SóProvas


ID
3409033
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um professor de Biologia fez o seguinte experimento:

colocou um pedaço de caule de batata descascado em uma solução A e outro igual na solução B. Após 15 minutos, ele percebeu que o pedaço de batata da solução A estava firme, rígido, enquanto o pedaço da solução B estava começando a amolecer. Como é possível classificar a tonicidade das soluções A e B, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está errado. Para que a batata fique rígida é necessário que a batata perca água, isso vai acontecer se o meio for hipertônico. Já no caso da batata mole, isso acontece pq ela recebeu água, ou seja, estava hipertônica em relação ao meio.

  • Também achei essa lógica... mas procure o video no youtube: "Experimento de Ósmosis en la papa". Abraços

  • Vimos agora a pouco que em contato com um meio hipotônico, as células vegetais absorvem a água do meio, pois na osmose, o solvente se locomove do meio menos concentrado pro meio mais concentrado de soluto. E o inverso ocorre quando postas em meio hipertônico, a água que há nas células vegetais se locomove para o meio mais concentrado.

    Portanto, a batata que se encheu de água e ficou rígida estava hipertônica e a batata que perdeu água estava hipotônica.

    Gabarito: B

  • Para min, Letra C:

    • O caule na solução A fica firme pois a solução A é hipotônica, e por OSMOSE a água passa do meio menos concentrado (Hipotônico) para o meio mais concentrado (Caule de batata).
    • O caule na solução B começou a amolecer pois a solução B é hipertônica, e por OSMOSE a água passa do meio menos concentrado (Caule de batata) para o meio mais concentrado (Solução B hipertônica), deste modo ao perder água para a solução B o caule perde sua tonicidade, amolecendo.

  • A questão ta perguntando a tonicidade da SOLUÇÃO, se o caule da solução A ficou firme, é pq a solução é HIPOTONICA ou seja tem pouco soluto em relação ao caule, logo a agua vai rumo ao caule.

    na SOLUÇÃO B é hipertonica tem mais soluto na agua, fazendo a agua do interior do caule sair, ficando murcho

  • Gabarito: Letra C - Caule de batata é formado por células vegetais. Quando colocamos uma célula vegetal em solução hipotônica, a água entra por osmose nessa célula. Entretanto, diferentemente da célula animal, ela não se rompe, uma vez que a parede celular permite a entrada de água apenas até certo ponto, passando depois desse período a exercer uma pressão contrária que impede a entrada de água (pressão de turgor). Nesse momento, dizemos que a célula está túrgida, sendo essa a situação ideal para uma célula vegetal. O turgor é importante, especialmente, para aquelas plantas não lenhosas (caso da batata), pois é ele que garante sustentação. Por fim, quando a célula vegetal está em ambiente hipertônico, ela perde água e murcha. Fato interessante é que a perda de água nessa célula faz com que a membrana plasmática fique solta em algumas regiões da parede celular. Dizemos que nessa situação a célula sofre plasmólise (amolece).

    Obs.: Caso seja colocada em meio isotônico, não é possível observar uma tendência de entrada de água em grande quantidade na célula. Nessa situação, a célula fica flácida (normal).