SóProvas


ID
3413449
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No ano de 2019, acontecimentos de ordem econômica, política e social produziram repercussões tanto em escala local quanto em escala global. No que concerne a esses acontecimentos e a suas implicações, julgue o item.


Nos últimos dias de 2019, o governo brasileiro efetivou uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro: transferiu a embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém.

Alternativas
Comentários
  • Bolsonaro voltou atrás e anunciou apenas .

  • ERRADO

    ANUNCIOU, SOMENTE.

  • Ele não transferiu apenas anunciou.

  • Embora a entrada da questão fale, especificamente acerca do ano de 2019, já há algum tempo que, por conta da disseminação e barateamento dos meios de comunicação, questões anteriormente locais passaram a ter um âmbito regional e/ou mundial. Tanto no que diz respeito à acontecimentos e valores positivos quanto aos negativos. Problemas não são exclusivamente nacionais e sim internacionais, quem sabe, globais. Soluções podem ser também partilhadas (embora a questão da “soberania" e do “nacionalismo" possam falar mais alto). Questões econômicas de um lado do globo afetam o outro extremo. Um movimento político ou uma revolução em um Estado estratégico podem ter efeito de tsunami. Um dado comportamento social pode ter, rapidamente, alcance global. Tudo funciona, mais ou menos, com “efeito dominó" 

    Segundo a afirmativa, o presidente Jair Bolsonaro, logo no início de seu governo, transferiu a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, cumprindo promessa de campanha. Como esta ação se relaciona com o texto? A ação de Bolsonaro teria sido feita em consonância com a política externa do governo Trump.

    A afirmativa está incorreta. A embaixada brasileira permanece em Tel Aviv. Houve sim, a ideia da transferência que repercutiu mal entre nossos grandes parceiros econômicos, que compram gigantesco volume de carne e frango, além de nos venderem petróleo e que são, via de regra, árabes e muçulmanos do Oriente Médio, pouco ou nada simpatizantes da ideia por ser Jerusalém cidade santa também para o Islã. Na verdade,a disputa pelo controle de Jerusalém arrasta-se desde a criação do Estado de Israel em 1948.

    RESPOSTA: AFIRMATIVA ERRADA
  • Gabarito E

    El País

    No início de sua visita oficial a Israel, o presidente ultradireitista Jair Bolsonaro se limitou a oferecer neste domingo a abertura de um escritório comercial em Jerusalém, em vez da prometida transferência da embaixada brasileira de sua atual sede, em Tel Aviv.

  • (E)

    Embora a entrada da questão fale, especificamente acerca do ano de 2019, já há algum tempo que, por conta da disseminação e barateamento dos meios de comunicação, questões anteriormente locais passaram a ter um âmbito regional e/ou mundial. Tanto no que diz respeito à acontecimentos e valores positivos quanto aos negativos. Problemas não são exclusivamente nacionais e sim internacionais, quem sabe, globais. Soluções podem ser também partilhadas (embora a questão da “soberania" e do “nacionalismo" possam falar mais alto). Questões econômicas de um lado do globo afetam o outro extremo. Um movimento político ou uma revolução em um Estado estratégico podem ter efeito de tsunami. Um dado comportamento social pode ter, rapidamente, alcance global. Tudo funciona, mais ou menos, com “efeito dominó" 

    Segundo a afirmativa, o presidente Jair Bolsonaro, logo no início de seu governo, transferiu a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, cumprindo promessa de campanha. Como esta ação se relaciona com o texto? A ação de Bolsonaro teria sido feita em consonância com a política externa do governo Trump.

    A afirmativa está incorreta. A embaixada brasileira permanece em Tel Aviv. Houve sim, a ideia da transferência que repercutiu mal entre nossos grandes parceiros econômicos, que compram gigantesco volume de carne e frango, além de nos venderem petróleo e que são, via de regra, árabes e muçulmanos do Oriente Médio, pouco ou nada simpatizantes da ideia por ser Jerusalém cidade santa também para o Islã. Na verdade a disputa pelo controle de Jerusalém arrasta-se desde a criação do Estado de Israel em 1948.

    Fonte QC

  • Nossa, não tinha conhecimento sobre isso. Fazendo questões e aprendendo.

  • errada

    No entanto, Bolsonaro voltou atrás e anunciou apenas a abertura de um escritório brasileiro de negócios em Jerusalém, algo significativamente menor do que transferir a representação diplomática oficial, que tampouco foi retirada da mesa. Poderia até ser uma saída discreta, mas acabou sendo o suficiente para causar ansiedade entre aliados e importantes parceiros comerciais.

    fonte: https://exame.com/mundo/transferir-a-embaixada-do-brasil-em-israel-para-jerusalem-e-uma-boa-ideia/

  • Segundo o site “ o globo” a transferência da embaixada Brasileira de Tel Aviv para Israel será feita no máximo até 2021. Portanto, ainda não foi transferida, tal como afirma a questão a cima. Entendimento da banca está equivocado.