A Atenção Primária é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. Alternativa A está errada.
O foco da Atenção Básica não é a regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial, mas sim, a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Alternativa B está errada.
A alternativa C está correta pois caracteriza a atenção básica como já descrito, principalmente, na correção da alternativa A.
A Atenção Básica não requer especialidades, isso se destina ao atendimento secundário, ambulatorial. Alternativa D está errada.
Como já dito anteriormente o foco da atenção básica não é a regulação de acesso, mas sim atender todos os casos e só referenciar aqueles não tratáveis na unidade básica. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra C
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.