-
Letra C fundo de comércio é um ativo intangível.
-
De acordo com o pronunciamento CPC 04
Marcas, títulos de publicações, listas de clientes e outros itens similares, gerados internamente, não devem ser reconhecidos como ativos intangíveis. Os gastos incorridos com marcas, títulos de publicações, listas de clientes e outros itens similares não podem ser separados dos custos relacionados ao desenvolvimento do negócio como um todo. Dessa forma, esses itens não devem ser reconhecidos como ativos intangíveis. Grifos nossos.
-
Gabarito: C
"Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:
(a) for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e
(b) o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.
Como exemplos de intangíveis: os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, direitos autorais adquiridos, softwares e o fundo de comércio adquirido."
Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ativosintangiveis.htm>
-
LEI 6404
Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:
VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.
-
Segundo o art. 179, VI, da Lei n° 6.404/76, são classificados no intangível os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.
Em Contabilidade Avançada aprendemos que a classificação do fundo de comércio adquirido (ou ágio pago por rentabilidade futura) é evidenciada no Intangível apenas no Balanço Patrimonial Consolidado. Como é um tópico de Contabilidade Avançada não vou entrar em maiores detalhes, pelo menos nesta aula!
Com isso, correta a alternativa C.
-
FUNDO DE COMÉRCIO ADQUIRIDO = GOODWILL
Nas desmostrações do balanço consolidado o goodwill fica no ativo intangível.
-
Ágio derivado de expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente não deve ser reconhecido como ativo pq é um recurso não identificável (não é separável nem advém de direitos contratuais ou outros direitos legais).
gabarito C
-
Gabarito: C
(CESPE/CGM-PB/2018) O ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente deve ser reconhecido como ativo intangível.(ERRADO)
(CESPE/PF/2012) NÃO deve ser RECONHECIDO como ativo o ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill) gerado internamente.(CERTO)
-
Creio que vai ter uma assim na PCPA. Bora revisar!!!
-
Art. 179 da LSA: "VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido."
Quanto ao goodwill ou fundo de comércio, temos que levar em consideração se se trata do balanço individual ou consolidado. Neste, será intangível; naquele, será investimento. GAB C