-
GABARITO: LETRA A
? ?O Brasil vem tentando de tudo. Toda vez que aparece uma potência emergente no mundo, tentamos nos repensar e refazer à sua imagem. Será a China do século XXI? Ou será que já não fomos longe demais nessa bizarra e infrutífera empreitada? Por que não fazer do Brasil o próprio Brasil?? (Eduardo Giannetti, O elogio do vira-lata)
? Temos, claramente, uma opinião autoral (=para o autor, o Brasil vem tentando de tudo, refere-se à sua opinião somente, concretizada de um modo bem particular).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Assertiva A
Toda vez que aparece uma potência emergente no mundo, tentamos nos repensar e refazer à sua imagem
apresenta sua própria opinião;
-
Gabarito A
Dica para acertar esse tipo de questão:
★★★ Será opinião pessoal quando:
1) Houver expressões que denotam parcialidade. Ex.: "bizarra e infrutífera empreitada"
2) Utilização da 1ª pessoa do plural (nós). Ex.: "tentamos nos repensar", "será que não fomos"
》》》Se você gosta de esquemas, acesse este site: https://www.esquematizarconcursos.com.br
-
A letra está correta, porém a letra d pode deixar na dúvida, então porque não seria a letra d a correta? Tendo em vista que ele dá alguns argumentos para defender a opinião dele.
-
-
Porque a D não estaria certa?
-
O Uso dos termos "bizarra" e "infrutífera" demonstram Uma opinião pessoal do autor mostrando que é a forma com que ele vê a situação
-
Questão simples
O autor tece sua visão de mundo e de Brasil ao longo de sua explanação, ainda faz perguntas ao leitor para o próprio refletir, apresentando sua própria opnião. GABARITO A
Em relação a alternativa D, que esta gerando confusão.
Ela não pode estar correta, porque ele não comenta uma opnião, ele apresenta a dele próprio. Estaria correta caso ele dissesse: "segundo Melocoton, o Brasil vem tentando de tudo....e comentasse sobre ela.
foi?
Coragem é a melhor defesa que vocês têm agora!
-
Achei que pelo fato dele generalizar, ele estivesse "apresentando uma opinião como geral". Sendo assim, pensei que a assertiva B fosse a correta. Vivendo e aprendendo!!!
-
O Mago, seu entendimento sobre o ato de comentar é parco e caricato. Todas as perguntas retóricas são comentários. São comentários as três perguntas retóricas do autor:
"Será a China do século XXI? Ou será que já não fomos longe demais nessa bizarra e infrutífera empreitada? Por que não fazer do Brasil o próprio Brasil?"
Você não pode interpretá-las como opinião, porque não é função delas afirmar nada.
Tentar entender o raciocínio da banca é uma coisa, mas daí extrapolar e inventar uma língua nova é outra - irracional, por sinal.
-
;Ele afirma com o uso dos termos "bizarra " e "infrutifera " sua opinião pessoal. Poderia ser algo legal ou bom, mas a sua opinião é aquela referida no texto
-
Sobre a alternativa D "apresenta e comenta uma opinião", a opinião pode ser de qualquer um, porém o trecho demonstra vários traços de que a opinião é dele.
-
A alternativa D certamente seria a mais completa e correta.
Ele apresenta uma opinião, alguns colegas falaram que precisaria ser uma opinião de terceiro, mas não vejo dessa forma, ele pode muito bem apresentar a sua opinião. Por fim ele contesta a afirmativa anterior, ou seja, ele comenta a opinião.
Apresenta e comenta uma opinião
-
O COMANDO DA QUESTÃO DEVERIA SER: MARQUE A MAIS CERTA!
-
Eu falei em voz alta, como se fosse a autora das palavras, deu certo. Aleluiaaaa!!!!
-
Parece tão lógico e logo na alternativa A que dá um friozinho.
-
Como seria um exemplo de "apresenta uma opinião como geral;" ?
-
Quando ele fala "tentamos" mostra uma ideia própria