SóProvas


ID
3408466
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.


A exploração da borracha fez parte da história econômica da Região Norte em dois importantes momentos ou “ciclos”, favorecidos, respectivamente, pela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Desde a segunda metade do século XIX, alguns brasileiros, sobretudo nordestinos, instalam-se na bacia do rio Acre, para se dedicar à atividade extrativista (matéria-prima da borracha obtido das árvores nativas do lugar). Sem conhecer ou se importar com títulos de propriedade, estes migrantes começam a ocupar as terras, cuja maior parte pertencia à Bolívia.

    A Bolívia, no entanto, jamais exercera ali sua soberania. A área entre os rios Javari e Madeira constava nos mapas locais como “tierras non descubiertas”... Este era o cenário na região enquanto a borracha era apenas um item exótico das exportações amazônicas. No entanto, as mudanças trazidas pela  borracha fizeram com que a região do Acre atraísse a atenção de governos e particulares. A partir disso surgiram vários conflitos.

    Resumo da ópera: Recebe o nome de Tratado de Petrópolis o documento firmado entre a Bolívia e o Brasil, em 17 de novembro de 1903. Esse tratado tornou oficial a anexação do atual estado do Acre ao território brasileiro.

    Fonte: site Infoescola

  • Ocorreram dois ciclos da borracha e os dois são muito cobrados nos concursos da região norte como um todo.

    O primeiro teve um curto período de duração e começou no final do século XIX e início do XX. Durante a primeira Guerra mundial, em 1914, o ciclo já entrara em declínio quase total. Durante o auge das extrações os seringueiros brasileiros penetraram em território boliviano e depois combates e tensões entre os seringueiros e os soldados bolivianos. Luís Galvez e Plácido de Castro são nomes centrais no processo de ocupação do território do Acre.

    Em 1903 a contenda foi resolvida por Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, que fundamentava-se em princípios de preservação da paz. Através do tratado de Petrópolis negociamos com a Bolívia algumas comutações de terras na fronteira, o pagamento de uma indenização e a construção da Ferrovia Madeira Mamoré, que foi concluída em 1912.

    O segundo Ciclo da Borracha ocorreu motivado pela Segunda Guerra mundial. Getúlio Vargas aproximara-se dos Aliados e enviou tropas da FEB e da FAB para combater na Europa sob o comando da 5° frota norte americana. Cadastrou no serviço de imigração os flagelados da seca, os alistou no exército e enviou em missão para Amazônia, para fornecermos o látex para o bloco. Neste contexto também é quanto foi fundadas bases militares dos Estados Unidos no Nordeste e na Amazônia, como a Base Militar construída em Macapá, que então era a capital do Território, e servia de apoio aos Aliados e para a defesa militar da Amazônia, por isso uma base foi construída em no município de Amapá e outra em Belém do Pará.

    Fordilândia fica no Pará, distrito do município de Aveiro, surgiu como o povoado de trabalhadores de um projeto empreendido pelo mega empresário Henry Ford, através da concessão de terras pelo governo do estado. Era um projeto agroindustrial para a produção e beneficiamento da borracha, no entanto os rigores da ocupação da Amazônia, como as epidemias de doenças tropicais como a Malária, levaram ao abandono do negócio.

    gab. B

    Fonte: Estratégia concurso