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GABARITO: CERTO
Aristóteles valorizava bastante a vontade humana. Ele dizia que a virtude era uma “disposição adquirida de fazer o bem”, e que ela se aperfeiçoa com o hábito, pois mesmo o homem virtuoso poderia buscar a entronização de outros valores.
Basicamente Aristóteles considera que os impulsos humanos podem levar o indivíduo a extremos em termos de comportamento, e esses extremos representam o vício (o contrário da virtude). Por outro lado, a virtude estaria no equilíbrio, no controle sobre esses impulsos na busca pelo ideal de equilíbrio.
FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mediania-aristotelica-e-o-que/
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No que tange a dar ou receber dinheiro, a mediania é a generosidade; o excesso é a prodigalidade e a deficiência, a mesquinhez, mas o indivíduo pródigo se excede em dar e é deficiente em obter, enquanto o mesquinho se excede em obter e é deficiente em dar.
Aristóteles. Ética a Nicômaco...
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“Não é a temeridade, que é o excesso, mas a covardia, que é a falta, que é mais oposta à coragem.” Isto dito, conclui o nosso filósofo: “A situação intermediária deve ser louvada em todas as circunstâncias, mas que às vezes devemos inclinar-nos no sentido do excesso, e às vezes no sentido da falta, pois assim atingiremos o meio termo e o que é certo.”
Ética, direito e Adm. Pública - Pedro Braga.
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Certo.
Uma noção que merece ser destacada em relação a Aristóteles é a chamada mediania aristotélica. Basicamente Aristóteles considera que os impulsos humanos podem levar o indivíduo a extremos em termos de comportamento, e esses extremos representam o vício (o contrário da virtude). Por outro lado, a virtude estaria no equilíbrio, no controle sobre esses impulsos na busca pelo ideal de equilíbrio.
Fonte: Estratégia Concursos.
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Uma das ideias presentes na ética aristotélica é a mediania.
Segundo ela, a virtude consiste no meio-termo, ou seja, na justa medida de
equilíbrio entre a falta e o excesso de quaisquer atributos ou características.
Para Aristóteles, o ser humano para ter uma existência virtuosa deve
viver de acordo com sua essência, ou seja, seguindo sua racionalidade e sua
consciência reflexiva.
Gabarito do Professor: CERTO.
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A justa medida (ou o meio termo) para a Aristóteles é aquilo que existe entre dois vícios - dois extremos - e é a essência da Virtude.
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A leitura ajuda em tudo, por exemplo, já conhecia o autor e respondi sem precisar de pesquisar;