SóProvas


ID
3412006
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-AM
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

       Novas manchas de óleo voltaram a aparecer, no dia 14  de  novembro  de  2019,  no  extremo  sul da Bahia. As substâncias foram encontradas nos  municípios  de  Nova  Viçosa, Mucuri e Prado. 



Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações). 

A respeito da questão mencionada no texto acima e de temas correlatos, julgue o item.



As primeiras ocorrências de óleo foram avistadas na Bahia, em outubro último, em volume e densidade preocupantes, segundo a Marinha do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Juntos, os estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte tiveram 17 novos avistamentos no dia com o maior número de registros. A primeira mancha de óleo surgiu em 30 de agosto, na Paraíba. Desde então, , incluindo ao menos 12 unidades de conservação – locais delimitados para proteger a flora e a fauna, e contribuir para a preservação das espécies.

    Fonte: G1

  • Começou na Paraíba.

  • NA PARAÍBA O INÍCIO

  • Em agosto de 2019 foram relatadas as primeiras manchas de óleo na costa Nordeste do Brasil. Até outubro mais de 400 localidades costeiras na região já haviam sido atingidas, e, o derrame já havia se estendido até praias da região Sudeste. Os primeiros fragmentos foram detectados em agosto em praias no estado da Paraíba. A notificação do IBAMA data de setembro mas o Ministério do Meio Ambiente só se manifestou de forma oficial em 25 de setembro, quando já havia 108 localidades atingidas.

    O estado da Bahia foi dos últimos estados do NE a ter seu litoral atingido por conta do movimento das correntes marinhas. Por conseguinte, o que a afirmativa apresentada defende está incorreto.

    RESPOSTA: AFIRMATIVA ERRADA
  • Gabarito: errado.

    Primeiro lugar atingido: Paraíba, em agosto.

    Em outubro, mais de 400 lugares já tinham sido atingidos, inclusive praias do sudeste.

    Boa sorte e bons estudos!