SóProvas


ID
3408739
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o processo de industrialização brasileiro, sua distribuição geográfica e demais características, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    A criação da Sudene no governo de Juscelino Kubitschek resultou da percepção de que, mesmo com o processo de industrialização, crescia a diferença entre o Nordeste e o Centro-Sul do Brasil.

  • Tarifa Alves Branco foi uma medida que incentivou a indústria brasileira durante o Império.

  • GAB: A

    Sobre a Sudene:

    Seu principal objetivo era encontrar soluções que permitissem a progressiva diminuição das desigualdades verificadas entre as regiões geoeconômicas do Brasil. Para tal fim, foram engendradas ações de grande impacto, tais como a colonização do Maranhão, os projetos de irrigação em áreas secas, o cultivo de plantas resistentes às secas, entre outras. Absorvida pelas administrações que se seguiram, durante a Ditadura Militar  foi tendo cada vez mais seu uso desviado dos objetivos iniciais, sendo considerada uma entidade que, além de não realizar os fins a que se propunha, era um foco de corrupção. Por conta disso e após uma sucessão de escândalos, em 1999 a imprensa iniciou um debate sobre a existência do órgão, extinto finalmente em 2001 por Fernando Henrique Cardoso

  • por muito tempo o Brasil concentrou suas industrias no centro sul. Vendo taxas baixas nas outras mesorregiões ao norte e nordeste, resolveu expandi a industrialização, para melhoria em diversos aspectos um dele a desigualdade social.

  • Apesar da transferência da capital para o Centro-Oeste, o Plano de Metas do governo JK acentuou a concentração do parque industrial no Sudeste, agravando os contrastes socioeconômicos existentes entre as regiões do nosso país.

    Um dos efeitos colaterais dessas desigualdades foi a intensificação das migrações internas, o que provocou o crescimento desordenado de grandes centros urbanos, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo.

    Assim, a fim de mitigar as discrepâncias sociais e industriais entre as diversas regiões do país, foi criada, em 1959, a SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), ainda sob a gestão de Juscelino Kubitschek.

    Resposta: A

  • A. A criação da Sudene no governo de Juscelino Kubitschek resultou da percepção de que, mesmo com o processo de industrialização, crescia a diferença entre o Nordeste e o Centro-Sul do Brasil. (CORRETA)

    A criação da Sudene resultou da percepção de que, mesmo com o processo de industrialização, crescia a diferença entre o Nordeste e o Centro-Sul do Brasil. Tornava-se necessário, assim, haver uma intervenção direta na região, guiada pelo planejamento, entendido como único caminho para o desenvolvimento.

    B. O programa de desenvolvimento industrial brasileiro foi concebido e orientado para exportação, a fim de melhorar a competitividade das indústrias, mas causou, também, o aumento da capacidade de concentração do poder econômico nas mãos das chaebols (conglomerado de empresas em torno de uma empresa-mãe sendo controladas por famílias mais influentes no país).( ERRADO)

    O programa de desenvolvimento industrial brasileiro foi concebido e orientado para o consumo INTERNO

    C. A Zona Franca de Manaus foi criada por um decreto-lei em 1988 e se destaca como maior produtora de automóveis do Brasil, sendo líder na produção de caminhões e ônibus. ( ERRADO).

    Zona Franca de Manaus (ZFM) foi idealizada pelo Deputado Federal Francisco Pereira da Silva e criada pela Lei Nº 3.173 de 06 de junho de 1957, como Porto Livre. Ainda no governo de  a Lei nº 3.173, de 6 de junho de 1957, criou uma Zona Franca na cidade de Manaus, que na verdade, somente foi efetivada 10 anos depois com o Decreto-Lei 288.

    D A Tarifa Alves, de 1929, implantada após a quebra da Bolsa de Nova Iorque, alavancou a industrialização nacional, já que aumentou as taxas aduaneiras para 30% sobre produtos importados sem similar nacional e 60% sobre produtos com similar nacional.(ERRADA)

    Tarifa Alves Branco foi uma medida que incentivou a indústria brasileira durante o Império!!

    Já com o Brasil definido como império e independente, as taxas praticadas sobre produtos estrangeiros estavam na casa dos 15% de impostos. Valor este que permaneceu ativo no Brasil entre os anos de 1828 e 1844. Foi então que o Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco decidiu revisar as taxas que eram cobradas. Alves Branco era advogado e economista, mas desenvolveu uma grande carreira de sucesso na política, ocupando diversos cargos de destaque no império.

    Tarifa Alves Branco recebeu o nome de seu criador e foi implementada no dia 12 de agosto de 1844. Tratava-se de uma tarifa alfandegária que aumentou as taxas de importação para a casa dos 30%, quando não havia similar nacional, e para a casa dos 60%, quando havia produto similar nacional. As novas determinações causaram impacto sobre cerca de três mil produtos e despertaram a insatisfação dos ingleses, acostumados com os privilégios na comercialização de seus produtos desde antes da independência do Brasil.

    BONS ESTUDOS!!!