SóProvas


ID
3414364
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda, tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos.


Trata-se da definição de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    TABELA DE TEMPORALIDADE

    Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento ou eliminação de documentos.

    GRAN CURSOS ONLINE.

  • Tabela de Temporalidade: código, assunto, prazos de guarda (arquivos corrente e intermediário), destinação final e observações.

  • GABARITO: LETRA C

    COMPLEMENTANDO:

    A tabela de temporalidade: é o instrumento resultante da avaliação dos documentos, e determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final. É o mapa do arquivista, o qual orientará o correto tratamento a ser dado a cada um dos documentos que tramita pela instituição e que chegam ao arquivo.

    Código de Classificação: é um instrumento de trabalho utilizado para a classificação de todo e qualquer documento, produzido/elaborado ou recebido por uma entidade/instituição no desempenho de suas atividades, independentemente do suporte. Ele tem como objetivo organizar o arquivo sistematicamente e facilitar a correta classificação dos documentos dentro da categoria a que pertencem, servindo de base para a criação da estrutura da Tabela de Temporalidade Documental.

    FONTE: Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini

  • A questão quer saber qual é o nome do documento que necessita de aprovação, além de determinar os prazos de vigência em cada fase do ciclo documental - arquivos corrente e intermediário-, além de determinar se os documentos serão recolhidos ao arquivo permanente ou eliminados após a finalização do prazo. 

    a) Um sistema de recuperação da informação consiste em mecanismos que utilizam técnicas  de recuperação que visam identificar os documentos registrados em sistemas informatizados. Errada.

    b) Código de classificação é uma estrutura codificada que estabelece as atividades da instituição, que por sua vez possuem reflexos nas funções institucionais. 
    Errada.

    c) Tabela de Temporalidade é o instrumento que diz por quanto tempo cada documento deve ficar em cada fase do ciclo documental, além de definir se os documentos serão eliminados ou guardados permanentemente. Os documentos também passam de uma fase ou outra através da transferência e do recolhimento, também definidos pela tabela. Certa.

    d) Sistema de arquivamento é o conjunto de métodos escolhidos para arquivar os documentos. Errada.

    e) Quadro de arranjo é o sistema de organização de documentos aplicado no arquivo permanente. Errada.

    Gabarito do Professor: C
  • palavras chave: temporalidade e prazo.

  • GABARITO: C.

    TABELA DE TEMPORALIDADE

    É o instrumento que define os prazos de guarda e destinado final dos documentos da instituição. Os prazos de guarda fazem referência a quanto tempo os documentos serão guardados, tanto na idade corrente como intermediária. Essa tabela é criada por uma Comissão Permanente de Avaliação de Documentos e deve ser aprovada por uma autoridade competente para ser aplicada na instituição.

    A avaliação documental é a análise dos documentos da instituição, a fim de definir seus prazos de guarda e destinação final a partir de seus valores. Ela é realizada por um grupo multidisciplinar (Comissão Permanente de Avaliação de Documentos) e resulta na Tabela de Temporalidade da instituição.

    A partir da Tabela de Temporalidade, saber-se-á quais os tipos de documentos que a empresa produz no seu dia a dia, quais são os seus prazos de guarda e seu destino final. Se a instituição trabalha com documentos digitais e microfilmagem, a tabela também dará os prazos para que os documentos sejam submetidos a esses procedimentos.

    IMPORTANTE: A Tabela de Temporalidade não é igual para todos os órgãos, porque os documentos variam de instituição para instituição. Logo, cada instituição tem que ter a sua própria Tabela de Temporalidade.