SóProvas


ID
3405214
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Teste de Coombs é um importante exame laboratorial para diagnóstico diferencial de determinadas doenças, analise as afirmativas abaixo.

I. O Teste de Coombs direto avalia as células vermelhas do sangue, verificando se há anticorpos ligados às hemácias e se esses anticorpos são derivados do próprio sistema imune da pessoa ou recebidos por transfusão. É habitualmente solicitado em situações de transfusão.
II. O Teste de Coombs indireto é capaz de avaliar o plasma do sangue e identificar os anticorpos ali presentes. Assim, é capaz de detectar anemias hemolíticas autoimunes.
III. Na realização do Teste de Coombs direto é importante lavar as hemácias, pois, outras globulinas presentes no plasma podem neutralizar o soro antiglobulina, provocando falsos resultados.
IV. A geleia de Wharton presente no sangue coletado de cordão umbilical é responsável por interferências no Teste de Coombs direto.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I - ERRADO. O teste de coombs direto não faz parte da rotina de exames pré-transfusionais. Ele é realizado em casos de suspeita de hemólise imune, uma vez que detecta anticorpos ligados à membrana eritrócitária.

    II - ERRADO. O coombs indireto pesquisa anticorpos irregulares no plasma, decorrente de alguma sensibilização prévia com determinado antígeno de importância transfusional. Não tem a capacidade de diagnosticar anemias autoimunes, mas sim o coombs direto.

    III - CERTA. A lavagem das hemácias é importante para remover todo resíduo de plasma, anticorpos livres e outras proteínas, evitando resultados falsos.

    IV - CERTA. A geleia de Wharton é um tecido mucosa que protege e isola os vasos sanguíneos do cordão umbilical e pode interferir no exame de coombs direto.

  • corrigindo II do comentário de Thaís:

    -->pode ser no soro ou no plasma