SóProvas


ID
3407299
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-5° Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Palco da polêmica em torno da prisão de quatro ambientalistas acusados de incendiar uma área protegida na  Amazônia,  o  povoado  de  Alter  do  Chão,  no  Pará,  vive,  nos  últimos  anos,  uma  forte  disputa  em  torno  do  modelo  de  turismo na região. 
Internet: <www.bbc.com> (com adaptações). 

No que se refere ao tema abordado no texto acima e a assuntos correlatos, julgue o item .



A região de Alter do Chão, distante de núcleos urbanos importantes, está isenta de conflitos fundiários e de pressões imobiliárias, comuns a outras localidades do Pará.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - ERRADO

    https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/11/28/de-soja-a-briga-pelo-turismo-tensao-envolvendo-ongs-ja-dura-decadas-em-alter-do-chao.ghtml

  • Palco da polêmica em torno da prisão de quatro ambientalistas acusados de incendiar uma área protegida na Amazônia, o povoado de Alter do Chão, em Santarém (PA), vive nos últimos anos uma forte disputa em torno do modelo de turismo na região.

    Na tarde desta quinta-feira (28/11), a Justiça determinou a soltura dos quatro ativistas, integrantes da Brigada de Alter do Chão, grupo que ajuda a combater incêndios florestais na região.

    De um lado, famílias poderosas e empresários locais defendem a construção de grandes hotéis e resorts à beira do rio Tapajós, conhecido pelas águas cristalinas e pelas praias de areia branca.

    De outro, movimentos sociais e ONGs ambientalistas — como as vinculadas ao grupo que foi preso — advogam um turismo de menor impacto, que preserve as características da região e impeça a expulsão de comunidades tradicionais.

    Esse embate é o pano de fundo da prisão dos integrantes da Brigada, diz à BBC News Brasil o cientista social Maurício Torres, ex-morador de Alter do Chão e professor da Universidade Federal do Pará (Ufpa), em Belém.

    Especialista em conflitos territoriais no Pará, Torres diz que a lógica das disputas em Alter do Chão é distinta da que se observa em muitas outras partes da Amazônia.

  • Assim como ocorre em outras áreas da Amazônia, garimpos, desmatamentos ilegais e grilagem de terras são fenômenos comuns em várias regiões do estado do Pará. A questão fundiária, inclusive, é uma das mais problemáticas para a população paraense, inclusive em municípios como Alter do Chão.

    Resposta: Errado

  • Alter do chão fica em Santarém, cidade Polo e importante para o Estado do Pará, gabarito ERRADO

  • Ponto pra mim que moro por aqui rsrs

  • Procurar hotéis em Belém e regiões próximas me fez acertar a questão. hahah