SóProvas


ID
3413464
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Quanto às mudanças no Código de Trânsito Brasileiro propostas pelo governo do presidente Bolsonaro, julgue o item.


Mudanças na validade da CNH foram propostas pelo governo, tendo o relator sugerido alterações na proposta enviada.

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    O projeto de lei que dobra o limite de pontuação e estende a validade da carteira de motorista também acaba com a multa para condutores que transportarem crianças fora de cadeirinhas de retenção. 

  • O relator da proposta que altera o Código de Trânsito Brasileiro, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), disse que vai propor em seu relatório, que deve ser protocolado na próxima terça-feira (26), uma série de mudanças na .proposta original do governo, apresentada em junho.

    Entre os pontos alterados está o que trata do uso da cadeirinha no transporte de crianças. O texto do governo previa mudança na punição pelo transporte irregular de crianças, de multa e retenção do veículo para advertência. O relator retirou a possibilidade de advertência nesses casos e propõe ampliar o uso da cadeirinha.

    O deputado propõem ainda novas regras para o sistema de pontos por conta de multas de trânsito e nas normas para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

    Fonte: https://g1.globo.com/carros/noticia/2019/11/21/relator-diz-que-vai-propor-mudancas-em-projeto-do-governo-que-muda-codigo-de-transito.ghtml

  • A proposta de modificação do Código de Trânsito, do governo de Jair Bolsonaro, tem aspectos considerados polêmicos como, por exemplo, flexibilizar a utilização de assentos adequados para crianças em veículos e diminuição da penalidade para advertência. Face à essa e outras questões, o deputado Juscelino Filho, do partido DM ( BA), relator da Comissão de Justiça e Cidadania, acolheu uma série de emendas ao projeto original, que, segundo o presidente, desvirtuaram o projeto que tinha por objetivo principal “facilitar a vida dos motoristas". Assim sendo, se aprovado na Câmara e no Senado com todas as emendas acolhidas, provavelmente seria alvo do veto presidencial.
    A reforma proposta pela Presidência da República tem, como uma de suas metas, a extensão do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação de cinco (5) para dez (10) anos até a pessoa completar 65 anos de idade e, a partir daí, renovação de 5 em 5 anos e não mais com intervalo de dois anos e meio como estipula a legislação vigente. Segundo a afirmativa o relator apresentou emendas à essa proposta. E, está correto.


    RESPOSTA : AFIRMATIVA CORRETA
  • GABARITO - C

    O relator da proposta que altera o Código de Trânsito Brasileiro, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), disse que vai propor em seu relatório, que deve ser protocolado na próxima terça-feira (26), uma série de mudanças na proposta original.

    FONTE - G1