-
Acredito que a parte "alocação temporária de recursos" tenha invalidado a assertiva, pois o processo é contínuo e repetitivo. O recurso alocado no processo não é temporário.
Me corrijam se estiver errado, para meu próprio aprendizado.
-
Gabarito: Errado
Quando a tecnologia utilizada sofre mudanças e desenvolvimento revolucionários, a ponto de alterar profundamente o processo, este tipo de departamentalização peca pela absoluta falta de flexibilidade e da adaptação. Além de intensamente ligado à tecnologia, este tipo de agrupamento está também ligado ao produto/serviço produzido por meio de processo. Vale dizer que o processo é uma variável dependente da tecnologia empregada para produzir um dado produto/serviço.
DESVANTAGENS
1 - Quando a tecnologia utilizada sofre mudanças a ponto de alterar o processo, este tipo de departamentalização não é aconselhado, pois possui absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.
2- Por existir isolamento dos outros departamentos, podem ocorrer dificuldades de desenvolver novas formas integradas de administrar.
3- Com o mesmo problema encontrado na estrutura funcional, ocorre a redução da cooperação e comunicação interdepartamental, devido ao isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento tem seus próprios objetivos e prioridades, que sob pressão criam-se diversas barreiras e conflitos. Também são criadas limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.
4- Cada administrador no departamento de processos é especialista em apenas uma parte do processo, não sendo capaz de concluir um processo por inteiro, com isso, torna-se difícil uma substituição de um administrador, mesmo sendo de igual função, por um outro administrador de um processo diferente.
-
Alocação temporária de recursos = projeto.
-
ERRADO
-
Galera, a organização por processos é diferente da departamentalização por processos.
A organização por processos pode ter departamentalização por produtos, serviços, funcional e até mesmo por processos.
Na organização por processos, preza-se maior coordenação interdepartamental, a horizontalização das decisões e fomento de projetos (daí a alocação temporária de recursos).
Já a departamentalização por processos, os recursos são alocados conforme o processo produtivo. Por exemplo: na confecção de roupas, o setor A fica responsável por Corte, o setor B fica responsável por Costura, o setor C fica responsável por manutenção etc. Percebe-se, assim, a segregação dos setores departamentais da departamentalização por processo. Para integrá-los, podemos utilizar a organização por processo.
@qineditas_
bons estudos!
-
A Departamentalização por Processos ocorre de acordo com o fluxo de trabalho, suas etapas, em um sentido, para o cumprimento de uma meta. É como se pegássemos a produção de um bem e dividíssemos em etapas. Cada etapa é uma unidade organizacional. É mais encontrada nas grandes fábricas. Permite maior especialização, porém, quase que elimina a flexibilidade. O objetivo é aumentar a eficiência produtiva.
CESPE – MPU 2010: A gestão organizacional com base em processos pressupõe a estruturação da organização em torno do modo de realização do trabalho, com a preocupação voltada para o valor que cada atividade agrega à anterior. C.
CESPE – TJ AC 2012: A abordagem por processos considera que um processo é um conjunto de atividades ou comportamentos desenvolvidos e executados por pessoas ou máquinas para alcançar uma ou mais metas. C.
CESPE - 2018 - ABIN: A departamentalização por processos propicia otimizar o arranjo físico e o uso de recursos, embora se caracterize por baixa flexibilidade para mudanças organizacionais. C.
-
galera departamentalização por processo não traz intregação entre departamentos, pois cada setor e responsável por uma fase independente, tipo se vao produzir uma camisa, um departamento corta, outro custara, outro estampa e outro embala, cada um fica responsável por um único processo e portanto nao a integraçao entre eles o que gera uma desvantagem para esse tipo de departamentalizaçao
-
Companheiros, quando aparecer a expressão "temporária" ou outras parecidas (transitória, tempo determinado, prazo definido, etc.), o mais provável é que a referência seja a projetos.
-
-
Entre as vantagens da departamentalização por processos, encontram‐se a maior integração entre os diversos setores, a horizontalização das decisões (certo)
e a alocação temporária de recursos (errado, essa é a departamentalização por projeto)
E
-
Temporária é projetos.
-
Temporária- Projetos;
Constante e contínuo- Processos.
-
Pensa assim, se a empresa foi dividida em processos, como que a alocação de recursos vai ser temporária? Vai fazer uma vez só? Entretanto, pra departamentalização por projetos essa característica se encaixa perfeitamente...
Gabarito errado
-
ERRADA.
Entre as vantagens da departamentalização por processos, encontram‐se a maior integração entre os diversos setores, a horizontalização das decisões e a alocação temporária de recursos.
A alocação de recursos é permanente, pois o processo é cíclico.
-
Alocação temporária de recursos=projetos