SóProvas


ID
3413845
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito do papel dos valores na moral e na ética, julgue o item.


Os valores situam‐se em um plano abstrato, dissociado e independente no mundo real, mas que, com ele, podem eventualmente dialogar por meio do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

  • Ei cara ja tem o gabarito na questão, deixa de ta tumultuando as questões

  • Quando o aluno vem nós comentários, ele vem a procura do por que errou,e não para saber se está certo ou errado. isso pouca importa na busca de conhecimento. Gostei do seu ponto de vista #Jonas e Bia.

  • Comentar o gabarito é uma ajuda pra quem não tem condições de usar a versão paga.
  • Abstrato é tudo aquilo que resulta de uma abstração de um alheamento. É o que só existe na ideia, no conceito.

    Dissociado Que foi alvo de dissociação; que foi separado.

    Independente que ou quem não é dependente, age com autonomia, mantém-se livre de qualquer influência.

    Os valores surgem como parte da noção humana de perfeição. A solidariedade, a honestidade, a verdade, a lealdade, entre outros, são noções de comportamento ideal, e são adotados pelo homem como parte de um sistema de orientação de conduta. Isso não significa que as pessoas se considerem perfeitas, mas sim que eles sejam orientadas em certo grau por um ideal de perfeição, que será por perseguido ao longo da vida. Apesar de os seres humanos serem incapazes de seguir perfeitamente seu próprio sistema de valores, estes são fundamentais para determinar quais são as pessoas que agem com a finalidade da realização do bem. Em geral, a sociedade determina o caráter de uma pessoa pelas ações adotadas por ela.  Estratégia concurso

  • Gabarito: ERRADO

    Apesar dos valores de fato situarem?se em regra num plano abstrato, eles não podem ser concebidos dissociados  e  independentes  do  mundo  real,  uma vez que exigem como condição necessária a existência de certas propriedades reais, naturais ou físicas que constituem o suporte necessário das propriedades que consideramos valiosas.

    Não existem valores em si, como entidades ideais ou irreais, mas objetos reais - ou bens - que possuem valor, segundo Adólfo Sánchez Vázquez.

     

    Fonte: https://julianaaraujog.jusbrasil.com.br/artigos/377248633/etica-segundo-adolfo-sanchez-vazquez

  • Quadrix/2020 A atribuição, ou valoração, pressupõe propriedades reais, naturais ou físicas, que constituirão o suporte para a atividade do indivíduo. (certo)

    Fonte: qconcursos

  • Adólfo Sánchez Vázquez resume o processo de atribuição de valor nos seguintes termos:

    1) Não existem valores em si, como entidades ideais ou irreais, mas objetos reais (ou bens) que possuem valor.

    2) Dado que os valores não constituem um mundo de objetos que exista independentemente do mundo dos objetos reais, somente existem na realidade natural e humana como propriedades valiosas dos objetos da mesma realidade.

    3) Por conseguinte, os valores exigem como condição necessária a existência de certas propriedades reais naturais ou físicas que constituem o suporte necessário das propriedades que consideramos valiosas.

    4) As propriedades reais que sustentam o valor, e sem as quais este não existiria, são valiosas somente em potência. Para passar a ato e transformar-se em propriedades valiosas efetivas, é indispensável que o objeto esteja em relação com o homem social, com seus interesses e com suas necessidades. Desta maneira, o que vale somente em potência adquire um valor efetivo.

    FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Para solucionar a questão, cabe ao candidato identificar os aspectos gerais sobre valor.


    Valores são qualidades dotadas de conteúdo, independentes tanto do estado de espírito subjetivo como dos objetos, aos quais são bens portadores de qualidade que o indivíduo de intuição emocional capta.


    Valores não são propriedades dos objetos em si, mas propriedades adquiridas graças à sua relação com o homem como ser social. Por outro lado, os objetos podem ter valor somente quando dotados realmente de certas propriedades objetivas.


    Desta forma, verifica-se que a afirmativa está errada, pois um plano abstrato, dissociado e independente no mundo real não pressupõe propriedades objetivas necessárias à valoração.


    Para fins de embasamento teórico recomendo a seguinte bibliografia:


    ROCHA, Kátia Janine. Ética e Cidadania no Setor Público. Cuiabá: EdUFMT, 2008.

    VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.



    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Os valores situam‐se em um plano abstrato, dissociado e independente no mundo real, mas que, com ele, podem eventualmente dialogar por meio do indivíduo.

    item errado ,POIS ....

    1- Dizer que valores é abstrato está errado , pois valor é a realidade natural valiosa adotada pelo homem.

    2- Não é dissociada, pois valores e a existência de certas propriedades reais são necessárias para serem consideradas valiosas.

    3- Valores não surgem independente do mundo real, pelo contrário, somente existem na realidade natural e humana como propriedades valiosas dos objetos da mesma realidade.

    4-Eventualmente não, pois é indispensável a relação com o homem social.