SóProvas


ID
3411991
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AM
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

        Evo  Morales  e  Sebastian  Piñera  têm  pouco  em  comum. O primeiro, mandatário da Bolívia até o último fim  de  semana,  é  um  político  esquerdista,  de  origem  indígena,   ex‐agricultor de coca. O segundo, atual presidente do Chile, é  um empresário branco, milionário e de centro‐direita.


Internet: <www.bbc.com> (com adaptações). 

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre a situação política da América do Sul, julgue o item.



A razão pela qual o texto menciona, simultaneamente, Bolívia e Chile, é que, em ambos os países, houve grandes manifestações populares, questionando medidas dos governos, embora por razões diferentes.


Alternativas
Comentários
  • Sim, no Chile houve manifestações questionando a atual política sobre reforma da previdência que escancarou uma triste realidade dos aposentados do país. Inclusive o próprio governo anuncio medidas de aumento das pensões e etc.

  • Exato!

    Os protestos no Chile se iniciaram por causa do aumento da passagem do transporte público.

    Na Bolívia a convulsão social foi motivada por supostas fraudes eleitorais.

    Resposta: Certo

  • Em novembro de 2019 Evo Morales, pouco depois de anunciar sua vitória nas urnas, renunciou à presidência da Bolívia. A crise na Bolívia tornou-se aguda desde que a OEA (Organização dos Estados Americanos) publicou um relatório preliminar de auditoria nas eleições no qual denuncia “irregularidades" acontecidas. A suspeita de fraude nas eleições de 20 de outubro de 2019 levou a semanas de protesto nas principais cidades bolivianas. A promessa de convocação de novas eleições não aliviou os protestos contra Morales.

    No mesmo ano de 2019, também no segundo semestre, o Chile foi varrido por uma onda de manifestações. Elas ocorreram de forma razoavelmente pacífica. Houve, porém, a divulgação de vídeos falsos apresentando cenas de extrema violência e incêndios em massa na capital, Santiago. As manifestações ocorreram em função do aumento do preço da passagem do metrô, depois de ter sido feito anteriormente, em setembro, um aumento no preço dos serviços de eletricidade.

    A questão no Chile é mais do que tudo econômica, representada pela revolta contra o aumento do preço do bilhete de metrô. Embora tenha havido pedidos de renúncia do presidente da república, Sebastián Piñera, este não era, ao menos a princípio, o objetivo das manifestações.

    Vemos então que a afirmativa está correta. O trecho transcrito cita Chile e Bolívia por conta das manifestações em massa ocorridas no segundo semestre de 2019. Mas, há motivos específicos em cada país. O processo histórico não é o mesmo!

    RESPOSTA: CERTO
  • CERTO.

    -->No Chile houveram vários protestos, inicialmente, por tarifas de transporte público altas e mesmo quando ANULADAS, os protestos persistiram, pois o país estava com grande CRISE ECONÔMICA + DESIGUALDADE SOCIAL.

    -->Na Bolívia, EVO MORALES foi acusado de fraudes eleitorais.