SóProvas


ID
3413842
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito do papel dos valores na moral e na ética, julgue o item.


Ainda que se atribua valor às coisas, há objetos que possuem um valor imanente, essencial, ontológico.

Alternativas
Comentários
  • A ética dos valores defende que todo agir ético encontra fundamento em um valor, isto é, na qualidade atribuída a um interesse ou a um bem.

  • Essa Quadrix...alguém pode me explicar o erro do item?

  • questão incorreta, só para acrescentar - significado de imanente, este é um termo utilizado na filosofia para designar um ser que se encontra unido, de forma inseparável.

  • Nenhum objeto tem valor inerente.

    Um exemplo extremo: Uma imagem de jesus é sagrada pra um católico, mas um ateu pode usar a mesma imagem pra bater prego.

    O ser humano atribui o valor que acha certo para as coisas do mundo

  • O valor não é a propriedade dos objetos em sim, mas a propriedade adquirida graças à sua relação como homem como ser social.

    Fonte: material estratégia concursos

  • Ética e moral é pura filosofia...chato demais.

  • Quando falou em valor ontológico pensei na comida.Não precisamos aribuir valor a ela pra ter que comer.Só sentimos a fome .Ao meu ver ,tem um valor inerente ,independente de atribuições do sujeito

  • Para Adólfo Sánchez Vázquez:

    I - Não existem valores em si, como entidades ideais ou irreais, mas objetos reais (ou bens) que possuem valor.

    II - Dado que os valores não constituem um mundo de objetos que exista independentemente do mundo dos objetos reais, somente existem na realidade natural e humana como propriedades valiosas dos objetos da mesma realidade.

    III -  Por conseguinte, os valores exigem como condição necessária a existência de certas propriedades reais naturais ou físicas que constituem o suporte necessário das propriedades que consideramos valiosas.

    IV - As propriedades reais que sustentam o valor, e sem as quais este não existiria, são valiosas somente em potência. Para passar a ato e transformar-se em propriedades valiosas efetivas, é indispensável que o objeto esteja em relação com o homem social, com seus interesses e com suas necessidades. Desta maneira, o que vale somente em potência adquire um valor efetivo.

  • Você errou! Em 24/02/21 às 21:29, você respondeu a opção C.

    Você errou! Em 10/02/21 às 17:44, você respondeu a opção C.

    Você errou! Em 24/11/20 às 20:31, você respondeu a opção C.

    Você errou! Em 17/11/20 às 02:49, você respondeu a opção C.

    Nem acredito numa coisa dessa.

  • Vamos analisar a questão.


    De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da ética dos valores dentro do contexto dos estudos teóricos da Filosofia Moral.


    A ética dos valores ou ética valorativa destaca que uma ação só é boa se fundamentada em um valor. A noção de valor é o conceito ético essencial. Na ética dos valores o valor vale por si, não é convencionado. Sem valor, o homem não existe.


    Desta forma, como o valor vale por si, não existe relação dos objetos com características de valores, como por exemplo, imanente, essencial e ontológico.



    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Quadrix cobra ética muito mais difícil que Cespe ou estou enganado?

  • IMANENTE É SINÔNIMO DE INERENTE.

  • Ainda que se atribua valor às coisas, há objetos que possuem um valor imanente, essencial, ontológico.

    Imanente = inseparável. Errado, pois o valor não é propriedade dos objetos em si, mas propriedade adquirida graças à sua relação com o homem como ser social. O objeto não nasce com valor, então ele não é imanente, e mesmo que nasça e seja atribuído valor é separável. Exemplo: Perseguições promovidas pela santa inquisição já foram consideradas como manifestação da justiça divina, enquanto hoje a própria Igreja Católica já se pronunciou oficialmente pedindo desculpas pelas atrocidades cometidas naquela época.

    Essencial = que é inerente a algo ou alguém. Não , pois para o objeto ter um valor essencial é necessário a relação com o homem, com seus interesse e com suas necessidades. O objeto só vai ser essencial se o homem valorar efetivamente, por si só não existirá objetos com valor essencial assim do nada.

    Ontológico = do grego ontos, que significa “ser” e logos, que significa “estudo” , os objetos são ontológicos pois precisam passa por uma atribuição de valor em relação a realidade humana.

    O QUE DEIXA A QUESTÃO ERRADA SÃO AS PALAVRAS IMANENTE E ESSENCIAL.

  • Excelente explicação:

    Nenhum objeto tem valor inerente (imanente)..

    Um exemplo extremo: Uma imagem de jesus é sagrada pra um católico, mas um ateu pode usar a mesma imagem pra bater prego.

    O ser humano atribui o valor que acha certo para as coisas do mundo