-
Gabarito D
CARACTERÍSTICA DA REDAÇÃO OFICIAL
• Impessoalidade (1° Pessoa do plural ou 3ª pessoa do singular) - se deve ao fato da HOMOGENEIDADE e impessoalidade do destinatário;
o Emissor: Isenção de opinião, de elementos subjetivos;
o Receptor: Deve ser tratado de modo impessoal;
o Assunto: Sempre de interesse público, afetos ao serviço público.
• Concisão - máximo de informações com o mínimo de palavras;
• Clareza (PRECISÃO) - imediata compreensão;
• Uniformidade - Possibilita a imprescindível uniformidade dos textos;
• uso do Padrão Culto da língua;
• Objetiva - ir direto ao assunto.
-
Exemplo de empolação: “Vossa Magnificência” que manuais mais antigos de redação ensinam a tratar os reitores de universidades. Entretanto, “trata-se de uma forma muito cerimoniosa, empolada, difícil de escrever e de pronunciar e em desuso
-
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos problemas comuns na redação de documentos oficiais.
Para responder este item basta apenas lembrar que a concisão, que
visa excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao
que já foi dito, é um dos atributos da redação oficial e,
portanto, não se trata de um problema comum da redação de documentos
oficiais, mas, sim, de uma característica essencial para redigir um bom texto. Dessa forma, a alternativa correta é a letra D.
Quanto aos demais itens, o pleonasmo é o excesso de palavras para emitir enunciado que não chega a ser claramente expresso; a prolixidade é uma característica de quem é demasiadamente longo e demorado para explicar algo; e empolado é o texto que está cheio de palavras incompreensíveis e de ideias
mal empregadas. Tais características são consideradas um problema, pois infringem os atributos da objetividade, da concisão e da precisão.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
Concisão é um dos atributos da redação oficial e, portanto, não se trata de um problema comum da redação de documentos oficiais, mas, sim, de uma característica essencial para redigir um bom texto.
Fonte: Gabarito comentado pelo professor
g: D
-
- Pleonasmo (repetições desnecessárias): Redundância, presença de palavras desnecessárias (ex.: entrar para dentro, conviver junto)
- Prolixidade: Excesso na escrita para além daquilo que é necessário, utilização de informações já transmitidas ainda que sejam com outras palavras e expressões. Para evitá-la, o ideal é tornar o texto mais conciso possível.
- Empolação (linguagem rebuscada, de difícil entendimento): Estilo de escrita pomposo, de difícil compreensão, com linguagem rebuscada e de difícil entendimento. Para evitá-la, o ideal é utilizar linguagem clara, correta, simples e adequada ao receptor.
-
Só eu li 'empolgação' no empolação??? Senhor...