SóProvas


ID
3407134
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura organizacional que combina as vantagens da especialização funcional com o foco e responsabilidades da departamentalização do produto, ou divisional, é conhecida como estrutura

Alternativas
Comentários
  • Departamentalização por Matriz (Departamentalização Matricial ou “em Grade”)

    É um tipo de departamentalização híbrida em há a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa (múltipla subordinação). Trata-se de um tipo de departamentalização que não leva em consideração o princípio da unidade de comando (proposto por Fayol). Isso porque o empregado fica subordinado a dois ou mais gerentes de diferentes departamentos. Normalmente, essa “dupla subordinação” é decorrência da fusão da departamentalização funcional com a departamentalização por projetos

    Vantagens:

    - Maior aprimoramento da capacidade técnica da equipe.

    - Coordenação mais coerente das equipes.

    - Maior grau de especialização das atividades.

    - Maior otimização na utilização dos recursos.

    - Melhor cumprimento dos prazos e dos orçamento previstos.

    - Melhor atendimento aos clientes.

    Desvantagens:

    - Conflito de comando entre os gerentes funcionais e os gerentes de projetos: ocorre a duplicidade de autoridade sobre um mesmo empregado.

    - Conflito de interesses entre os gerentes funcionais e os gerentes de projetos. 

    - Dificuldade de coordenação interdepartamental (entre os departamentos).

    - Dificuldade em definir claramente as atribuições e as responsabilidades

    Q1122932

    Q875934

    Q660997

    Q52053

    Fonte:Estrategia

  • A estrutura matricial geralmente combi a funcional com projeto ou processos com produtos, mas também pode ser a combinação de quaisquer tipos de estruturas organizacionais. Resumindo, se combinar 2 tipos de estruturas já pode ser considerada matricial.

  • É um tipo de departamentalização híbrida em há a sobreposição de dois ou mais tipos de

    departamentalização sobre a mesma pessoa (múltipla subordinação).

    Não leva em consideração o princípio da unidade

    de comando (proposto por Fayol) isso porque o empregado fica subordinado a dois ou mais

    gerentes de diferentes departamentos.

  • A estrutura matricial ou em grade é híbrida, isto é, combina 2 tipos de departamentalização em uma só( geralmente a funcional com a de projetos). No entanto, nada impede que outras junções aconteçam. É bom lembrar que em tal estrutura não se respeita a figura da unidade de comando de fayol, pois nela está presente a dupla subordinação. Por fim, observa- se que a forma mencionada tem capacidade de lidar com ambientes complexos e mutáveis.

  • A estrutura organizacional é o resultado de diversos aspectos de autoridade, de comunicação interna e de departamentalização nas empresas. Existem diversos tipos de estrutura organizacional ou desenho estrutural da organização, os principais são:

    Linear ou Hierárquica – Nessa estrutura, a autoridade está centralizada em apenas um cargo. Essa estrutura adapta-se melhor em ambientes mais estáveis. Porém, possui a desvantagem de a estabilidade e a constância das relações formais levarem à rigidez e à inflexibilidade.

    Linha-Staff - Essa arquitetura caracteriza-se por possuir uma estrutura hierarquizada, a exemplo da estrutura em Linha, e por possuir, também, uma estrutura de assessoramento, apoio e recomendação. Essa arquitetura é bastante comum entre as empresas. Ela caracteriza-se pela presença de uma liderança hierárquica única, a qual é assessorada por diversas estruturas de Staff as quais devem ser independentes em sua atuação, com liberdade de opinião.

    Baseada em Projetos – Nesse modelo, existe uma equipe destacada para executar um determinado projeto. Com isso, a organização foca recursos, em separado, para a execução de cada projeto, formando-se unidades independentes, cada uma dirigida por um gerente (ad-hoc). A este é conferida plena autoridade sobre o projeto, podendo servir-se dos recursos materiais e humanos existentes ou adquiridos fora da organização.

    Sequencial – A literatura não é clara quanto a esse tipo de arquitetura organizacional. Porém, podemos subtender que uma estrutura organizacional “em sequência" organiza-se para executar suas atividades uma após a outra, em uma ordem pré-definida. Essa estrutura estaria mais relacionada a uma arquitetura por processos. Portanto, não poderia ser o gabarito da questão.

    Matricial – Essa estrutura é um modelo misto. Para RENNO (2015), ela compõe-se, ao mesmo tempo, de uma estrutura funcional (organizada por função, como marketing, finanças ou logística) com uma estrutura horizontal (normalmente se refere a um projeto ou um produto). Essa estrutura é multidimensional em que as unidades de trabalho são os projetos e os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. A organização de cada projeto é temporária. Essa estrutura apresenta maior versatilidade e otimização dos recursos humanos, porém não há unidade de comando, pois a autoridade é dual, o que dificulta a coordenação da organização e é potencial foco de conflitos. Portanto, esse é o gabarito da questão em análise.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".

    FONTE:

    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
  • Departamentalização matricial é a combinação das formas de departamentalização funcional com a de projetos ou com a de produtos e serviços, na mesma estrutura organizacional. Assim, a funcional é verticalizada e a , por projetos ou por produto ou serviço é horizontalizada, ambas se superpondo.

    Portanto, item correto.

  • Aí vai um resumo das Estruturas Organizacionais

    ESTRUTURA LINEAR

    Autoridade centralizada apenas em um cargo, superior tem autoridade única.

    Exemplo: exército

    ESTRUTURA FUNCIONAL

    É dividida de acordo com as tarefas e funções organizacionais, como finanças, marketing, recursos humanos etc...

    ESTRUTURA DIVISIONAL

    Nessa estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela. É caracterizada pela criação de unidades denominadas centros de resultados que operam com relativa autonomia, inclusive apurando lucros ou prejuízos para cada uma delas.

    ESTRUTURA MATRICIAL

    É um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.

    →Função de duas estruturas( funcional e por projetos) matriz;

    → Presença de autoridade dual, não há unidade de comando na estrutura (2 chefes).

    ESTRUTURA EM REDE

    É um modelo que assegura maior flexibilidade, associada a maior eficiência, motivação e competitividade em escala global;

    ESTRUTURA SIMPLES

    É composta de uma cúpula estratégia pequena e de um núcleo operacional. O caso mais comum é o da pequena empresa (pouco controle e formalização);

    ESTRUTURA DIVISIONALIZADA: Conglomerado de empresas (um conjunto de organizações);

    ADHOCRACIA

    Essa configuração é a mais adequada para as empresas envolvidas em setores dinâmicos, como o aeroespacial, o de consultoria e o cinematográfico.

    Não existe uma estrutura fixa mas diversos profissionais altamente treinados, que são agrupados de acordo com uma necessidade específica ( por isso o termo ad hoc), portanto existe uma estrutura por projeto, são orgânicas, flexíveis e dinâmicas.

    GABA "e"

    Folow me: @_Rosyane_Nunes_concurseira

  • Gabarito E

    MATRICIAL 

    A Estrutura Matricial (organização em grade) tem como proposta satisfazer ambas as necessidades: de coordenação e de especialização. Seu OBJETIVO é o de obter o maior rendimento possível. Esta é a forma mais utilizada especialmente em grandes empresas.

    CARACTERISTICAS: contextos de alta instabilidade, formando equipes temporárias para cada tipo de tarefa.

    Vantagens

    •       Potencializa as vantagens decorrentes da estrutura funcional + divisional.

    •       Pode reduzir a multiplicação de recursos (melhorar a eficiência).

    •       Permite maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente mutável.

    •       Facilita a cooperação interdisciplinar entre departamentos.

    •       Promove o CONFLITO CONSTRUTIVO entre os membros da organização

    •       MAIS FACILIDADE EM CONTROLAR OS RESULTADOS.

    Desvantagens

    •       A dupla subordinação ou duplicidade de autoridade (chefes funcionais e divisionais).

    •       ESTRUTURAL COMPLEXA, com focos de conflito e desequilíbrios de poder entre os dois lados da matriz.

    •       Perda excessiva de tempo em reuniões para discutir problemas e solucionar conflitos.

    •       Muita dificuldade para apurar responsáveis por problemas.

  • Gabarito: E

    A estrutura matricial (ou organização em grade) combina dois tipos de departamentalização, sendo normalmente a funcional com projeto, processos ou produtos.

    Ou seja: toda estrutura que combinar dois tipos de departamentalização em um só poder ser chamada de matricial!

    _________________________________________________________________________________________________

    Fonte: Estratégia

    Qualquer erro podem avisar no privado!

    Namastê