(A) Tecido Conjuntivo Frouxo (Aureolar): É o tecido mais comum, de consistência delicada, flexível e pouco resistente às trações. Sustenta estruturas sujeitas à pressão e a pequenos atritos. Em sua constituição estão todos os elementos estruturais do tecido conjuntivo, em quantidades equivalentes de células, fibras e substância fundamental. Todas as células vistas anteriormente estão presentes, porém as mais frequentes são os fibroblastos e os macrófagos. Ele tem como função preencher os espaços entre as fibras e feixes musculares, apoiar e nutrir o tecido epitelial, formar camadas ao redor dos vasos sanguíneos e linfáticos, etc. O ERRO DA QUESTÃO: A questão trata do tecido conjuntivo denso. Tecido menos flexível e mais resistente a trações do que o tecido conjuntivo frouxo. Possui a mesma constituição deste, porém há uma predominância acentuada de fibras colágenas e as células estão em menor número.
De acordo com o modo de organização de suas fibras constituintes, ele pode ser classificado em dois tipos: tecido conjuntivo denso não modelado e tecido conjuntivo denso modelado. O Tecido Conjuntivo Denso Não Modelado: Nesse tecido as fibras colágenas apresentam-se sem orientação fixa, ou seja, as e os feixes estão orientados em todas as direções, o que confere ao tecido resistência a trações exercidas em qualquer direção. Pode ser encontrado na camada reticular da derme. Tecido Conjuntivo Denso Modelado: Ao contrário do tecido conjuntivo denso não modelado, nesse tecido as fibras colágenas seguem uma orientação fixa, o que confere resistência a trações exercidas em um determinado sentido. Pode ser encontrado nos tendões e ligamentos.
(B) CORRETA
(C) No tecido ósseo são encontrados três tipos celulares, os osteócitos, os osteoclastos e os osteoblastos. Os osteócitos são as células encontradas nas lacunas (cavidades da matriz óssea) e se comunicam por prolongamentos através de canalículos presentes na matriz. Diferentemente do tecido cartilaginoso, no tecido ósseo, cada lacuna aloja somente uma célula. Os osteoblastos são células que sintetizam a parte orgânica da matriz óssea (colágeno tipo 1, proteoglicanos e glicoproteínas. Os osteoclastos são células móveis e grandes com muitas ramificações dilatadas que podem conter de 6 a 50 núcleos. originam-se de células precursoras mononucleadas provenientes da medula óssea que, quando em contato com o tecido ósseo, fundem-se para formar os osteoclastos multinucleados.
(D) A carboemoglobina é a junção da proteína com o dióxido de carbono. Isto ocorre devido ao "tampão respiratório", no qual a hemoglobina fica no estado de dexohemoglobina. Este ocorre quando a hemoglobina está ligada a um carbono (C) em sua extremidade, o qual ela perde e forma um íon bicarbonato, gerando o equilíbrio ácido-base.
a) Tecido conjuntivo frouxo ou fibroso: Função preenchimento e imunológico já o denso ou tendinoso forma os tendões e ligamentos.
c) Osteoblastos que dão origem aos osteócitos.
d) hemoglobina com oxigênio = oxiemoglobina
hemoglobina com gás carbônio = carboemoglobina
Hemoglobina com monóxido de carbono = carboxiemoglobina