SóProvas


ID
3407311
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-5° Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n.º 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos  agentes  públicos  nos  casos  de  enriquecimento  ilícito  no  exercício  de  mandato,  cargo,  emprego  ou  função  na  administração  pública  direta,  indireta  ou  fundacional  e  dá  outras  providências.  Quanto  às  normas  estipuladas  pela   Lei  n.º  8.429/1992  e  a  suas  alterações,  julgue o item. 



Para que seja instaurada investigação destinada a apurar  a  prática  de  ato  de  improbidade,  deve  haver representação específica assinada por autoridade administrativa competente que ocupe cargo de igual ou  maior hierarquia que o do acusado. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito. Errado.

    Lei 8429/92. Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • GABARITO: ERRADO

    Do Procedimento Administrativo e do Processo Judicial

    ↪ Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    ⇉  LEI No 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

  • (E)

    Outras que ajudam:

    Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: PC-ES

    Com relação à Lei de Improbidade Administrativa, julgue o item subsequente.

    Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade, sem prejuízo de representar também ao Ministério Público.(C)

    Banca: AOCP Órgão: UFBA

    Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.(C)

    Banca: QUADRIX Órgão: CFBIO

    A representação, à autoridade administrativa competente, para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade poderá ser realizada por qualquer pessoa. (C)

  • Gabarito: Errado

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

  • Instauração de investigação= Qualquer pessoa.

    Ação principal= MP OU Pessoa jurídica interessada.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito errado para os não assinantes. Como os colegas já bem explicaram acima qualquer pessoa pode representar. Faço algumas observações abaixo a fim de agregar conteúdo.

    Informativo 607 STJ

    A sentença que concluir pela carência ou pela improcedência de ação de improbidade administrativa está sujeita ao reexame necessário,com base na aplicação subsidiária do CPC e por aplicação analógica da primeira parte do art. 19 da Lei no 4.717/65.

    ►Remessa necessária = reexame necessário = segunda apreciação

     "É pacífico o entendimento no STJ de que o Código de Processo Civil deve ser aplicado subsidiariamente à Lei de Improbidade Administrativa. Assim, é cabível o reexame necessário na Ação de Improbidade Administrativa, nos termos do artigo 496 do CPC/2015." (REsp 1613803/MG, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 16/02/2017, DJe 07/03/2017).

    Ainda: Pontos que costumam cair nas provas:

    ►''São imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.

    Nesse tipo de questão o CESPE terá que dizer se houve dolo ou culpa para que possamos classificar como prescritível ou imprescritível. Para o STJ e TCU continua sendo tudo imprescritível.

    ►não existe TAC (transação, acordo, conciliação) nos atos de improbidade administrativa;

    ►não existe foro privilegiado para quem comete o ato de improbidade administrativa;

    ► improbidade administrativa própria: o agente público age sozinho;

    ►improbidade administrativa imprópria: o agente público age em conjunto com o particular (*particular sozinho não comete ato de Improbidade Adm.); 

  • Desde 2019 já é possível fazer acordos na improbidade administrativa (lei 13964/19).

  • ...deve haver representação específica assinada...

  • obs. com advento da lei 13.964/19 ( lei anticrime), agora é possível a celebração de acordo de não persecução cível, nos termos da lei.

  • ERRADO

  • Gente.... não esqueçam a novidade legislativa trazida pelo Pacote Anticrime no ART 17 §1º que resumidamente trás a possibilidade de acordo de não persecução civil para as ações de improbidade administrativa.

    Assim, hoje, não podemos mais afirmar que não cabe acordo para ações de improbidade administrativa.

  • Gabarito: Errado!

    Qualquer pessoa!!!

  • Representar: qualquer pessoa art. 14

    Ajuizar: MP ou Pessoa Jurídica interessada art. 17

    Enriquecimento ilícito - quem é beneficiado é AGENTE PÚBLICO

    Lesão ao erário - quem é beneficiado é um TERCEIRO

    Atentar contra a Administração Pública - Ocorre violação a algum princípio da ADM Pública

  • GABARITO: ERRADO

    CAPÍTULO V

    Do Procedimento Administrativo e do Processo Judicial

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    FONTE:  LEI Nº 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.  

  • Gabarito. Errado.

    Lei 8429/92. Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    Instauração de investigação= Qualquer pessoa.

    Ação principal= MP OU Pessoa jurídica interessada.

  • A banca pede que o candidato julgue o item com relação a improbidade administrativa, prevista na Lei nº 8.429/92.

    A assertiva preceitua que: "Para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade, deve haver representação específica assinada por autoridade administrativa competente que ocupe cargo de igual ou maior hierarquia que o do acusado."

    Afirmativa incorreta, isso porque não é necessário que a representação seja por autoridade competente, que ocupe cargo de igual ou maior hierarquia que o do agente improbo. Na verdade, qualquer pessoa pode fazê-lo. Inteligência do art. 14, caput, da Lei n. 8.429/92:

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    Gabarito: Errado.

  • @Saritta Nicolly, os acordos cíveis na LIA não são novidade na LEGISLAÇÃO, cuidado! Você pode induzir alguém a erro.

    Eles já existiam, agora só tem outro nome. Eles foram muito praticados em acordos de leniência na lavajato!

    De uma olhada nesta matéria do Conjur.

    .....Já o advogado Igor Tamasauskas, que também  em suas negociações com a “lava jato”, é mais cético. “A previsão em lei vai quebrar a pouca resistência que ainda havia aos acordos, mas não vai ter muitos efeitos práticos”, afirma.

    Segundo ele, a redação antiga do parágrafo 1º do artigo 17 já havia sido “derrogada” pela prática. Tanto a Lei Anticorrupção quanto a Lei de Mediação já permitiam acordos e nenhuma delas fazia qualquer restrição às ações de improbidade.

    O problema, diz Tamasauskas, é que a nova lei deu mais um nome ao mesmo instituto. A Lei Anticorrupção fala em “acordo de leniência”; a Lei de Mediação fala em “autocomposição”; e agora o “pacote anticrime” criou o “acordo de não persecução cível”.

    “Na prática, deu mais um componente de confusão, porque é mais um nome a um assunto que já é tratado de forma tangencial por outras leis. Isso só mostra a resistência do legislador brasileiro em debater o tema”, analisa o advogado. “Esse tema merece uma reflexão legislativa mais bem feita.”

    FONTE: Conjur

    PERTENCELEMOS!

  • Errado

    Lei nº 8.429/92

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

     Qualquer pessoa poderá comunicar à autoridade administrativa a prática de atos de improbidade administrativa.

  • A questão exige conhecimento do teor do artigo 14, caput, da Lei 8.429/92. Vejamos:

    Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

    Observe que o dispositivo legal transcrito acima autoriza que qualquer pessoa possa representar à autoridade administrativa competente para instaurar processo de investigação sobre condutas de improbidade, não sendo exigida a representação específica mencionada na questão.

    Gabarito do Professor: ERRADO

  • Gab.: E

    Instauração de investigaçãoQualquer pessoa.

    Ajuizar ação principalMP ou Pessoa jurídica interessada.

  • Não confundam a representação (art. 14, LIA) com o ajuizamento (art. 17, LIA).

    Enquanto no primeiro, qualquer pessoa pode representar acerca de Ato de Improbidade Administrativa; no segundo, dar-se-á apenas pelo MP ou Pessoa Jurídica interessada, "dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar." (art. 17, LIA).

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • Acertei pelo pensamento que qualquer pessoa ...

    Lei 8429/92. Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.