SóProvas


ID
3414235
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                A Ilha Fiscal


      Localizada na baía de Guanabara, a ilha ganhou esse nome pela necessidade do estabelecimento de um posto alfandegário para o controle das mercadorias importadas e exportadas pelo Rio de Janeiro, então capital do Império. Seu primeiro nome foi Ilha dos Ratos.

       O projeto do posto fiscal foi do engenheiro Adolpho Del Vecchio e seguia alguns padrões do antigo estilo gótico. A importância da edificação não se deve, porém, à sua existência funcional, mas ao último baile do Império, em 9 de novembro de 1889, uma semana antes da proclamação da República. A festa homenageava o Chile, representado pelos oficiais do couraçado Almirante Cochrane, os quais visitavam o país.

      Cerca de 5 mil pessoas participaram do baile marcado pela extravagância: a ilha foi enfeitada com balões venezianos, lanternas chinesas e vasos franceses. Os convidados desciam dos barcos e eram recepcionados por moças fantasiadas de fadas e sereias.

      Enquanto valsas e polcas alegravam os convidados, as iguarias eram servidas em pratos ornamentados com flores e frutas exóticas, e os convidados consumiam robustíssimo cardápio: 800 quilos de camarão, 1300 frangos, 500 perus, 64 faisões, 1200 latas de aspargos, 20 mil sanduíches, 14 mil sorvetes, além de litros de cerveja, champanhe e bebidas diversas.

      Ao chegar, o imperador Pedro II teria tropeçado e quase levado um tombo. Ao recompor-se, teria dito: “O monarca escorregou, mas a monarquia não caiu”.

      Não distante dali, os republicanos colocavam os últimos pregos no caixão da monarquia moribunda.

(Texto baseado na obra de Márcio Cotrim. Revista Língua Portuguesa, julho de 2014. Adaptado)

De acordo com as informações do texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Segundo o texto: Ao chegar, o imperador Pedro II teria tropeçado e quase levado um tombo. Ao recompor-se, teria dito: ?O monarca escorregou, mas a monarquia não caiu?Não distante dali, os republicanos colocavam os últimos pregos no caixão da monarquia moribunda.

    ? Em azul (=convicção de D. Pedro II a respeito do poder da monarquia); em vermelho (=queda da monarquia, relação de fatos que ocorrem após ao baile).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva c

    a convicção de D. Pedro II a respeito do poder da monarquia mostrou-se infundada em vista dos fatos sucessivos ao baile.

  • A convicção de D. Pedro II a respeito do poder da monarquia mostrou-se infundada (sem lógica) em vista dos fatos sucessivos ao baile. (dos republicanos darem um fim na monarquia). Ou seja, o que a monarquia falou não teve sentido, já que logo ela "caiu".

    Gabarito ( C )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • "...uma semana antes da Proclamação da República."

    O baile foi na semana anterior à queda da monarquia, logo, a fala de D. Pedro II foi infundada.

    Gab. C

    "A fé na vitória tem que ser inabalável!"

  • KKKKKKKK Agora tem que adivinhar que partiu dos bandidos o tiro. bacana!

  • "Não distante dali, os republicanos colocavam os últimos pregos no caixão da monarquia moribunda."

    Alternativa C

  • Questão mal elaborada. O fato de os assaltantes estarem fortemente armados não os impede de ter uma arma calibre 22... Porém, existe a possibilidade também de a empresa estar em desacordo com a lei, e um dos vigilantes possuir uma arma calibre 22! Nada disso é explicitado no enunciado, portanto não dá para tirar conclusões, apenas escolher a alternativa menos ruim...

  • "A convicção de D. Pedro II a respeito do poder da monarquia mostrou-se infundada em vista dos fatos sucessivos ao baile."

    Logo que li esta alternativa me perguntei: "o que aconteceu depois do baile mesmo? A Proclamação da República, uma semana depois."

    Estou feliz que fui rápida ao chutar e meu chute foi certo, contudo, não bati o olho e acertei. Tive várias dúvidas devido a não conhecer determinados termos e a moda vigente.

    Segue minha análise de cada questão:

    A) Estilo gótico era a moda vigente?

    B) O que é fausto? Lembrei de Faustão; pesquisei agora e significa feliz então vou associar a Faustão pra ver se não esqueço.

    C) Confiança do monarca em sua monarquia foi infundada pela Proclamação da República? Monarquia e República são opostos? Sabia que monarquia remetia a só um líder e tentei analisar o termo República Brasileira...

    D) Considerei que não tinha mais a ver com a ideia central do texto, afinal a questão queria a conclusão, a compreensão.

    Enfim, sem vergonha pela falta de certos conhecimentos e orgulho pela determinação em fugir da ignorância.

    Força pra nós, guerreiros. <3

  • Eu não vi nenhuma CONVICÇÂO nessa frase.

    Ele chegou e tropeçou e tirou onda

    Onde ta a convicção nisso

    HÂ?!

    As outra alternativas tem muito mais CITAÇÕES do que essa de Dom pedro.

    Aff kkkkkk

    Mas vamos la

    Tamos aqui pra APRENDER KKKK BORA