SóProvas


ID
3401278
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Entre as várias abordagens sobre a Ética, há duas contribuições de Max Weber que são teorias muito importantes. Assim, sobre a ética da convicção e a ética da responsabilidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Max Weber estabeleceu, em princípios do século XX, a distinção entre Ética da Convicção e Ética da Responsabilidade. Para Weber, quanto maior o grau de inserção de determinado político na arena política, maior é o afastamento de suas convicções pessoais e a adoção de comportamentos orientados pelas circunstâncias. Este afastamento das crenças e suposições pessoais e a adoção de medidas, muitas vezes contraditórias, são determinados pela ética da convicção e pela ética da responsabilidade.

    A ética da convicção é, para Weber, o conjunto de normas e valores que orientam o comportamento do político na sua esfera privada. Já a ética da responsabilidade representa o conjunto de normas e valores que orientam a decisão do político a partir de sua posição como governante ou legislador.

    FONTE: https://administradores.com.br/artigos/etica-da-conviccao-e-etica-da-responsabilidade

  • Toda a atividade orientada segundo a ética pode ser subordinada a duas máximas inteiramente diversas e irredutivelmente opostas”. Esta afirmação precede as análises de Max Weber, no ensaio “A Política como Vocação”, acerca da oposição entre, de um lado, a atitude daquele que, convencido da justeza intrínseca de seus atos, é indiferente aos efeitos que estes atos podem acarretar e(etica de convicção), de outro lado, a atitude daquele que leva em conta as consequências previsíveis de seus atos(etica de responsabilidade). (enuciado da questão da fcc)

  • Alguém tem a explicação para o gabarito da letra A?

  • Gabarito -> A) A ética da convicção adota determinados valores como absolutos (respeitar preceitos, prescrições, normas..)

    B) A ética da convicção abraça a ideia de que o indivíduo se torna responsável pelo que faz. <- Da responsabilidade

    Não encontrei nada a respeito das ramificações ( letras C e D), caso alguém possa ajudar, agradeço!

  • O texto abaixo favorece a compreensão (ele tem fonte; é utilizado pela banca, abre a mente do servidor(a) para quando vc estiver desempenhando suas atividades do órgão).

    • A Ética da responsabilidade:

    É uma ética de grupo, aquela parte que corresponde ao ensinamento “a César o que é de César”- adequada à ação política, ao circunstancial e relativo, ao útil para a comunidade;

    • A Ética da convicção:

    Corresponde à segunda parte da frase “a Deus o que é de Deus”- é o reino dos absolutos, do útil para o desenvolvimento da alma humana.

    "Ao contrário de Maquiavel que defendia que a missão da salvação da cidade era superior à da salvação da alma (fins justificam os meios)"

    Max Weber procurou conciliar as duas posições distinguindo entre:

    • Ética de convicção (consciência individual orientada por valores absolutos e que obedece aos sentimentos sem ter em conta as consequências); e

    • A ética de responsabilidade avalia a decisão pelas consequências que provoca);

    Fonte: abemdanacao.blogs.sapo.pt/etica-entre-conviccao.

  • A ética da convicção se ramifica em: Princípio : respeito a regra / boa vontade sem intenção e em Esperança : verdade pela fé

  • Weber classificou a ética em 02 tipos:

    Ética da Convicção: A ética da convicção se caracteriza essencialmente pelo compromisso do indivíduo com um conjunto de valores associados a determinadas crenças. Nesse sentido, as intenções do agente são mais importantes do que os “resultados” ou o “sucesso” de suas ações.

    Em outras palavras, o indivíduo pratica determinadas ações convencido de que seus atos são justos (isso é, suas ações são “boas”), independentemente dos efeitos/resultados que essas ações possam gerar.

    A ética da convicção tende a ser mais rígida e dogmática. O indivíduo que age com a ética da convicção acredita incondicionalmente em “valores absolutos”. Por exemplo: um indivíduo que é contra o aborto e não admite o aborto em qualquer situação (mesmo que a vida da mãe esteja em risco).

    Ética da Responsabilidade: A ética da responsabilidade valoriza as consequências/resultados das ações dos indivíduos. Ou seja, a ética da responsabilidade se preocupa com a relação entre os meios e os fins. Em outras palavras, para a ética da responsabilidade, os atos dos indivíduos devem ser julgados “bons” ou “maus” levando-se em consideração as consequências das ações e a relação entre os meios e os fins.

  • Galera, um bizu de prova desta Banca,

    A alternativa grande tende a estar certa. Na duvida, ou quando não souber pode tentar isso...

    Percebe-se isso resolvendo muitas questões

  • A – CERTA

    B – ERRADA

    A Ética de Responsabilidade é que torna as pessoas responsáveis pelos seus atos

    C – ERRADA

    A Ética da convicção é que possui essas duas ramificações.

    [Obs: Princípio tem a ver com rigoroso a regras e normas por si só (sem levar em conta as consequências de sua obediência). Esperança tem a ver com a realização de um ideal]

    D – ERRADA

    A Ética da responsabilidade é que possui essas duas ramificações

    [Obs: A Parte utilitarista tem a ver com levar mais felicidade possível e com mais qualidade para o maior número de pessoas. A parte Finalista tem a ver com a bondade dos fins que justificam as ações tomadas]

    Fonte:

    _http://treeofhopes.blogspot.com/2010/08/teorias-eticas-segundo-max-weber.html

    _http://ricardorabelofilho.blogspot.com/2010/10/etica-robert-henry-srour.html

  • Dica importante, vale a pena testar.

    Na dúvida filho, marque a alternativa maior!