A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, solúvel em lipídeos e insolúvel em água. Essa vitamina pode estar presente nos alimentos na forma de vitamina A pré-formada ou pode ser biologicamente convertida no organismo a partir de pró -vitamina A. O primeiro grupo corresponde aos compostos retinol, retinaldeído e ácido retinóico, encontrados em alimentos de origem animal, como fígado, gema de ovo e leite integral e seus derivados lácteos. Já o segundo grupo compreende os carotenoides, encontrados em alimentos de origem vegetal, como óleo de dendê, frutas e hortaliças amarelo - alaranjadas e hortaliças verde-escuras. Dentre as principais funções desempenhadas pela vitamina A destacam-se a participação na diferenciação celular e na integridade de células epiteliais, atuação como imunorreguladora, participação essencial para a visão no escuro e percepção de cores e atividade antioxidante.
Além dessas funções clássicas, outras importantes atividades têm sido atribuídas à essa vitamina lipossolúvel. Em relação ao metabolismo energético, a vitamina A, ou mais especificamente o retinol, é essencial para a produção de ATP. O retinol é um cofator indispensável para o processo de glicólise na mitocôndria1. Já em relação às outras duas funções mencionadas no enunciado, o betacaroteno, um dos carotenoides mais abundantes na natureza, é fundamental para o controle da diferenciação, proliferação e função de adipócitos, além de regular o metabolismo lipídico em diversos órgãos2.
A banca exigiu do candidato, portanto, conhecimento que extrapola ao frequentemente relacionado à atuação da vitamina A, sempre ligada aos aspectos da visão e diferenciação celular. Importante ressaltar que os nutrientes, sejam eles os macros ou os micros, desempenham funções que vão além do “nutrir". Fundamental ter em mente que nutrientes são também cofatores e sinalizadores moleculares e podem desempenhar papel importante em diversas vias metabólicas e regular a expressão gênica.
1. Acin-Perez R. et al. Control of oxidative phosphorylation by vitamin A illuminates a fundamental role in mitochondrial energy homoeostasis. FASEB Journal, 24:627-636, 2010
2. Coronel J., Pinos I., Amengual J. b-carotene in Obesity Research: Technical Considerations and Current Status of the Field. Nutrients, 11(4):842, 2019
Gabarito do Professor: CERTO.