SóProvas


ID
3407395
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-5° Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão de desempenho é o processo de criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas possam realizar o melhor de suas habilidades, a fim de alcançar as metas da empresa. No que se refere a esse tema, julgue o item.


Denomina‐se efeito halo a avaliação de uma pessoa a partir de uma única característica marcante, o que interfere na análise de outras características.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Efeito Halo: Conhecida pelas generalizações, com extrapolação pelo avaliador de um aspecto do avaliado.

    Bons estudos.

  • Correta

    Efeito Halo = É uma generalização. Generaliza avaliações positivas com base em poucos fatores observados.Tem a ver com a primeira impressão.

    Efeito HorN = É o oposto do halo. Generaliza avaliações Negativas com base em poucos fatores observados.

  • Algo interessante: As bancas por vezes falam do efeito halo como sendo toda e qualquer generalização positiva ou negativa e em outros casos atribuem o halo como generalização positiva e o horn como negativa.

    Uma dica para não confundir os dois, HALO: é o que o anjinho tem na cabeça, logo é a generalização boa, já HORN remete ao chifre do demônio, logo é a generalização ruim.

  • Efeito Halo => erro no processo de avaliação de desempenho por generalizar positiva ou negativamente uma característica marcante. Qnd a generalização é negativa, o efeito denomina-se Horn.

  • O enunciado apresenta uma excelente conceituação do efeito halo, um dos principais vieses ao realizarmos uma avaliação de desempenho. Vamos relembrar:

    Efeito halo, Efeito hallo ou efeito de estereotipação: Esse viés consiste em uma generalização exagerada do avaliado. O avaliador enquadra o indivíduo em todas as dimensões de maneira idêntica, apesar das diferenças de desempenho apresentadas. Com base em uma característica que o avaliado apresenta, o avaliador o classifica como tudo de ruim, tudo de bom ou mediano e ignora as especificidades de cada critério de avaliação. Vale pontuar que alguns autores subdividem esse viés em dois tipos: a) efeito halo – quando a generalização é benéfica ao avaliado (todos os fatores são tidos como “tudo de bom”), b) efeito horn – quando a generalização é prejudicial ao avaliado (todos os fatores são tidos como “tudo de ruim”).

    Gabarito: Certo

  • Gabarito: Certo

    A avaliação de desempenho, ainda que adequadamente planejada e implantada, está sujeita a erros e distorções, e o efeito halo, hallo, ou efeito estereotipação é um deles.

    De maneira simples, o avaliador enquadra o indivíduo em todas as dimensões de maneira idêntica, apesar das diferenças de desempenho apresentadas.

    Fonte: Meus resumos & PDF Direção Concursos.

  • O comentário do Micael Luiz diz tudo.