é preciso enfatizar que o feedback precisa ser contínuo, e não pontual. A pontualidade tem o pressuposto de ser analisada em tempo predeterminado. O feedback, ao contrário, precisa ser contínuo, sendo ativado sempre que a
necessidade exigir, não se limitando a uma “régua do tempo”.
Fonte: PDF Adriel Sá (Gran Cursos)
O feedback não se confunde com a avaliação de desempenho. A avaliação de desempenho é apenas uma das várias formas de realizar o feedback. Vamos entender isso por partes.
O feedback consiste na retroação acerca do desempenho do empregado realizada pelos colegas de trabalho e pelo superior imediato. O feedback é realizado de maneira contínuo. Vejamos, por exemplo, o que Idalberto Chiavenato dispõe sobre feedback:
Retroação é a informação de feedback sobre o desempenho de cada pessoa ou do grupo. O executivo deve retroalimentar seu pessoal com relação ao seu desempenho no sentido de guiá-los nas ações presentes e futuras. Não se trata de uma simples informação de mão única, mas uma troca de informações visando a uma avaliação conjunta dos resultados, das dificuldades, das restrições, das interdependências, dos acidentes de percurso etc. Os sistemas de retroação podem ser variados: desde sofisticados relatórios informatizados ou gráficos sobre variáveis de desempenho até trocas verbais diretas entre as pessoas e o gestor. Devem ser construídos no sentido de manter sempre as pessoas informadas a respeito de seu trabalho, dos resultados e do grau de alcance dos objetivos formulados. Avaliação do desempenho sem retroação não é avaliação. A avaliação se completa e realiza com a retroação. A retroação pode ser positiva ou negativa, dirigida a pessoas ou grupos, mas deve sempre ser compatível com a participação ativa das pessoas no processo, isto é, deve fornecer a cada pessoa ou grupo a possibilidade de uma contínua autoavaliação do seu desempenho. Quanto maior e constante a retroação, maiores serão a oportunidade e a condição para a pessoa desenvolver uma efetiva autoavaliação do seu próprio desempenho. (Idalberto Chiavenato, Administração Geral e Pública: provas e concursos, p.153-154)
Perceba que não existem datas programadas para realização do feedback, por isso o enunciado erra ao afirmar que o feedback deve ser realizado semestralmente ou anualmente. Não! O feedback deve ser feito de maneira contínua e não apenas durante a avaliação de desempenho.
Gabarito: Errado