SóProvas


ID
3411259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma secretaria municipal funciona em um imóvel alugado. Além desse gasto, a secretaria paga o salário de seis servidores, contas de água e energia elétrica, além das despesas com material de consumo e limpeza. Ao fazer o gerenciamento dos custos da secretaria, o gestor tem à sua disposição diferentes métodos de custeio.

Considerando a situação hipotética precedente, julgue o item a seguir.


O gestor adotará o método de custeio direto se alocar como custos fixos o aluguel e os salários, e como variáveis, as contas de água e de energia elétrica e as compras de materiais de consumo e de limpeza.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Não é possível afirmar que os referidos custos são variáveis.

  • Acredito que o erro da questão seja afirmar que alocar os custos fixos e variáveis é igual a custeio direto. Na NBCT 16.11, temos a definição de custeio direto:

    Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.

    Portanto, o que define o método de custeio direto não é alocar todos os custos fixo e variáveis. Se o custo for indireto (ou seja, se ele precisar de rateio para ser alocado), fixo ou variável, ele não será alocado.

    Alocamos todos os custos, diretos e indiretos, fixos ou variáveis, no método de custeio por absorção (NBCT 16.11):

    Custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços. 

  • materiais de consumo e limpeza são despesas

  • Custeio DIRETO ==> tudo que se possa atribuir DIRETAMENTE ao produto, ex. clássico: MPrima.

    Bons estudos.

  • Gab: ERRADO

    Outro erro também é que material de consumo e limpeza são fixos e não variáveis, como afirma a questão.

  • Primeiramente, faz-se necessário rever o conceito de custos fixos e variáveis:

    Custo fixo é o que não é influenciado pelas atividades desenvolvidas, mantendo seu valor constante em intervalo relevante das atividades desenvolvidas pela entidade.

    Custo variável é o que tem seu valor determinado e diretamente relacionado com a oscilação de um fator de custos estabelecido na produção e execução dos serviços.

    Já custo direto é todo o custo que é identificado ou associado diretamente ao objeto do custo (no nosso caso, a produção de serviços da secretaria), enquanto que custo indireto é o custo que não pode ser identificado diretamente ao objeto do custo, devendo sua apropriação ocorrer por meio da utilização de bases de rateio ou direcionadores de custos.

    Já o método do custeio direto aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação (NBC T 16.11). Ora, dessa forma, somente os custos diretos (ou seja, diretamente relacionados à produção de serviços da secretaria, que é nosso objeto de gasto), tanto os fixos quanto os variáveis, serão alocados nesse método de custeio. E como apenas as contas de água e de energia e as compras de materiais de consumo e de limpeza são custos diretos, somente esses serão alocados no método do custeio direto. 

    Diferentemente, se alocados todos os custos citados no item, o gestor terá adotado o método do custeio por absorção, o qual consiste na apropriação de todos os custos de produção (diretos e indiretos, fixos e variáveis) aos produtos e serviços (NBC T 16.11).

    Gabarito: ERRADO

  • Custeio Direto é o mesmo que Custeio Variável. Neste os custos fixos são tratados como despesa do período.

  • Gab. ERRADO

    O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custo fixos ou custos variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos:

    Acredito que o erro da questão está em .."alocar como custos fixos o aluguel e os salários", uma vez que no Custeio Direto ou Variável somente os custos variáveis são alocados aos produtos.

    FONTE:

  • Questão sobre métodos de custeio, conforme a NBC T 16.11 Sistema de Informação de Custos do Setor Público.

    Em consonância com a contabilidade custos no setor privado, no setor público, aplica-se diferentes métodos de custeio, definido na NBC T 16.11 como método de apropriação de custos, associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os principais métodos de custeio, conforme a norma são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno.

    Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.
    Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.
    Custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.
    Custeio pleno que consiste na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços. (Incluída pela Resolução CFC n.º 1.437/13)
    Custeio por atividade que considera que todas as atividades desenvolvidas pelas entidades são geradoras de custos e consomem recursos. Procura estabelecer a relação entre atividades e os objetos de custo por meio de direcionadores de custos que determinam quanto de cada atividade é consumida por eles.

    Atenção! Custo direto é todo o custo que é identificado ou associado diretamente ao objeto do custo. Custo indireto é o custo que não pode ser identificado diretamente ao objeto do custo, devendo sua apropriação ocorrer por meio da utilização de bases de rateio ou direcionadores de custos. Repare então custos diretos podem ser variáveis (ex: matéria-prima) ou fixos (ex: depreciação), assim como custos indiretos podem ser variáveis (ex: materiais indiretos) ou fixos (ex: aluguel de uma fábrica).

    Feita toda a revisão, já podemos identificar o ERRO da afirmativa:
    O gestor adotará o método de custeio direto se alocar como custos fixos o aluguel e os salários, e como variáveis, as contas de água e de energia elétrica e as compras de materiais de consumo e de limpeza.

    O fato do gestor alocar custos fixos e variáveis não interessa o método do custeio direto. O gestor adotará o método de custeio direto se alocar os custos diretos aos objetos de custo, sem qualquer tipo de rateio.
    O método que apropria todos os custos de produção (diretos e indiretos, fixos e variáveis) aos objetos de custo, é o custeio por absorção.


    Gabarito do Professor: Errado
  • materiais de limpeza para uso próprio são despesas.

  • O fato do gestor alocar custos fixos e variáveis não interessa o método do custeio direto. O gestor adotará o método de custeio direto se alocar os custos diretos aos objetos de custo, sem qualquer tipo de rateio.

    O método que apropria todos os custos de produção (diretos e indiretos, fixos e variáveis) aos objetos de custo, é o custeio por absorção.

  • ALTERNATIVA ERRADA. A questão solicita do candidato conhecimento acerca do método de Custeio Variável (Custeio Direto), que é aquele por meio do qual se atribuem aos estoques somente os custos variáveis. Os demais valores, custos e despesas fixos, são atribuídos diretamente ao resultado.

     

    Percebe-se, portanto, que a questão erra ao dispor que o gestor adotará o Custeio Direto se alocar os custos fixos ao total dos custos da empresa, uma vez que, por este método, só são incluídos os custos diretos sinônimos de variáveis.

    fonte : TEC CONCURSOS

  • Amigos, custo direto não é sinônimo de custo variável segundo a NBCT 16.11. Sim, eles se correlacionam, mas não são sinônimos. Vejo muitos comentários afirmando isso.

    Custo direto é todo o custo que é identificado ou associado diretamente ao objeto do custo.

    Custo variável é o que tem valor total diretamente proporcional à quantidade

    produzida/ofertada.