SóProvas


ID
3403285
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


Segurança

       O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as mais belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança.Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados. Mas os assaltos começaram assim mesmo. Os ladrões pulavam os muros. Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. [...] Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês. Mas os assaltos continuaram. Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar. Mas os assaltos continuaram.

       Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, [...] não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas. Mas os assaltos continuaram. Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca.Assaltaram acasa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. [...]

       Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos. E ninguém pode sair. Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua. [...]

    
Luis Fernando Veríssimo

Uma tipologia textual se relaciona com uma estrutura e aspectos linguísticos de como um texto é apresentado; já os gêneros textuais são formações avançadas de contextos culturais e históricos e possuem funções sociais específicas. Quanto ao gênero do texto “Segurança”, assinale uma alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Primeira dica refere-se ao autor (=Luis Fernando Veríssimo ? autor de crônicas. A crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia de uma forma diferenciada. Muito encontrada nos meios de comunicação como revistas, jornais e rádios, tem como objetivo fazer uma análise crítica das situações cotidianas, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre aquele assunto).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Com uma linguagem simples, a crônica relata de forma diferenciada as ocorrências, seja de forma artística, em tom crítico ou com humor. 

    Veja as principais características dessa vertente dos gêneros textuais:

    - É escrita em textos curtos;

    - Possui linguagem despojada e simples;

    - Narra situações do cotidiano;

    - Visa prender a atenção do leitor.

    Gabarito: LETRA B

  • Conhecimento de mundo também é importante. Acertei, pois sabia que Luis Fernando Veríssimo é autor de crônicas.

    GABARITO B

  • PARA QUEM FICOU NA DÚVIDA DA LETRA "A" E LETRA "B":

    A narração é um tipo de texto que tem como função relatar uma história real, fictícia ou de mesclar dados reais com dados imaginários.

    Já a crônica é um tipo de texto que tem como característica a abordagem de fatos do cotidiano, explorado de forma curta e tem uma linguagem simples.

  • Luis Fernando Veríssimo  → Cronista brasileiro

  • GAB B ->CRÔNICA

    Observação para quem não sabe o significado de um texto Anedota mais conhecido como Piada.

  • Existem:

    - Tipologia textual (Narrativa);

    - Gênero Textual (Crônica).

  • Confundi com Narrativo, segue o baile!!

  • A crônica narra fatos do dia a dia, acontecimentos cotidianos e atuais, de uma maneira diferente, ora com intenção crítica, ora com intenção poética, ou de ambas as maneiras.

  • agora temos segurança!

  • Confundi com (D) Relato

  • Luis Fernando Veríssimo: É um dos cronistas brasileiros mais famosos do século XX.

  • Pessoal

    Narração é um tipo textual

    Crônica é gênero textual, que narra um fato cotidiano

    a questão pede qual o gênero textual

  • NARRAÇÃO E UMA TIPOLOGIA TEXTUAL

    CRÔNICA EUM GÊNERO

    #RUMO À PPBA

  • crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, acontecimentos corriqueiros

  • Luiz Fernando veríssimo é um CRONISTA.

    sabendo disso já matei a questão.

    Rsrsrs

  • ? Primeira dica refere-se ao autor (=Luis Fernando Veríssimo ? autor de crônicas. A crônica é o tipo de texto que aborda acontecimentos do dia a dia de uma forma diferenciada. Muito encontrada nos meios de comunicação como revistas, jornais e rádios, tem como objetivo fazer uma análise crítica das situações cotidianas, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre aquele assunto).

  • PC-PR 2021

  • Texto do Veríssimo? só pode ser crônica.

  • GABARITO B

    A crônica narra fatos do cotidiano, Luis Fernando Veríssimo, o autor, é um renomado cronista brasileiro, tendo escrito vários livros do gênero.

  • Os textos NARRATIVOS, geralmente, apresentam VERBOS conjugados no PRETÉRITO e podem ter em seu enredo INTRODUÇÃO, CLIMAX e DESFECHO.Ex.: Contos, Crônicas, Fábulas, romances ..

    Ex: controlavam=Pretérito Imperfeito do Indicativo de controlar

    começaram ELE/ELA=Pretérito mais-que-perfeito

    a crônica é um texto curto em prosa onde a principal característica é relatar acontecimentos cotidianos de forma cronológica, daí seu nome.

    Esse tipo de texto é muito veiculado nos meios de comunicação, por exemplo, jornais e revistas.

  • Crônica: texto literário breve, trama quase sempre pouco definida e motivos geralmente extraídos do cotidiano imediato. Texto tipicamente narrativo.

  • rumo à pmba 2065, quando resolverem fazer concurso

  • O maior cronista brasileiro escreve o quê?

  • esse textão pra falar que os ladrões estão soltos e nós cidadãos de bem presos. Que doidera hein??

    Realmente trata-se de uma crônica pois há um relato de algo real que vivemos mas abordado de uma forma diferente e que gera em nós uma reflexão...

  • o texto conta uma historia, portando é um tipo narrativo.

    o gênero é crônica, porque conta de maneira critica uma história pois podemos inferir do texto que os moradores dos

    condomínios estão presos e os ladrões soltos.

  • QUE MORADIA HEIN... DEUS ME LIVRE! KKKK

  • Só não é a letra A porque a pergunta da questão pede o "gênero" e não o tipo textual.