SóProvas


ID
3413452
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quanto às mudanças no Código de Trânsito Brasileiro propostas pelo governo do presidente Bolsonaro, julgue o item.


Nos últimos dias da legislatura de 2019, o projeto de lei foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, sofrendo a seguir diversos vetos presidenciais.

Alternativas
Comentários
  • A proposta de modificação do Código de Trânsito, do governo de Jair Bolsonaro, tem aspectos considerados polêmicos como, por exemplo, flexibilizar a utilização de assentos adequados para crianças em veículos e diminuição da penalidade para advertência. Face à essa e outras questões, o deputado Juscelino Filho,do partido DM (BA), relator da Comissão de Justiça e Cidadania, acolheu uma série de emendas ao projeto original, que, segundo o presidente, desvirtuaram o projeto que tinha por objetivo principal “facilitar a vida dos motoristas". Assim sendo, se aprovado na Câmara e no Senado, provavelmente seria alvo do veto presidencial.

    A afirmativa defende que, ao final da legislatura de 2019 o projeto com as emendas foi aprovado, sofrendo sucessivos vetos presidenciais O projeto de lei, de número 1612 ,está ainda em tramitação no Senado Federal. Para comprovação disto basta acessar o site do Senado Federal e buscar pelo número da lei. Portanto a afirmativa está errada.

    RESPOSTA: AFIRMATIVA ERRADA
  • Resposta: Errada

    09.jan.2020 (quinta-feira) - 20h44

    O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 5ª feira (9.jan.2020) que deve retirar do Congresso o  que propõe mudanças no  (Código de Trânsito Brasileiro) devido à resistência dos congressistas com as propostas e a dificuldade da tramitação do texto. , o projeto ainda está sendo analisado em comissão especial.

    Fonte: www.poder360.com.br

  • errada

    os vetos não eram do presidente, mas sim do Congresso

    01/07/2020

    O afrouxamento das leis de trânsito vem sendo discutido no país desde o ano passado, quando o Projeto de Lei (PL) 3267/2019 foi apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, depois de um ano aguardando análise na Câmara dos Deputados, foi aprovado o substitutivo, apresentado pelo deputado Juscelino Filho, relator do PL. Antes da votação, várias propostas do governo foram rejeitadas e pontos do texto original foram retirados ou modificados pelos parlamentares. Uma das alterações ocorreu na proposta de dobrar o limite de 20 para 40 pontos na CNH.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/carros/colunas/doutor-multas/2020/07/01/brasileiro-esta-pronto-para-mudancas-no-transito-aprovadas-na-camara.htm?cmpid=copiaecola