Todas as células passam suas características a outras quando se multiplicam na reprodução ou para repor células perdidas por desgaste. Os ciclos de crescimento e multiplicação celular se repetem até que ocorra o envelhecimento das células. A forma como uma célula pode se dividir depende do organismo e do tipo de célula que apresenta, podendo ser germinativas (para reprodução) ou somáticas (para crescimento). As células podem ter três formas de divisão:
• Bipartição, divisão binária ou cissiparidade - reprodução assexuada, onde um cromossomo duplica-se e o citoplasma se parte formando duas células idênticas, com uma cópia do cromossomo cada uma. Ex. bactérias.
• Mitose - uma célula gera duas células filhas com material genético idêntico e mesmo número de cromossomos. São as células somáticas. Ex. células sanguíneas e células de crescimento do organismo.
• Meiose - cada célula filha tem metade dos cromossomos da célula mãe, criando os gametas. São as células germinativas. Ex. células de reprodução. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)
Analisando as alternativas, as células que são originadas a partir da meiose (reprodução) são:
a) Célula tronco (mitose) e espermatozoide (meiose). Incorreta.
b) Neurônio (não realiza divisão celular) e célula tronco (mitose). Incorreta.
c) Espermatozoide e óvulo (meiose). Correta.
d) Célula tronco (mitose) e glóbulos brancos (mitose). Incorreta.
e) Neurônio (não realiza divisão celular) e glóbulos vermelhos (mitose). Incorreta.
Gabarito do professor: Letra C.
A meiose é um processo de divisão que está relacionado, em geral, a geração de células germinativas, também chamadas de gametas ou genoblastos, responsáveis pela reprodução sexuada dos seres vivos. Nos animais, células germinativas incluem os óvulos (feminino) e espermatozoides (masculino). Nas plantas tais células são chamadas de anterozóides (masculino) e oosferas (feminino), porém algumas plantas utilizam, alternativamente, de esporos para reprodução. Fato é que a meiose reduz a ploidia da célula mãe pela metade, o que lhe traz a denominação de divisão reducional. Portanto, a meiose irá sempre originar células haploides.