: promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei; bem como requisitar diligências investigatória se a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais;

    IV. FALSO. Correção:

    O Ministério Público abrange o Ministério Público da União e os Ministérios Públicos dos Estados. O primeiro compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do DF e TERRITÓRIOS.

    Para o mínimo de perfeição, o máximo de repetição.

  • Vamos esquematizar para fins de prova:

    (F ) O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos no plano plurianual.

    O MP estipula com base na LDO e não no PPA

    (F) São princípios institucionais do Ministério Público a vitaliciedade

    Princípios institucionais do MP..

    Olha o tremmmm= PIUIIIII

    Unidade

    Indivisibilidade

    Independência Funcional Não confunda esta bagaça com as garantias Institucionais(Dizem respeito à instituição SÃO AS AUTONOMIAS) Ver: Q842234

    Garantias Institucionais : I-V-I

    Inamovibilidade

    Vitaliciedade

    Irredutibilidade de subsídios.

    (F ) O Ministério Público abrange o Ministério Público da União e os Ministérios Públicos dos Estados. O primeiro compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público Eleitoral.

    Divisão do MPU:

    MPF

    MPT

    MPM

    MPE (Não existe MP eleitoral).

    O MPE não faz parte da estrutura do MPU, mas da estrutura do MP.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Princípios Institucionais do Ministério Público e da Defensoria Pública (U.I.I.)

    Unidade

    Indivisibilidade

    Independência Funcional

    INTEGRAM O MPU (4 entes segundo a CF)

    MPF

    MPT

    MPM

    MPDFT

    Obs: MPE e MP que atuem no TC não integram o MPU

  • Aqui deu para responder rápido, mas na hora da prova com aquela tensão, textos enormes... foi sufoco, amigo.

  • Olá, amigos!

    Primeira assertiva é falsa. Ministério público elaborará sua proposta nos limites da LDO. Vamos ao art. 127

    § 3º O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

    Segunda assertiva, sinceramente, não sei onde está o erro. A saber:

    Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. § 1º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. Art. 128 - inciso I (...)a) vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;c) irredutibilidade de subsídio, fixado na forma do art. 39, § 4º, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I;

    Para mim, salvo melhor juízo, não há erro.

    A terceira é verdadeira. Veja-se:


    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público: I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;
    III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;

    A quarta é falsa por inserir o Ministério Público Eleitoral no âmbito do Ministério Público da União. Previsão constitucional:


    Art. 128. O Ministério Público abrange: I - o Ministério Público da União, que compreende: a) o Ministério Público Federal; b) o Ministério Público do Trabalho; c) o Ministério Público Militar; d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; II - os Ministérios Públicos dos Estados.

    Gabarito da banca: A

    Gabarito do Professor: B

  • Trata-se de questão de análise de afirmativas a fim de dizer qual é a verdadeira e qual é a falsa. Vejamos:

    1 - Segundo o art.127, parágrafo 3º da CF, o Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos pela  Lei de diretrizes orçamentárias e não do plano plurianual. Com isso, assertiva FALSA;

    2 -  Ainda no art. 127, agora no parágrafo 1º, têm-se que os princípios institucionais do MP são: 
    a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. Ou seja, não se fala em vitaliciedade. Outra FALSA;

    3 - Conforme o art.129, incisos I e VIII, compete ao MP: 
    "I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;
    VIII - requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais". 
    Então essa assertiva é VERDADEIRA;

    4 -  Segundo o art.128, I e II, o MP da União não engloba o MP eleitoral como se fala na assertiva, bem como, engloba o MP do Distrito Federal e dos Territórios, fato não incluso no enunciado. Com isso, FALSA.

    Resultado: F, F, V e F. GABARITO LETRA A.


     









  • Gabarito Letra A

     

    ( F ) O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos no plano plurianual. Se o Ministério Público não encaminhar a respectiva proposta orçamentária dentro do prazo estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Poder Executivo considerará, para fins de consolidação da proposta orçamentária anual, os valores aprovados na lei orçamentária anterior, ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do § 3º do artigo 127 da CF/88.

     

    O correto Seria de acordo com a LDO lei diretriz orçamentárias.

     

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    ( F ) São princípios institucionais do Ministério Público a vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado; a inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; e a irredutibilidade de subsídio, fixado na formado art.39, §4º, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, § 2º, I, da CF/88.

     

    Errado, pois os princípios institucionais são diferentes das garantias institucionais.

     

    DICA!

    --- >Ministério público.

    >Princípios:  unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

    > garantia: vitaliciedade, Inamovibilidade irredutibilidade

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    ( V ) São funções institucionais do Ministério Público, dentre outras: promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei; bem como requisitar diligências investigatória se a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais.

     

    Art. 129.  I - e VIII -

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    ( F ) O Ministério Público abrange o Ministério Público da União e os Ministérios Públicos dos Estados. O primeiro compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público Eleitoral.

     

    Art. 128. O Ministério Público abrange:

    I - O Ministério Público da União, que compreende:

    a) o Ministério Público Federal.

    b) o Ministério Público do Trabalho.

    c) o Ministério Público Militar.

    d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

  • Princípios Garantias

  • Os erros são muito sutis. Bem-vindos a nova era dos concursos.

  • Artigo 128 § 5º II  b)  inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, por voto de dois terços de seus membros, assegurada ampla defesa;

    Princípios também não diferentes de garantias.

    Garantias: Vitaliciedade, inamovibilidade, irredutibilidade dos subsídios

    Princípios: Unidade, indivisibilidade, independência funcional

  • Peguei um bizu bem "simples", mas que ajuda DEMAIS! Princípios dos magistrados/MP é o Trem que faz P.IUIIII

    P rincípios

    .

    Indivisibilidade

    Unidade

    Independencia Funcional

  • Comentários:

    1ª assertiva: Incorreta em sua primeira parte. O Ministério Público elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias (art. 127, §3º, da CF).

    2ª assertiva: Incorreta. São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e independência funcional (art. 127, § 1º, da CF). A vitaliciedade, inamovibilidade e a irredutibilidade de subsídio se trata de garantias estabelecidas aos membros do Ministério Público.

    3ª assertiva: Correta, nos termos do art. 129, inciso I e VIII da CF.

    4ª assertiva: Incorreta. Segundo o art. 128 da CF, o Ministério Público da União não abrange o Ministério Público Eleitoral:

    I - o Ministério Público da União, que compreende:

    a) o Ministério Público Federal;

    b) o Ministério Público do Trabalho;

    c) o Ministério Público Militar;

    d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;

    II - os Ministérios Públicos dos Estados.

    Gabarito: A

  • A segunda e a última é falsa, por eliminação dava para acertar.

  • vitaliciedade, irredutibilidade de subsídios e inamovibilidade não são principios institucionais, e sim garantias dos membros do MP. Com efeito, os princípios são unidade, indivisibilidade e independência funcional.

  • A expressão " os valores aprovados na lei orçamentária anterior" também torna o primeiro item falso. Os valores considerados serão os aprovados na lei orçamentária vigente.

  • Assertiva 1: O MP elaborará sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS. E em caso de desídia os valores considerados serão os da LEI ORÇAMENTÁRIA VIGENTE.

    Art. 127 §§ 3° e 4°.

    Assertiva 2: Os princípios institucionais são: unidade, indivisibilidade e independência funcional.

    Art. 127 §1°

    Assertiva 3: Há um erro de digitação, invés de digitar "requisitar diligências investigatórias E a instauração de inquérito policial" a banca digitou "requisitar diligências investigatórias SE a instauração de inquérito policial"

    Assertiva 4: Não há na estrutura do MPU o ministério público eleitoral.

    Em que pese haja erro de digitação, a única assertiva dada como correta pela banca foi a 3.

  • Questão com erro de digitação. Isso mostra o Nível de algumas Bancas..

  • Errando essa questão eu aprendi a ler todas as assertivas. Tô rindo, mas de nervosa.

  • Na ação penal ele é privativo e podemos deduzir que tbm exclusivo já que nem uma outra instituição faz esse papel... mas na ação civil pública, terceiros podem tbm exercer esse papel
  • Assertiva 04 está errada porque não existe MP eleitoral no MPU e porque faltou o MPDFT (que é do MPU)

  • Boa tarde!

    Bom, na minha humilde concepção a (II) esta errada pq afirma que vitaliciedade é principio (art. 127, I da CF), contudo de acordo com art. 128, §5, I da Constituição ela é uma garantia, portanto o erro reside nessa troca de valores.