-
GABARITO: LETRA A
I. O texto pode ser considerado, predominantemente, expositivo-argumentativo.
II. O primeiro período do texto é uma sequência narrativa, devido à progressão temporal sugerida pelos tempos verbais empregados no trecho → incorreto, o texto possui cunho informativo e começa com uma sequência informativa e não narrativa.
III. As duas perguntas finais do texto, por se dirigirem diretamente ao leitor, utilizando verbos no modo imperativo, são consideradas sequências injuntivas → incorreto, temos uma sequência com pergunta retóricas e ambos verbos em destaque estão no presente do indicativo: Quem controla a ANS nas autorizações dos aumentos? Em que índices ela se baseia?
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
RESUMO SOBRE TIPOLOGIA TEXTUAL, Conceitos dados por Carlos Zambiele (ex professor A Casa do Concurseiro):
Informativo: texto com predominância de informações técnicas sem ser tendencioso (opinativo). Ex. A ex-presidente Dilma sofreu impechament após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.
Descritivo: texto em que predomina a riqueza de detalhes. A ex-presidente Dilma - acompanhada dos amigos Lula e Chico e Buarque (trajando vermelho e com aparência cansada) - sofreu impechament após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.
Injuntivo: Bula de remédio ou mesmo frases como "chegue cedo", "traga identidade".
Dissertativo: predomina a presença de IDEIAS + DEFESAS (delas). A ex-presidente Dilma - marionete de Lula, criador do PT e acusado de manipulações veladas - sofreu impechament após a constatação de pedaladas fiscais praticadas pela Petista ao longo do exercício do cargo.
Narrativo: predominância de uma história. Isso exige: tempo, espaço e fechamento da narração. Ex. A presidente Dilma - julgada pelo Senado desde a última quinta-feira, cujo processo de impeacheament se baseia nas pedaladas fiscais praticadas pela líder perante a república federativa brasileira nos anos de 2010 e 2016 - deve sofrer a perda do cargo mais importante do poder executivo do Brasil.
-
Gostei dos exemplos, Robconcurseiro! Parabéns!
-
no dia da prova errei essa questão, hoje volto e acerto... vivendo e aprendendo
-
Só o item I está correto. É uma dissertação. O ítem II pode querer confundir o leitor despreocupado. Um período começa com letra maiúscula e termina em: ponto final; interrogação; exclamação e três pontos.
-
A saúde dos usuários do SUS está na UTI e a ANS (Agência Nacional de Saúde), que controla o índice anual do aumento dos planos de saúde particulares, tem contribuído com o caos. Nos últimos cinco anos, os planos aumentaram 75%. Com o reajuste previsto de 2018, o acréscimo promete alcançar quase 100%, em relação a 2013. Os usuários dos planos particulares os têm abandonado for falta de recursos, e assim aumentam as filas do SUS. Quem controla a ANS nas autorizações dos aumentos? Em que índices ela se baseia?
Explicação: É possível perceber a característica de texto argumentativo no início dele, pois é possível ver marca de opinião do autor na parte grifada em azul. Tudo que vem depois são elementos para confirmar aquela opinião dada no início.
GABARITO: LETRA A
-
eu sabia a resposta ,e marquei o gabarito errado. Que me r da
-
I. O texto pode ser considerado, predominantemente, expositivo-argumentativo. (Pode ser percebido aqui= A saúde dos usuários do SUS está na UTI (argumentativo) e a ANS (Agência Nacional de Saúde), que controla o índice anual do aumento dos planos de saúde particulares, (expositivo) tem contribuído com o caos. (argumentativo)
II. O primeiro período do texto é uma sequência narrativa, devido à progressão temporal sugerida pelos tempos verbais empregados no trecho. (Não há progressão temporal = A saúde dos usuários do SUS está na UTI e a ANS (Agência Nacional de Saúde), que controla o índice anual do aumento dos planos de saúde particulares, tem contribuído com o caos.)
III. As duas perguntas finais do texto, por se dirigirem diretamente ao leitor, utilizando verbos no modo imperativo, são consideradas sequências injuntivas. (Quem controla a ANS nas autorizações dos aumentos? Em que índices ela se baseia?)
-