SóProvas


ID
3414331
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere o modelo organizacional caracterizado por: tarefas operacionais altamente rotineiras, realizadas por meio de especialização, regras e regulamentos muito formalizados, tarefas agrupadas em departamentos funcionais, autoridade centralizada, pequena amplitude de controle e processo decisório que acompanha a cadeia de comando.


Trata-se da estrutura organizacional denominada

Alternativas
Comentários
  • 1.4. Burocracia
    O termo “burocracia” é derivado do termo francês “bureau” (significa escritório) e do termo grego “kratia”, que se relaciona a poder ou regra. Dessa forma, a burocracia seria um modelo em que o “escritório” ou os servidores de carreira seriam os detentores do poder.
    A teoria da burocracia foi mais uma que buscou adaptar as organizações aos novos desafios de uma sociedade moderna, com sua urbanização acelerada e industrialização, que mudou o cenário econômico e social em que elas operavam.
    Com a industrialização e a introdução de regimes democráticos no fim do século XIX, as sociedades ficaram cada vez mais complexas. A introdução da máquina a vapor acarretou uma evolução tremenda dos meios de transporte.
    O modelo burocrático de Weber tinha como objetivo uma maior previsibilidade e padronização do desempenho dos seus funcionários, atingindo assim uma maior eficiência.
    Se antes se levava meses para uma viagem do Brasil à Europa, por exemplo, uma viagem por meio de navios a vapor passou a ser feita em poucos dias.
    O trem a vapor fez a mesma revolução no transporte interno. Dessa forma, as notícias passaram a “correr” muito mais rápido, e os produtos de cada região puderam passar a ser comercializados em cada vez mais mercados consumidores.
    Esses fatores levaram a uma urbanização acelerada, pois as indústrias, agora com máquinas, necessitavam de cada vez mais “braços” para poder produzir em larga escala.
    Diante do aumento da demanda por trabalhadores no setor industrial, os salários na indústria ficaram melhores do que os do campo.
    Dessa forma, o êxodo rural (massa de trabalhadores saídos do campo e se dirigindo para as cidades em busca de trabalho) foi marcante nesse período.
    Essas pessoas encontravam na cidade grande uma realidade totalmente diferente da qual estavam acostumadas, pois tinham necessidades que o Estado (que tinha uma filosofia liberal) ainda não estava capacitado para atender. Era o início do que iríamos denominar “sociedade de massa”.
    As empresas e os governos necessitavam de uma administração mais racional e que maximizasse os recursos, além de ter uma maior estabilidade e previsibilidade em suas operações e processos de trabalho.
    O Estado, por exemplo, que antes só se preocupava em manter a ordem interna e externa, passou a ter de se organizar cada vez mais para induzir o crescimento econômico, aumentar a infraestrutura do país e prestar cada vez mais serviços à população.
    O Patrimonialismo (modelo de gestão pública em que o patrimônio público se “mesclava” com o privado e as relações se baseavam na confiança e não no mérito) não conseguia mais atender a esse novo Estado, que concentrava cada vez mais atividades em sua máquina.

  • Se fosse de certo/errado, me digam, seria correto afirmar que "burocracia" = tipo de estrutura organizacional ? Eu marcaria como errada.

    Se a questão trouxesse "Estrutura burocrática" estaria correta....

  • A estrutura organizacional é o resultado de diversos aspectos de autoridade, de comunicação interna e de departamentalização nas empresas. A questão em análise apresenta uma característica de estrutura, porém, antes de respondermos, cabe analisarmos as alternativas apresentadas:

    Letra “A" – Estrutura Multidivisional: esse tipo de estrutura é, normalmente, usado por grandes empresas que estão presentes em uma ampla área geográfica ou que têm setores responsáveis por diferentes tipos de produtos ou áreas de mercado. Por exemplo, uma indústria aeroespacial pode ser dividida em setores, de acordo com o que cada um deles produz. Apesar desse tipo de estrutura ser eficiente em suas comunicações e decisões enquanto divisão, ela possui um custo elevado, devido ao seu tamanho e escopo.

    Letra “B" – Estrutura Matricial: Essa estrutura é um modelo misto. Para RENNO (2015), ela compõe-se, ao mesmo tempo, de uma estrutura funcional (organizada por função, como marketing, finanças ou logística) com uma estrutura horizontal (normalmente se refere a um projeto ou um produto). Essa estrutura é multidimensional em que as unidades de trabalho são os projetos e os órgãos permanentes (funcionais) atuam como prestadores de serviços nos projetos. A organização de cada projeto é temporária. Essa estrutura apresenta maior versatilidade e otimização dos recursos humanos, porém não há unidade de comando, pois a autoridade é dual, o que dificulta a coordenação da organização e é potencial foco de conflitos. Portanto, esse é o gabarito da questão em análise.

    Letra “C" – Estrutura Burocracia: Esse tipo de estrutura está mais voltado para a estrutura funcional, onde - segundo o idealizador da Teoria Burocrática, Max Weber, e o pai da Burocracia Mecanizada e Burocracia Profissional, Mintzberg - as áreas de uma empresa são agrupadas de acordo com a sua função, por exemplo: marketing, finanças, gestão de pessoas e logística. Segundo RENNÓ (2015), essa estrutura se utiliza da capacidade técnica das pessoas, da profissionalização. Ela é padronizada e é indicada para empresas em setores mais estáveis, em que seus produtos e serviços não estão em constante alteração. Além disso, segundo a teoria burocrática, a Burocracia é caracterizada por tarefas operacionais rotineiras, especializadas e presença de muitas regras. Essa alternativa é o gabarito da questão em análise.

    Letra “D" – Estrutura Virtual: uma estrutura virtual é caracterizada pelo uso da Tecnologia da Informação como base e sustentação para sua formação. Ela utiliza ferramentas de TI para conectar pessoas, processos e recursos sem a necessidade de um ambiente físico. Cabe observar que essa metodologia está sendo vivida por muito brasileiros no momento, principalmente em decorrência de quarentenas devido ao Coronavírus.  Essas organizações são formadas por colaboradores que se unem para atingir um objetivo em comum. Normalmente, esses tipos de organizações são temporárias.

    Letra “E" – Estrutura de Equipe: As equipes estão se tornando uma forma bastante comum de organizar as atividades do trabalho em geral, as organizações costumam utilizar equipes como o principal meio de coordenação. Esse modelo de estrutura de equipe é um novo mundo que exige intensa mudança, flexibilidade, agilidade e inovação das organizações. Segundo CHIAVENATO (2020), equipes de alto desempenho caracterizam-se pelos seguintes atributos: participação, responsabilidade, clareza, interação, flexibilidade, focalização, criatividade e rapidez. Além disso, são características das equipes de trabalho: objetivos comuns e compartilhados por todos os membros; as atividades são complementares e apresentam convergência de esforços; existe uma interdependência complexa nas relações entre cada membro; as metas são conhecidas e compartilhadas por todos; as responsabilidades são individuais, mas correlacionadas ou coletivas; e as habilidades são correlacionadas e complementares. Portanto, uma estrutura de equipe pode desmontar as antigas barreiras departamentais e descentraliza o processo decisório nas equipes, fazendo com que as pessoas tenham de ser tanto generalistas como especialistas. É comum encontrar equipes auto gerenciada cuidando de unidades estratégicas de negócios com total autonomia e liberdade.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “C".

    FONTES:
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel de gestão do talento humano. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • A estrutura burocrática é exatamente o oposto da estrutura adhocrática.

    A organização burocrática, segundo Max Weber tem regras e regulamentos, tarefas agrupadas

  • Questão deixou claro que se trata de uma estrutura mecanicista com forma burocrática

  • GAB  [C] AOS NÃO ASSINANTES !!!

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

  • Pensei que se encaixava mais em estrutura linear

  • Estrutura multidivisional: Compreende as divisões operacionais, cada uma representando um negócio independente ou um centro de lucros no qual o principal responsável corporativo delega responsabilidades em relação às operações do dia a dia e à estratégia da unidade de negócios para os gerentes de divisão.

     

    Estrutura matricial: Este é um modelo híbrido de organização, que apresenta maior flexibilidade e é uma excelente alternativa para empresas com foco em projetos. Esse tipo de departamentalização surge das duas estruturas citadas acima: funcional e divisional.

    Nesse caso, a organização conta tanto com o gerente de setor, quanto com o gerente de projetos - de produtos, clientes, dentre outros. Sendo assim, a principal diferença dessa estrutura é que cada colaborador terá dois gerentes.

     

    Estrutura virtual: O termo organização virtual é usado para descrever um modelo organizacional assente na tecnologia de informação – normalmente sem recurso a espaço físico – que, trabalhando em rede, desenvolve um sistema de atividades coordenadas por pessoas que trabalham para o alcance de um propósito comum.