SóProvas


ID
3410962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Determinada sociedade anônima contratou um seguro contra incêndio, com vigência de três anos, e pagou integralmente o prêmio do seguro à companhia seguradora no ato da contratação.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte.


Para a empresa segurada, trata-se de um fato contábil permutativo, com efeitos patrimoniais imediatos em contas do ativo circulante e do ativo realizável a longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • PERFEITO, é um fato apenas permutativo pois não altera o PL no momento da contratação. Veja:

    Vai debitar seguros a apropriar para o período de 12 meses(Conta no ATIVO circulante), debitar seguros a apropriar para o período restante(Conta no ATIVO realizável a longo prazo) e creditar caixa(Conta no ATIVO).

    Logo, apenas um fato que permutou as contas do ativo. Só vão afetar o PL no momento da apropriação das despesas com seguros.

    GAB) C

  • D - SEGUROS A VENCER (AC)

    D - SEGUROS A VENCER (ANC)

    C - DISPONIBILIDADES (CAIXA/BANCO) (AC)

  • gabarito oficial no site da cespe tá igual esse aqui?

  • D:Seguros a Vencer (AC– 12 meses) 

    D:Seguros a Vencer (RLP – 24 meses)  = totalizando 3 anos.

    C:Caixa (AC) 

  • Questão sobre fatos contábeis, lançamentos e seus consequentes efeitos patrimoniais.

    Segundo Montoto¹, todo fato contábil altera o Patrimônio em qualidade (qualitativamente), afinal se não impactasse o Patrimônio, seria um ato contábil.

    Os fatos contábeis podem alterar o patrimônio em quantidade e/ou em qualidade, podendo alterar ou não o resultado. Eles podem ser subdivididos em três tipos, em função dessas possíveis alterações:

    (1) permutativos: não alteram o Patrimônio Líquido 
    (2) modificativos: alteram o Patrimônio Líquido
    (3) mistos ou compostos: são fatos permutativos e modificativos simultaneamente.

    (2) e (3) podem ser, aumentativos ou diminutivos, a depender da alteração provocada no PL. Se aumentarem o PL serão fatos modificativos/mistos aumentativos, se diminuírem serão fatos modificativos/mistos diminutivos.

    Feita a revisão, podemos analisar a assertiva.

    A empresa contratou um seguro e pagou integralmente o prêmio à seguradora. Logo no ato de contratação, os lançamentos seriam:

    D- Prêmios de seguros a apropriar (AC) > próximos 12 meses
    D- Prêmios de seguros a apropriar (ARLP) > 24 meses restantes, após o término do exercício seguinte
    C- Disponibilidades (AC)

    Repare que, por enquanto, houve somente uma permuta das contas do ativo, sai dinheiro do caixa (baixa de um ativo) mas entra o direito de apropriar o seguro (registra outro ativo). Nesse momento não há alteração do PL ou lançamento em conta de resultado – fato contábil permutativo.

    Veja também que o efeito patrimonial imediato foi em duas contas, ativo circulante (AC) e ativo realizável a longo prazo (ARLP), por força do art. 179 da lei 6.404/76:

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;


    Logo, para a segurada, trata-se de um fato contábil permutativo, com efeitos patrimoniais imediatos em contas do ativo circulante e do ativo realizável a longo prazo.

    Gabarito do Professor: Certo.

    ¹Montoto, Eugenio Contabilidade geral esquematizado® / Eugenio Montoto. – São Paulo : Saraiva, 2012.
  • (CERTO)

    (C) Caixa .... R$ 3.000 (-A)

    (D) Seguros a vencer (12 meses) ... 1.000 (+AC)

    (D) Seguros a vencer (24 meses) ... 2.000 (+AÑC)

  • CORRETO.

    A questão exigiu conhecimentos sobre os fatos contábeis.

    Na questão em tela, houve a aquisição de seguros para o prazo de 3 anos. Logo, a parte referente aos primeiros 12 meses permanecerá no ativo circulante, enquanto a parte restante (referente aos outros 24 meses) permanecerá no ativo não circulante.

    O lançamento será o seguinte:

    D - Seguros a vencer (ativo circulante)

    D - Seguros a vencer (ativo não circulante - ARLP)

    C - Caixa (ativo circulante)

    Portanto, não haverá modificação no patrimônio líquido da entidade, na medida em que houve uma permuta no grupo do ativo.

    Fonte: estratégia

  • EXEMPLIFICANDO:

    Pelo pagamento: 

    D – Despesas antecipadas – Seguro contra incêndio (ativo circulante) 

    D – Despesas antecipadas – Seguro contra incêndio (ativo realizável a longo prazo) 

    C – Caixa (ativo circulante) 

    Lançamentos relativos a despesas antecipadas:

    1 – No momento do pagamento: Debita a conta despesas antecipadas (direito do ativo, portanto, aumentando este grupo) e credita a conta disponível – caixa ou bancos, já que está saindo dinheiro para o pagamento.

    2 – Com o transcurso do tempo: Debita a conta despesa (despesa de seguros, de aluguel etc.) e credita a conta despesa antecipada (reduzindo o valor do direito conforme o tempo vai passando).  

    Em regra, classifica-se no Circulante o montante esperado a ser recuperado ou liquidado em até 12 meses após ao exercício social.

    Já o que ultrapassar esse limite será classificado como Não – Circulante.

    No caso concreto, como o seguro terá vigência de 3 anos (36 meses) é possível deduzir que parte será classificada em circulante e o restante como não circulante.

    GABARITO: CORRETO.

    Prof. Júlio Cardozo.

  • GOTE-DF

    Questão sobre fatos contábeis, lançamentos e seus consequentes efeitos patrimoniais.

    Segundo Montoto¹, todo fato contábil altera o Patrimônio em qualidade (qualitativamente), afinal se não impactasse o Patrimônio, seria um ato contábil.

    Os fatos contábeis podem alterar o patrimônio em quantidade e/ou em qualidade, podendo alterar ou não o resultado. Eles podem ser subdivididos em três tipos, em função dessas possíveis alterações:

    (1) permutativosnão alteram o Patrimônio Líquido 

    (2) modificativosalteram o Patrimônio Líquido

    (3) mistos ou compostos: são fatos permutativos e modificativos simultaneamente.

    (2) e (3) podem ser, aumentativos ou diminutivos, a depender da alteração provocada no PL. Se aumentarem o PL serão fatos modificativos/mistos aumentativos, se diminuírem serão fatos modificativos/mistos diminutivos.

    Feita a revisão, podemos analisar a assertiva.

    A empresa contratou um seguro e pagou integralmente o prêmio à seguradora. Logo no ato de contratação, os lançamentos seriam:

    D- Prêmios de seguros a apropriar (AC) > próximos 12 meses

    D- Prêmios de seguros a apropriar (ARLP) > 24 meses restantes, após o término do exercício seguinte

    C- Disponibilidades (AC)

    Repare que, por enquanto, houve somente uma permuta das contas do ativo, sai dinheiro do caixa (baixa de um ativo) mas entra o direito de apropriar o seguro (registra outro ativo). Nesse momento não há alteração do PL ou lançamento em conta de resultado – fato contábil permutativo.

    Veja também que o efeito patrimonial imediato foi em duas contas, ativo circulante (AC) e ativo realizável a longo prazo (ARLP), por força do art. 179 da lei 6.404/76:

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

    Logo, para a segurada, trata-se de um fato contábil permutativo, com efeitos patrimoniais imediatos em contas do ativo circulante e do ativo realizável a longo prazo.

    Gabarito : Certo.

    ¹Montoto, Eugenio Contabilidade geral esquematizado® / Eugenio Montoto. – São Paulo : Saraiva, 2012.

  • PERFEITO, é um fato apenas permutativo pois não altera o PL no momento da contratação. Veja:

    Vai debitar seguros a apropriar para o período de 12 meses(Conta no ATIVO circulante), debitar seguros a apropriar para o período restante(Conta no ATIVO realizável a longo prazo) e creditar caixa(Conta no ATIVO).

    Logo, apenas um fato que permutou as contas do ativo. Só vão afetar o PL no momento da apropriação das despesas com seguros.

    GAB) C

  • Certo, só permutação, sem alterar o PL e não há contas de resultado.

    (C) Caixa

    (D) Seguros a vencer (12 meses)

    (D) Seguros a vencer (24 meses(AÑC)

  • Dúvida!!!

    Sendo o seguro de 03 anos adquirido antecipadamente, quantos meses serão caracterizados como não circulante? 12 ou 24? Na minha opinião seriam 12 meses, mas há divergências nos comentários. Alguém poderia me ajudar? grato!

  • GABARITO: CORRETO

    Como se trata de reconhecimento da contratação será um fato permutativo, porém caso o enunciado houvesse pedido o reconhecimento no transcurso do tempo, esse não mais seria permutativo.

    No enunciado retrata que : ''em contas do ativo circulante e do ativo realizável a longo prazo'' isso se dá pelo fato de que o prazo do seguro é de 3 anos, o que nos primeiros 12 meses será reconhecido como ativo circulante do exercício subsequente, já os outros 2 anos serão contabilizados como ativo circulantes pelo prazo do exercício social ter ultrapassado os 12 meses.

  • Minha contribuição.

    Fatos Contábeis

    Permutativos: São os fatos que não alteram o Patrimônio Líquido;

    Modificativos: São os fatos que alteram o Patrimônio Líquido. Podem ser aumentativos ou diminutivos;

    Mistos ou Compostos: São os fatos que envolvem simultaneamente um fato permutativo e um fato modificativo.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Questão de seguro: Apenas a contratação = Fato permutativo

    Pagos normais = Ativo circulante (12 meses)

    Pagos antecipadamente = Ativo Não circulante (depois dos 12 meses, os outros 24) – NÃO É DESPESA

    Credita na conta Caixa o valor.

    Apenas houve uma permuta/troca nas contas, sem afetar o patrimônio líquido, logo é um fato permutativo.

    Fato permutativo = NÃO ALTERA PATRIMÔNIO LÍQUIDO; Há apenas modificação qualitativa (troca) nos elementos.

    Questão correta.

  • Ao efetuar o pagamento antecipado de uma despesa, seja ela de seguros, de aluguel, de assinatura de periódico, de salários ou qualquer outra coisa, devemos:

    Lançamentos relativos a despesas antecipadas:

    1 – No momento do pagamento: Debita a conta despesas antecipadas (direito do ativo, portanto, aumentando este grupo) e credita a conta disponível – caixa ou bancos, já que está saindo dinheiro para o pagamento.

    2 – Com o transcurso do tempo: Debita a conta despesa (despesa de seguros, de aluguel etc.) e credita a conta despesa antecipada (reduzindo o valor do direito conforme o tempo vai passando).

    Vejamos! Lançamentos:

    1 – Pelo pagamento:

    D – Despesas antecipadas – Seguro contra incêndio (ativo circulante) xx

    D – Despesas antecipadas – Seguro contra incêndio (ativo realizável a longo prazo) xx

    C – Caixa (ativo circulante) xx

    Expliquemos!

    Em regra, classifica-se no Circulante o montante esperado a ser recuperado ou liquidado em até 12 meses após ao exercício social. Já o que ultrapassar esse limite será classificado como Não – Circulante.

    No caso concreto, como o seguro terá vigência de 3 anos (36 meses) é possível deduzir que parte será classificada em circulante e o restante como não circulante.

    Observação: veremos esse assunto com maiores detalhes em aulas mais avançadas.

    Vejam que ambas as contas são do ativo. Tivemos um aumento na Despesas antecipadas e uma diminuição na conta caixa. Ou seja, apenas troca de saldos entre contras do ativo. Portanto, trata-se de um fato permutativo.

    2 – Pelo reconhecimento do primeiro mês do seguro contra incêndio:

    D – Despesa de Seguro (resultado) xxx

    C – Despesas antecipadas – Seguro contra incêndio (ativo circulante) xxx

    O gabarito é, portanto, certo.

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO:

    https://www.youtube.com/watch?v=D8St8trW5aA

    MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/1a3vhdc6unoKcIJQoiN0BD46bM5p3OxdQ/view?usp=sharing

  • Certo.

    O pagamento antecipado do seguro gera na segurada uma despesa antecipada, ou seja, um direito de uso da apólice do seguro. O pagamento é um fato permutativo, pois sai dinheiro do banco e entra o direito no ativo. Como o prazo de duração do contrato é de 3 anos, o impacto será no ativo circulante e no realizável a longo prazo. O registro contábil será o seguinte:

    D – Seguro pago antecipadamente AC

    D – Seguro pago antecipadamente ARLP

    C – Banco

    Fonte: Gran Cursos

  • Faria alguma diferença se o Prêmio do seguro fosse pago depois / parcialmente? Como seria o lançamento?

  • Este "com efeitos patrimoniais imediatos" imaginei que quis dizer que estaria alterando o PL, e se altera PL tem que ter conta de resultado. E como não havia acontecido o fato gerador ainda, não poderia ter acontecido a despesa.

    Estava consciente de toda a transação mas achei que esse pedacinho aí seria uma pegadinha da banca.

  •  

    vide questão   Q460199

    No momento da apropriação mensal de um seguro contratado para doze meses, o crédito deverá ser feito na conta bancos ou na conta caixa. ERRADO

    Quando determinada empresa paga uma parcela de seguro relativo ao período de cobertura ainda não transcorrido, o valor correspondente à parcela paga não pode integrar as contas de resultado do período. CERTO

    BIZU: Começou a usar o seguro tem que aparecer uma conta de resultado (despesa).

     

    LANÇAMENTOS

     

    Momento da contratação

    D – Seguros a apropriar/ a vencer (ativo circulante) 

    C – Caixa ou bancos (ativo circulante) 

    Fato permutativo (não altera o patrimônio)

     

     

    Apropriação Mensal (mês a mês)

    C – Seguros a apropriar/ a vencer (Ativo circulante)

    D – Despesa Com Seguro (Conta de Resultado)

    Lançamento de 1ª Fórmula: 1 Débito 1 Crédito.

    Fato modificativo diminutivo (altera o patrimônio).

    Resuminho

    Usou? Há conta de resultado

    Não usou? Somente contas patrimoniais.

     

  • Certo (CESPE ama a conta Despesas Antecipadas)

    Vamos lá.. na CONTRATAÇÃO DO SEGURO: lembre-se, não há o reconhecimento de despesas AINDA!

    Contas envolvidas: Caixa (ATIVO) e Despesa antecipada (ATIVO) - Permuta entre contas patrimoniais - Fato Permutativo

    O seguro foi pago ANTECIPADAMENTE, pelo valor integral. Isto quer dizer que saiu dinheiro do Caixa/Banco da empresa. Dessa forma, a empresa agora possui um DIREITO de receber a "prestação do serviço" (Despesa paga antecipadamente - Seguros a vencer)

    Como o seguro contratado foi pelo período de 3 anos, haverá impacto no ativo CIRCULANTE, referente ao período do exercício social atual (apropriado no período subsequente) e um período no ativo NÃO CIRCULANTE (realizável a longo prazo, ou seja, o restante dos meses).

    Lançamento:

    D - Seguros a vencer (aumenta o AC)

    D - Seguros a vencer (aumenta o ANC)

    C - Caixa (diminui o AC)

    DESPESA será APROPRIADA MENSALMENTE, no transcorrer do prazo do contrato, segundo o REGIME DE COMPETÊNCIA:

    D - Despesa com Seguros (Conta de resultado - Despesas)

    C - Seguros a vencer (Ativo - Despesa Antecipada)

  • Os comentários já estão perfeitos, só acrescendo um resuminho:

    Bizu:

    • Se a despesa ainda não ocorreu e não foi paga, não irá aparecer na contabilidade.
    • A despesa já incorrida e ainda não paga aparece como passivo (despesa a pagar).
    • despesa já paga e ainda não incorrida aparece como ativo (despesa paga antecipadamente). (O que ocorre na questão)
    • E a despesa já incorrida e já paga aparece apenas na demonstração do resultado, como despesa.
  • " Se é para a empresa segurada "; então o adiantamento é um passivo.

  • A empresa contratou um seguro e pagou integralmente o prêmio à seguradora. Logo no ato de contratação, os lançamentos seriam:

    D- Prêmios de seguros a apropriar (AC) > próximos 12 meses

    D- Prêmios de seguros a apropriar (ARLP) > 24 meses restantes, após o término do exercício seguinte

    C- Disponibilidades (AC)

    Repare que, por enquanto, houve somente uma permuta das contas do ativo, sai dinheiro do caixa (baixa de um ativo) mas entra o direito de apropriar o seguro (registra outro ativo). Nesse momento não há alteração do PL ou lançamento em conta de resultado – fato contábil permutativo.

  • O pagamento antecipado gera um direito para a empresa segurada em

    contrapartida a uma saída de recursos.

    D – Seguros a vencer (aumenta o ativo circulante)

    D – Seguros a vencer (aumenta o ativo realizável a longo prazo)

    C – Caixa (diminui o ativo)

    Assim, temos um fato permutativo com efeitos em contas do ativo circulante e

    do ativo realizável a longo prazo.

    Gabarito : C.

  • Pessoal, criei um canal no Youtube para comentar de forma rápida e objetiva as respostas e também os pontos importantes envolvidos em cada questão, se tiverem interesse, esse é o link desta questão: https://www.youtube.com/watch?v=RC5ks8iMHuA

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K
  • CERTO

    Na questão seguro representa uma despesa antecipada (também chamado de despesa a vencer, seguros antecipados, seguros a vencer ou seguros a apropriar), logo é uma conta do ativo pois está gerando um direito para a empresa assegurada. 

    Lançamentos:

    No momento da contratação:

    D – Seguros a apropriar (aumento ativo circulante) 

    C – Caixa ou bancos (diminui ativo circulante)

    Logo, fato permutativo.

    Mensalmente:

    D – Despesa Com Seguro (Conta de Resultado)

    C – Seguros a apropriar (diminui ativo circulante)

    Como há uma despesa, está mudando o patrimônio líquido, logo é um fato modificativo diminutivo.

    OBS: Seguros com vigência de 12 meses, pagos antecipadamente devem ser classificados no ativo circulante. Como na questão são 3 anos, terão contas do ativo circulante (referente a 1 ano do seguro) e ativo não circulante (referente aos dois anos restantes).

    Vejamos:

    D – Seguros a apropriar (ativo circulante) 

    D –Seguros a apropriar (ativo NÃO circulante) 

    C – Caixa ou Bancos (ativo circulante)

  • A afirmativa está correta, uma vez que o pagamento antecipado do prêmio de seguro com vigência de 3 anos será reconhecido de acordo com o seguinte lançamento contábil:

    D – Seguros a Vencer (Ativo Circulante – Parcela ref. aos próximos 12 meses)

    D – Seguros a Vencer (Ativo Não Circulante – Parcela ref. aos 24 meses restantes)

    C – Caixa (Ativo Circulante)

    Conforme verificamos nos comentários acima, o lançamento contábil no ato do pagamento é classificado como permutativo, tendo impacto no Ativo Circulante e Não Circulante Realizável a Longo Prazo da entidade.

  • Em uma escrituração completa e analítica, seriam feitos os seguintes lançamentos:

                   Reconhecimento inicial (pelo acordo, desconsiderando qualquer pagamento ainda)

                                  D – Seguros a vencer (AC)

                                  D – Seguros a vencer (ARLP)

                                  C – Seguros a pagar (PC)

                                  C – Seguros a pagar (PÑC)

                   Pelo pagamento adiantado (que ocorreu no momento da assinatura do contrato)

                                  D – Seguros a pagar (PC)

                                  D – Seguros a pagar (PÑC)

                                  C – Disponível (AC)

                   Pelas apropriações (mensalmente - o que não ocorreu ainda)

                                  D – Despesa com seguros (Resultado)

                                  C – Seguros a vencer (AC)

    Atacando a assertiva, vê-se que não foi ainda apropriado nada no Resultado (último lançamento acima demonstrado), pois devemos obedecer, em Contabilidade, ao Regime de Competência. As contas envolvidas nos lançamentos são todas patrimoniais, razão pela qual se trata de fato contábil permutativo, como bem colocado pela assertiva. Também, parte de "Seguros a vencer" está no Ativo Circulante e outra parte está no ARLP. Também, "Disponível" é conta do Ativo Circulante.

    OBS 1: Essa conta do ativo "Seguros a vencer (ativo)" pode também ser chamada de “Seguros a apropriar (ativo)”, “Prêmio de seguros a vencer (ativo)” ou simplesmente “Seguros (ativo)”.

    OBS 2: Os dois primeiros lançamentos acima podem ser feitos, de maneira mais sintética, já eliminando crédito/débito pela conta "Seguros a pagar (passivo)", uma vez que o momento da assinatura do contrato é o momento do pagamento e essa conta será zerada, da seguinte forma:

                                  D – Seguros a vencer (AC)

                                  D – Seguros a vencer (ARLP)

                                  C – Disponível (AC)

  • ALTERNATIVA CORRETA

    A questão trata a respeito do pagamento antecipado de despesas e seu reconhecimento no resultado do exercício, tendo por base o Princípio da Competência.

    Trata-se de operação em que o período de apropriação dos seguros contratados será de três anos. Para facilitar a visualização, vamos realizar o respectivo lançamento:

    Lançamento pela contratação e pagamento antecipado dos seguros

    • D - Seguros Antecipados (ativo) 
    • C - Caixa/Bancos (ativo)

    Como podemos visualizar pelo lançamento contábil acima, temos um fato contábil permutativo que envolve somente contas patrimoniais. Ainda, sendo uma operação de longo prazo, parte do valor pago adiantado será reconhecido como direito no curto prazo e parte, no longo prazo.

     

    CERTO

  • contabilidade é uma matéria difícil escrita em uma linguagem difícil...
  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C