SóProvas


ID
3414832
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. A partir da teoria dos sistemas, Danel Katz e Robert L. Kahn (1987) criaram um modelo organizacional aplicando-a à teoria das organizações. Segundo os criadores, as organizações sociais caracterizam-se como sistemas abertos, uma vez que a organização realiza transações com o meio ao qual está inserida, sendo assim, converte o “input de energias” em outro input. As organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade.

KATZ, Daniel e KHAN, Robert L. Psicologia social das organizações. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 2: Organização e o conceito de sistema, p. 30-45




Considerando as ações que caracterizam os sistemas abertos definidos por Daniel Katz e Robert L. Kahn, marque a única opção definida corretamente.

Alternativas
Comentários
  • (Q1013909) (Q979711)

    a)Transformação: As organizações processam e transformam seus insumos em produtos, bens e serviços.

    b)Entropia negativa - Todas as formas organizadas tendem à homogeneização e, finalmente, à falência. A organização, porém, por meio da reposição qualitativa de energia pode resistir a esse processo.

    c)Equifinalidade Não existe uma única maneira da organização atingir uma situação estável. Critica-se o pressuposto de racionalidade única ou superior da economia clássica

    d)Homeostase: pode ser chamado também de estado firma e é um equilíbrio caracterizado mais pela dinamicidade do que pela estaticidade; os sistemas abertos não estão em repouso; os inputs de energia para deter a entropia agem para manter um equilíbrio no intercâmbio de energia, para que os sistemas sobrevivam.

    e)Retroalimentação Os insumos recebidos pela organização também podem ser informativos, possibilitando o conhecimento do ambiente e a correção dos seus desvios

     

  • GABARITO D

    a)Transformação: As organizações processam e transformam seus insumos em produtos, bens e serviços.

    b)Entropia negativa OU negentropia: Reabastecimento do sistema com reservas de energia e de informação.

    c) Princípio da equifinalidade: diz que um sistema pode atingir um estado final igual com origem em condições inicias distintas e por meio de diversas formas e meios de desenvolvimento.

    d)Homeostase: pode ser chamado também de estado firma e é um equilíbrio caracterizado mais pela dinamicidade do que pela estaticidade; os sistemas abertos não estão em repouso; os inputs de energia para deter a entropia agem para manter um equilíbrio no intercâmbio de energia, para que os sistemas sobrevivam.

    e) Retroalimentação: é um mecanismo segundo o qual uma parte da energia de saída de um sistema volta à entrada. A retroação (do inglês feedback) também chamada de servomecanismo, retroalimentação ou realimentação, serve para comparar a maneira como um sistema funciona em relação ao padrão estabelecido para ele funcionar.

  • Equilíbrio organizacional:

    • Homeostasia (manutenção do equilíbrio)
    • Adaptabilidade (ajustes necessários)