A) é dependente da modalidade
NASF 1: 200h semanais, sendo o mínimo 20h e no máximo 80h por categoria;
NASF 2:120h semanais, sendo o mínimo 20h e no máximo 40h por categoria;
NASF3:80h semanais, sendo o mínimo 20h e no máximo 40h por categoria;
B) As categorias profissionais devem ser definida pelo gestor local, mas todos devem ser de ensino superior. A alternativa descreve a equipe mínima para a ESF. Esses profissionais não fazem parte da categoria profissional do NASF, para não ter duplicidade de serviço ofertado.
C) O NASF -AB: trabalha para compartilhar SABERES oferecendo matriciamento.
D) correto, o serviço só é realizado a pedido da equipe de referência.
E) Essa atribuição é dos ACS E ACE.
No Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) podem ser contratados com carga horária de 20 horas semanais os médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Alternativa A está errada.
No Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) o número e tipo de profissionais pode variar entre as distintas formações: serviço social, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, medicina, entre outros. Alternativa B está errada.
O Nasf é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes. Fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais. Alternativa C está errada e a letra D está correta.
A Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) tem dentre suas atribuições cadastrar, preencher e informar dados através do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica vigente. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Práticas Farmacêuticas no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf AB) [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.