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Com efeito, a busca de uma fundamentação racional do caráter
prescritivo da Moral tem diferentes visões.
A Moral, tal qual o Direito,
busca fixar padrões de conduta, prescrever ações.
A Metafísica dos Costumes é a
perspectiva trabalhada com base na obra de Kant.
De fato, este autor pensa em princípios
universalmente reconhecidos para fundamentar padrões de Moral.
Kant, por exemplo, trabalha com a
perspectiva dos imperativos categóricos, ou seja, a ideia de que existem
diretrizes boas em si, absolutas, que
são perspectivas universais incapazes de serem relativizadas.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.
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Vou deixar o comentário do professor para quem não tem acesso à versão paga do QC poder ver o Gabarito comentado.
Com efeito, a busca de uma fundamentação racional do caráter prescritivo da Moral tem diferentes visões.
A Moral, tal qual o Direito, busca fixar padrões de conduta, prescrever ações.
A Metafísica dos Costumes é a perspectiva trabalhada com base na obra de Kant.
De fato, este autor pensa em princípios universalmente reconhecidos para fundamentar padrões de Moral.
Kant, por exemplo, trabalha com a perspectiva dos imperativos categóricos, ou seja, a ideia de que existem diretrizes boas em si, absolutas, que são perspectivas universais incapazes de serem relativizadas.
Gab: C
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certa
A “metafisica dos costumes” é, de acordo com a definição de Kant, uma metafisica do uso prático da razão pura, ou seja, uma «metafisica da liberdade». Do ponto de vista da filosofia crítica, os “costumes” não são entendidos de um jeito institucionalista, mas como atuação do princípio da liberdade. As doutrinas da moralidade (Lehren der Sittlichkeit) têm como objeto as “leis da razão pura Prática” ou “leis da liberdade”, subdividindo-as Kant em leis “jurídicas” e leis “éticas”, e nessa doutrina pura dos costumes “não se toma por fundamento nenhuma antropologia (nenhuma condição empírica)”, mas sim a estrutura da vontade (Wille) moral, como autodeterminação pura e incondicionada: a liberdade, como autonomia, é a ratio essendi da lei moral e a lei moral a ratio cognoscendi da liberdade. A doutrina dos costumes (Sittenlehre) só é possível a partir de “um princípio prático puro, que constitui inevitavelmente o começo e determina os objetos com os quais apenas ele se pode relacionar”.
fonte: https://gulbenkian.pt/publication/a-metafisica-dos-costumes/
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GABARITO: CERTO
Em decorrência disto, a metafísica dos costumes torna-se essencial. Sua importância reside no fato de não apenas ela permitir investigar a origem dos princípios práticos que residem aprioristicamente na razão, mas também devido ao fato dos costumes poderem se perverter, quando falta um elemento que o conduza para a moral, pois o moralmente bom deve cumprir-se por amor da lei moral. Caso contrário, sua conformidade não terá consistência, tornando-se contingente e incerta.
Fonte: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1521/Prefacio-a-Fundamentacao-da-Metafisica-dos-Costumes