SóProvas


ID
3413347
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas e seus aspectos linguísticos, julgue o item.


O texto, predominantemente narrativo, apresenta um relato histórico da odontologia no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? O texto, predominantemente narrativo, apresenta um relato histórico da odontologia no Brasil. 

    ? Temos um texto dissertativo-expositivo (=principal objetivo de passar informações ao leitor e não de narrar algo).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Um texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.

    Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos.

    Sucesso,bons estudos não desista!

  • Esta questão aborda o conteúdo “modos de organização do texto", referente às maneiras de construção e ordenação interna dos parágrafos. Existem os seguintes modos de organização:


    1)    Narrativo: organiza os parágrafos por meio de relatos fictícios ou reais, feitos por um narrador, além da presença obrigatória das categorias de tempo e espaço para organizar as ações de personagens.

    2)  Argumentativo: orienta os parágrafos por meio da defesa de posicionamento que são comprovados por argumentos (evidências e exemplos que tornam a tese válida).

    3)   Expositivo ou dissertativo: organiza os parágrafos por meio da apresentação de informações, construídas de maneira objetiva.

    4)   Injuntivo: orienta os parágrafos por meio da mostra de instruções, ou de passo a passo sobre como se realiza algo (como manuais de instrução, por exemplo)

    5)   Descritivo: organiza o parágrafo por meio da apresentação de características variadas de pessoa, coisa ou situação que seja o foco do texto.


    Com base nas informações anteriores, podemos identificar o texto em análise como expositivo, ou ainda, dissertativo, tendo em vista que o seu objetivo principal é o de apresentar ao leitor informações claras e objetivas sobre o percurso evolutivo da Odontologia no Brasil, a partir do século XVIII. Note que os textos expositivos, além de apresentarem como finalidade a de esclarecer os leitores, apresentam construções linguísticas próprias desse estilo de organização, tais como verbos na terceira pessoa do singular (“a Odontologia podia ser resumida basicamente pelo processo de extração dentária"); predominância dos verbos SER e ESTAR para melhor caracterizar objetos, processos, pessoas (“novas tendências odontológicas foram surgindo"); além do emprego predominante ou exclusivo das palavras denotativas, ou seja, tal como se encontram descritas no dicionário.

    Cuidado para não confundir a exposição com a descrição: a primeira apresenta informações, dados, esclarecimentos e classificações do que está sendo exposto; a segunda apresenta características materiais ou subjetivas de algo ou alguém. Ainda: a primeira nos permite responder às perguntas: “o que se informa ou se esclarece sobre?"; a segunda nos conduz a outro questionamento, como por exemplo, “como algo ou alguém é, segundo o olhar da pessoa que observa?".  Assim, na descrição, encontramos, quase sempre, a avaliação de quem examina; já na exposição, ocorre a informação com base exclusiva em dados da realidade social e concreta.

    No comentário da banca, sugere-se a análise do texto como “narrativo", uma vez que se apresenta uma linha histórica da Odontologia no Brasil. Ora, o que há é a exposição, pois se explicita essa área do conhecimento humano de modo a  informar sobre como esta progrediu no mercado de trabalho brasileiro ao longo de alguns séculos; não se conta uma história, ou ainda, não se relata algo sobre algum personagem dentista por meio de um narrador, nem tampouco se apresenta uma história sobre alguém que vai tratar dos dentes em um consultório. Assim, o texto é expositivo ou dissertativo, e não narrativo, como se propõe no comentário apresentado.


    Resposta: ERRADO

  • Esta questão aborda o conteúdo “modos de organização do texto”, referente às maneiras de construção e ordenação interna dos parágrafos. Existem os seguintes modos de organização:

    1)     Narrativo: organiza os parágrafos por meio de relatos fictícios ou reais, feitos por um narrador, além da presença obrigatória das categorias de tempo e espaço para organizar as ações de personagens.

    2)     Argumentativo: orienta os parágrafos por meio da defesa de posicionamento que são comprovados por argumentos (evidências e exemplos que tornam a tese válida).

    3)     Expositivo ou dissertativo: organiza os parágrafos por meio da apresentação de informações, construídas de maneira objetiva.

    4)     Injuntivo: orienta os parágrafos por meio da mostra de instruções, ou de passo a passo sobre como se realiza algo (como manuais de instrução, por exemplo)

    5)     Descritivo: organiza o parágrafo por meio da apresentação de características variadas de pessoa, coisa ou situação que seja o foco do texto.


    Com base nas informações anteriores, podemos identificar o texto em análise como expositivo, ou ainda, dissertativo, tendo em vista que o seu objetivo principal é o de apresentar ao leitor informações claras e objetivas sobre o percurso evolutivo da Odontologia no Brasil, a partir do século XVIII. Note que os textos expositivos, além de apresentarem como finalidade a de esclarecer os leitores, apresentam construções linguísticas próprias desse estilo de organização, tais como verbos na terceira pessoa do singular (“a Odontologia podia ser resumida basicamente pelo processo de extração dentária”); predominância dos verbos SER e ESTAR para melhor caracterizar objetos, processos, pessoas (“novas tendências odontológicas foram surgindo”); além do emprego predominante ou exclusivo das palavras denotativas, ou seja, tal como se encontram descritas no dicionário.

    Cuidado para não confundir a exposição com a descrição: a primeira apresenta informações, dados, esclarecimentos e classificações do que está sendo exposto; a segunda apresenta características materiais ou subjetivas de algo ou alguém. Ainda: a primeira nos permite responder às perguntas: “o que se informa ou se esclarece sobre?”; a segunda nos conduz a outro questionamento, como por exemplo, “como algo ou alguém é, segundo o olhar da pessoa que observa?”.  Assim, na descrição, encontramos, quase sempre, a avaliação de quem examina; já na exposição, ocorre a informação com base exclusiva em dados da realidade social e concreta.

    No comentário da banca, sugere-se a análise do texto como “narrativo”, uma vez que se apresenta uma linha histórica da Odontologia no Brasil. Ora, o que há é a exposição, pois se explicita essa área do conhecimento humano de modo a  informar sobre como esta progrediu no mercado de trabalho brasileiro ao longo de alguns séculos; não se conta uma história, ou ainda, não se relata algo sobre algum personagem dentista por meio de um narrador, nem tampouco se apresenta uma história sobre alguém que vai tratar dos dentes em um consultório. Assim, o texto é expositivo ou dissertativo, e não narrativo, como se propõe no comentário apresentado.


    Resposta: ERRADO

  • Texto informativo-expositivo.

  • ◙ Modos de organização do texto: trata das maneiras de construção e ordenação interna dos parágrafos; Existem os seguintes modos de organização:

    • Narrativo;

    • Argumentativo;

    • Expositivo ou Dissertativo;

    • Injuntivo;

    • Descritivo;

    Texto dissertativo expositivo:

    ► Trata de um tema determinado, analisando-o, explicando-o, interpretando-o;

    ► É marcado pelo uso da linguagem denotativa, objetividade e impessoalidade;

    ► Normalmente inclui introdução, desenvolvimento e conclusão;

    =====

    Denise Carneiro, TEC; Fabiana dos Anjos, QC;

  • Falou em texto narrativo, pense numa poesia homérica

    Vai matar várias questões

  • Favor verificarem, pois não consigo acessar o texto da questão! Está com problema. Qdo clico no ícone, ele não abre!

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato e absurdo, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     

    Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Para saber mais, clique no link da publicação fixada no topo da página:

    Super dicas de aprovação acelerada:

    https://www.facebook.com/carreiraspoliciais2.0

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • só faltou o texto

  • Não consigo visualizar o texto

  • gente cadê o texto?

  • O QC está cada pior. Se corrigir o texto (arquivo) fica mais fácil. Sem texto não tem como responder nada.

  • CADÊ O TEXTO, QC?! NUNCA FAZEM CORREÇÃO DE NADA. O SITE ESTÁ CADA VEZ PIOR.