-
Gabarito: D) Os primeiros séculos de contato entre brancos e índios revestiram-se de alguma amabilidade, pois, os interesses dos colonizadores com o passar do tempo mudaram radicalmente em relação ao dos indígenas
-
Gabarito: Letra D
A convivência dos índios só não foi pior por intervenção dos jesuítas, mas ainda assim houve uma submissão
-
Massacre indígena na atualidade ? aonde isso ?
-
Lucas Romano,
Também errei, pois achei estar errada a alternativa C por causa da CF de 88, mas é válido lembrar dos massacres ocorridos em terras indígenas por latifundiários e exploradores de madeira nos tempos atuais.
-
os interesses nunca mudou sempre foi e sera exploração
-
A letra "D" não está totalmente errada, levando e consideração que até meados de 1530 a relação branco/nativo era "boa", tendo em vista que o branco precisou manter essa relação para que conhecesse bem as terras e então desativar a posteriori necessidade de dependência do indígena. Após se se familiarizar com o território, a casa caiu para a indiarada!
-
é melhor esquecerem essa questão...
-
essa questão bugou totalmente a minha mente...
-
Letra D está incorreta porque fala nos primeiros SÉCULOS, e na verdade foram os primeiros ANOS.
-
não se revestem de amabilidade.
-
Desde o Brasil pré-colonial, a intenção dos portugueses era explorar os indígenas, o que não ocorreu devido sua grande resistência e as instituições eclesiásticas (missões jesuítas), esta ultima os julgavam como almas puras que deveriam ser catequizados.
-
Letra D.
Houve uma relação de Amabilidade? Sim, teve, as trocas de escambos é um exemplo, não havia escravidão, mas uma troca; um acordo entre eles. Porém apenas nos primeiros ANOS de contato, a questão fala em SÉCULOS, o que a torna incorreta.
-
A QUESTÃO D ESTÁ ERRADA POIS FALA - Os primeiros séculos de contato entre brancos e índios revestiram-se de alguma amabilidade.
OS PRIMEIROS CONTATOS FORAM AMIGÁVEIS E NÃO OS PRIMEIROS SÉCULOS. POIS O ÍNDIO FOI ESCRAVIZADO..
-
A)Além da submissão à exploração colonial, dos sucessivos confrontos armados e da expulsão de suas terras, os indígenas também foram destruídos pelas doenças trazidas pelos conquistadores
→submissão: Que contém ou diz respeito à submissão: modo de pensar submisso. Que se encontra numa posição inferior. Que tende a ser obediente; dócil.
Bom, agora é a banca contra o dicionário, pois eu nunca li em livro algum que os índios eram submissos aos colonizadores, ou se submetiam à exploração colonial, muito pelo contrário, os indígenas muitas vezes entravam em conflitos com os portugueses, um exemplo é Guerra dos Barbaros no recôncavo baiano.
-
Questão ridícula, tendenciosa. Onde tem índios sendo "massacrados" atualmente?
Acertei só pq sei q de jeito nenhum houve amabilidade entre índios e brancos no início da colonização e pq desconfiei que o elaborador da questão deu sua opinião na letra C.
-
Os primeiros contatos foram amigáveis e não os primeiros séculos, tá aí o erro da alternativa D
Comentando sobre a afirmação polêmica da alternativa C: muitas tribos indígenas hoje, principalmente ali no Amazonas, entram diariamente em conflito com garimperios e grandes proprietários de terras, tais conflitos que decorrem da morte de muitos índios não é divulgada na mídia tradicional, por isso da dificuldade do pessoal entender que mesmo após passado tanto tempo, ainda muitos índios são vítimas de ataques de pessoas de nossa cultura motivados por interesses econômicos.
Por outro lado, não é difícil achar informação relacionadas a esses conflitos, vários artigos científicos produzidos por nossas universidades e trabalhos acadêmicos denunciam como os índios são tratados em nosso país, principalmente na disputa de terras.
-
Os descobrimentos da América, por Cristóvão Colombo em 1492 e, do Brasil , por Cabral em 1500 ficaram na história do mundo ocidental como grandes feitos de inegáveis efeitos positivos para os europeus.
Imbuídos da certeza de sua superioridade étnica e cultural, os caucasianos europeus não só dominaram como também destruíram gentes e culturas locais com as quais entraram em contato. Tanto na América quanto na África e na Ásia.
A busca dos europeus por mercados e novas mercadorias para o lucro das coroas e dos comerciantes levou à espoliação e escravização de nativos. Além disso, desprovidos de anticorpos para as mazelas que acometiam os conquistadores, comunidades nativas inteiras morreram de tifo, difteria, gripe, sarampo, sífilis e outras doenças infectocontagiosas que também tinham altas taxas de mortalidade na Europa.
A proposta da questão exige leitura atenta pois pede que seja assinalada a alternativa com afirmativa FALSA. Ou seja, o raciocínio é inverso ao que se pede normalmente em questões de múltipla escolha.
A) INCORRETA- Os nativos não tinham defesas orgânicas para as doenças trazidas pelos conquistadores. Por isso, uma simples gripe poderia dizimar uma comunidade inteira.
B) INCORRETA- A busca violenta por produtos comerciáveis levou à guerras com os nativos que não dispunham de tecnologia de armamentos capazes de vencer a pólvora dos europeus.
C) INCORRETA- as altas taxas de mortalidade dos nativos começou desde que os portugueses chegaram ao Brasil e ainda hoje continuam pela invasão das terras indígenas e a destruição de seu habitat : a floresta.
D) CORRETA- A afirmativa diz que nos primeiros séculos de ocupação a relação entre nativos e portugueses foi amigável. E isso não é correto. Poder-se-ia dizer que nos primeiros ANOS a relação foi amigável, por conta do escambo de pau brasil. Depois de 1530 a situação modifica-se.
E) INCORRETA - O escambo interessou inicialmente os nativos na medida em que ao trocar o pau-brasil recebiam produtos que, para eles, eram desconhecidos e exóticos. Por conseguinte, com valor .
RESPOSTA: D
-
vale apena ler sobre atualidades indígenas !!
-
essa questao nao procede mano na atualidades isso nao acontece kd a funai que proteje os indios a unica ai que fazia sentido e a letra C
-
Alternativa C muito subjetiva
-
Galera deveria incluir a situação dos indígenas nos estudos de atualidade pois nada sabem sobre os massacres que vêm ocorrendo e ainda ficam reclamando nos comentários.
-
o erro está em "primeiros seculos"
-
Morticínio: substantivo masculino Grande massacre de pessoas e/ou animais; matança. Número expressivo de mortes
Amabilidade: Qualidade ou característica de quem é amável, delicado ou gentil; afabilidade, delicadeza, gentileza
-
C- O processo de massacre aos indígenas teve início no período colonial, manteve-se pela fase imperial e continuou pelo período republicano, não sendo raro na atualidade
Meio forçado o massacre de indigenas na atualidade né
Gab D correta
-
Banca de lixo. Tomara que não pegue mais nenhuma prova.
-
1- os índios ainda sofrem ataques até os dias atuais. A palavra massacre assustou, porém é sinônimo de atacar em massa = índios, vivem em tribos!
2- o contato pacifico foi somente até a efetiva colonização. Após houve escravização dos indígenas o que levou tb a desentendimentos Missões x Senhores. Isso foi resolvido com Estácio de Sá, governador geral, que forneceu escravos através do tráfico negreiro.
-
Os primeiros contatos foram positivos e possíveis em razão do escambo. Os conflitos passaram a existir quando os indígenas começaram a resistir à exploração da madeira.
-
Acho que essa questão não tem opção correta, e sim opção mais perto de ser certa. Se fosse em uma prova ei chutaria letra "d".
-
Pelo visto a banca desconhece o conceito de MASSACRE!
Massacre
substantivo masculino
- 1.
- morte (de pessoa ou animal) provocada com crueldade, especialmente em grande número, em massa; chacina.
- 2.
- FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE
- ato ou efeito de apoquentar ou de torturar mentalmente; afligir, cansar, estafar.
-
Eu errei essa questão no concurso de 2020..
-
Questão tendenciosa .
-
não é os primeiros séculos , poderia se dizer primeiros contatos ou anos .
-
Essa é de meter o dedo no c* e rasgar, questão ridícula.
-
Questão estranha... Traz opinião pessoal na letra C. Não caberia anulação?