SóProvas


ID
3408985
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir:


                    O assustador vírus incurável que está dizimando

                                    criações de porco na China

      As pandemias globais que causam impacto nos suprimentos de comida são especialmente assustadoras. A mais recente ameaça vem da febre suína africana, um vírus altamente contagioso, sem cura conhecida, e com uma taxa de sobrevivência quase nula para os porcos infectados.

      A boa notícia é que a doença (ainda) não é prejudicial à saúde humana. A má notícia é que isso provavelmente trará um prejuízo para o seu bolso. O epicentro da atual crise é a China, maior produtora e consumidora de carne suína do mundo. O país é responsável por mais da metade da população global de porcos.

      A China está lutando para conter a doença, que se espalhou para todas as partes do país desde agosto do ano passado.

      Porcos infectados com a febre geralmente morrem dentro de dez dias. Se um único porco tiver o vírus, todo o rebanho deve ser abatido. Os agricultores sofrem geralmente perdas financeiras substanciais neste processo.

      Ainda que o vírus da febre suína africana possa sobreviver por semanas ou meses em carne de porco crua e congelada, ele não é prejudicial aos seres humanos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal.

Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/26/o-assustador-virus-incuravel-que-esta-dizimando-criacoes-de-porco-na-china.ghtml. Acesso em: 04 mai. 2019.


Considerando o texto apresentado, percebe-se que os vírus possuem várias características que lhe são marcantes. Uma delas está relacionada ao fato de o vírus da febre suína africana ainda não prejudicar humanos. Qual característica dos vírus está relacionada a esse fato?

Alternativas
Comentários
  • Os vírus são altamente específicos utilizam o modelo chave - fechadura.

  • Além da coordenação e da subordinação, há outras formas de classificar a relação estabelecida entre duas frases, que, tradicionalmente, não são estudadas na gramática portuguesa. Entre essas relações encontra-se a justaposição, que nada tem que ver com coordenação ou com subordinação.

    Fonte: ciberduvidas.iscte-iul.pt