SóProvas


ID
3414355
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos princípios e conceitos arquivísticos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  •  Na letra (B) (...) credibilidade e à qualidade de um documento ser o que diz ser --> ser o que diz ser = princípio da autenticidade e não da integridade!!!

  • A) Não podem se misturar.

    B) Gabarito.

    C) Integridade arquivística: os documentos devem ser conservados sem dispersão, subtração, mutilação e outros lados.

    D) Segundo esse princípio, os arquivos devem ser organizados por fundos da mesma unidade geradora.

    E) Uma explicação fraca do Princípio da Reversibilidade.

  • GABARITO: LETRA B

    COMPLEMENTANDO:

    Princípios arquivísticos:

    Quando o arquivista trata de documentos, ele obedece ao princípio básico da Arquivologia chamado proveniência dos arquivos (ou respect des fonds ou provenance: o arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos de outras entidades geradoras.

    Princípio da organicidade – as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais.

    Princípio da unicidade – os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.

    Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística – os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

    Princípio da cumulatividade – o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    Princípio do respeito à ordem original – o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.

    Príncípio da pertinência (ou temático) – os documentos deveriam ser reclassificados por assunto, sem levar em consideração a proveniência e a classificação original.

    Princípio da reversibilidade – todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário.

    Princípio da proveniência territorial (ou Princípio da territorialidade) – os arquivos deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território no qual foram produzidos, excetuados os documentos elaborados pelas representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.

    Princípio da proveniência funcional – com a transferência de funções de uma autoridade para outra como resultado de mudança política ou administrativa, documentos relevantes ou cópias são também transferidos para assegurar a continuidade administrativa. Também chamado pertinência funcional.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Gabarito B

    A (incorreta) - Princípio da proveniência: princípio básico da Arquivologia segundo o qual os arquivos gerados por entidade coletiva, pessoa ou família não devem ser misturados aos de outros geradores. 

    B (correta) - Organicidade: relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora. 

    C (incorreta) - Integridade Arquivística: característica derivada do princípio da proveniência, segundo a qual um fundo deve ser preservado sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido. 

    D (incorreta) - Princípio do respeito aos fundos: ver o princípio da proveniência.

    E (incorreta) - Princípio de respeito à ordem original: princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu. 

    Fonte: GESTÃO DE DOCUMENTOS: TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA 

    Tudo posso Naquele que me fortalece!

  • Essa questão faz referência aos princípios e características e deseja a correspondência correta entre o princípio e a definição. 

    a) O Princípio da Proveniência estabelece que os documentos de uma instituição não possam ser misturados aos de outras instituições. A questão diz "pode ser misturado", o que a torna incorreta. Errada.

    b) Um documento orgânico é aquele que foi produzido ou recebido pelas instituições no decorrer de suas atividades, ou seja, é a relação entre o documento e a função/atividade, como afirma a questão. Essa característica é denominada organicidade, como afirma a questão. Certa.

    c) O conceito aplicado pela alternativa refere-se à característica de autenticidade e não de integridade, como afirma a questão. A integridade, por sua vez é o conceito que protege os documentos de "misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas.", como afirma o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA).

    d) O conceito apresentado refere-se ao princípio da integridade e não ao de Respeito aos Fundos, como afirma a questão. O Princípio de Respeito aos Fundos, também chamado de Princípio da Proveniência, diz que os documentos de uma instituição A não devem ser misturados aos de uma instituição B, para ficar bem fácil de imaginar. Errada.

    e) O conceito faz referência ao princípio da reversibilidade. O Princípio da Ordem Original diz que os documentos devem ser mantidos na ordem em que foram produzidos. Errada.

    Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

    Resolução: B

  • Integridade Arquivística: característica derivada do princípio da proveniência, segundo a qual um fundo deve ser preservado sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido. 

    Autenticidade Arquivística: refere-se à credibilidade e à qualidade de um documento ser o que diz ser e que está livre de adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção.

  • Os princípios fundamentais da arquivologia são: - Princípio da Proveniência; - Princípio do Respeito pela Ordem Original; - Princípio da Organicidade; - Princípio da Unicidade; - Princípio da Indivisibilidade ou integridade.

  • De forma resumida:

    A. O erro está em dizer que pode ser misturado quando na verdade não deve ser misturado.

    B. CORRETO.

    C. Autenticidade.

    D. Integridade.

    E. Princípio da reversibilidade.

    De forma completa:

    Em relação aos princípios e conceitos arquivísticos, é correto afirmar que

    A. o princípio da proveniência estabelece que um arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família pode ser misturado aos de outras entidades produtoras.

    Princípio da proveniência. Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos. (ARQUIVO NACIONAL, Dicionário…, 2005.)

    B. a organicidade refere-se à relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.

    Organicidade. Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora. (ARQUIVO NACIONAL, Dicionário…, 2005.)

    C. a integridade arquivística refere-se à credibilidade e à qualidade de um documento ser o que diz ser e que está livre de adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção.

    Autenticidade.

    D. o princípio do respeito aos fundos relaciona-se ao estado dos documentos que se encontram completos e que não sofreram nenhum tipo de corrupção ou alteração não autorizada nem documentada.

    Integridade.

    E. o princípio do respeito à ordem original prevê que todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário.

    Princípio da reversibilidade. Princípio segundo o qual todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido, se necessário. (ARQUIVO NACIONAL, Dicionário…, 2005.)

    Erros me avisem. Bons estudos à todos! ^_^